Tucurui

Tucurui

Notícias

Alterar o idioma do Blog

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Matrimônio

Um homem só se completa com uma mulher. E num relacionamento entre duas pessoas, o conhecimento é a chave para o sucesso desta relação.  Sem conhecer o outro, não há chance de dar certo.
  
É fundamental conhecermos profundamente o nosso cônjuge, para que o casamento/família (esta grande idéia do coração do criador de todas as coisas), seja duradouro, frutífero e pleno de êxito.
  
Embora, nos dias atuais, muitos crêem que o casamento é uma instituição em franco declínio (corroborado por avalanche de divórcios e separação de casais), julgo procedente evidenciar que se houver conhecimento e sabedoria por parte de ambos os cônjuges, o casamento vencerá as dificuldades e tentações cotidianas e manterá firme e harmônico o ambiente do lar e da família.
   
Em meu lar, adquirimos o hábito de orar juntos, pais e filhos, imediatamente antes de sairmos pela manhã, para nossos afazeres e compromissos. Esta é ação sábia e desejar um dia frutífero e glorioso a sua esposa e filhos, deixa-os animados e felizes para enfrentar mais uma jornada. É simples e eficiente!
   
Para mim, é atroz vivenciar cotidianamente as mazelas e angústias das pessoas, uma vez que lhes falta entendimento/conhecimento e abunda concupiscências carnais. Este desejo sem controle das coisas materiais, dos desejos da carne, massacra nossa alma de forma incessante e os muitos meios de comunicação, exploram nossas emoções com formidável competência. E sempre seremos derrotados, quando não optamos por viver em espírito.
   
Em Ozéias 4:6, Deus diz que seu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento e se rejeitar o conhecimento perderá a intimidade com Deus.
   
Mais adiante, em Ozéias 6:3, é enfatizado que necessitamos conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor, porque assim agindo receberemos suas bênçãos. Prosseguir em conhecer é estudar mais a palavra de Deus e buscá-lo vorazmente e com assiduidade.
   
A Bíblia nos ensina que o homem é o sacerdote do lar (tem a decisão ou a última palavra) e que a mulher deve ser submissa a ele. Entretanto, muitas mulheres não aceitam esta premissa, ás vezes porque se consideram “independentes”, ás vezes porque o marido é muito displicente/passivo/molengão. Mas, qualquer mulher se submeterá ao seu marido, se o homem tiver comprometimento com sua mulher e sua família.
   
Quando o homem lidera, a mulher o segue. Quando o homem ama, a mulher cede, mas quando o homem abusa, a mulher reage e recusa. São coisas aparentemente óbvias, mas que precisam ser evidenciadas porque muitos casamentos decretam falência e famílias são destruídas por puro desconhecimento, por egoísmo e por orgulho desmedido. E quase sempre, nenhum diálogo.
   
As nossas necessidades precisam ser supridas, e são as nossas necessidades que induzem e controlam o nosso procedimento. Mas a questão é: A nossa necessidade está de acordo com a vontade de DEUS? É boa, satisfatória e útil para o nosso próximo? Ou é boa apenas para mim? Veja, isto exige reflexão, ponderação e posterior ação.
   
Eu estou sempre buscando conhecer mais e melhor a DEUS e sei que o seu reino deve estar em primeiro lugar. Por isso me constranjo e me angustio observar que a maioria das pessoas não enxerga uma verdade tão cristalina. Por isso elas sofrem e se desesperam, e então partem em busca de um novo homem ou uma nova mulher. Isto é triste, muito triste e causa aflição no coração de muita gente.
   
Em Hebreus 13:4, diz “Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros.”
   
Para mim, não há conquista mais importante que a família. Ela é idéia maravilhosa de Deus e seu mais precioso projeto. Alicerce de tudo.
   
Por isso cuido de minha esposa e de meus filhos com todo amor. E sempre obediente a palavra e na paz do Senhor.
   
Seja sábio e faça o mesmo.
   
Com carinho
   
João Antonio Pagliosa
Eng. Agrônomo pela UFRRJ em 1972
Servo Útil de Deus, a partir de março de 2007 - Curitiba, 03 de abril de 2012
joaoantoniopagliosa@gmail.com

Um comentário:

  1. MEU MARIDO SEMPRE PÕE A MÃE DELE EM 1º LUGAR DIZ QUE ELA E A MULHER MAIS LINDA DO MUNDO, QUE ELA MERECE RESPEITO E DESCULPAS DE JOELHOS, E SE FOSSE ESCOLHER QUEM MORRERIA PREFERIA EU A ESPOSA DO QUE A MAMÃE DELE. DETESTO A FRISCURA DOS DOIS, TENHO RAIVA DE ESTAR PERTO DELES JUNTOS NADA CONTRA ELA E SIM DA FRISCURA DOS DOIS.

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, ou afirmações negativas baseadas em “opiniões” ou suposições, tendo como objetivo perseguições pessoais ou politico partidárias, contra pessoas e/ou instituições, e não em FATOS concretos que se possa comprovar, serão moderados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!