Tucurui

Tucurui

Notícias

Alterar o idioma do Blog

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Curiosidade - Existe algum bicho com dois pênis?

por Yuri Vasconcelos
   
          
Mais ou menos... Várias espécies de gambás possuem um bilau bifurcado, o que dá a falsa impressão de eles terem dois pênis. "Essa particularidade é compartilhada por cerca de 70 espécies de marsupiais americanos", afirma o biólogo José Carlos Nogueira, especialista em reprodução de marsupiais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 
   
É bom deixar claro, porém, que nem todos os marsupiais têm o pênis assim. O pior: com essa esquisitice de bilau bifurcado, acaba sobrando também para as fêmeas, que possuem um sistema reprodutor bizarro. 
     
Outra curiosidade sobre os marsupiais, grupo de mamíferos do qual ainda fazem parte os coalas e os cangurus, é que os filhotes nascem prematuramente e completam seu desenvolvimento numa bolsa externa existente na barriga das fêmeas, chamada marsúpio. Dependendo da espécie, o tempo de permanência na bolsa pode durar de algumas semanas a mais de um ano. 
    
Feitos um para o outro Fêmeas possuem duas vaginas em espécies com machos de pênis bifurcado.
   
1. O pênis de algumas espécies de marsupiais, como cuícas e gambás, é bifurcado na ponta.
    
2. As fêmeas dessas espécies, por sua vez, também têm duas vaginas. Na hora do acasalamento, cada parte do pênis penetra numa vagina, depositando o sêmen.
   
3. O aparelho reprodutor dessas fêmeas também possui dois úteros, onde os filhotes são gestados simultaneamente.
   
4. Para completar a esquisitice, quando estão para nascer, os filhotes são expulsos do corpo da mãe por um terceiro orifício, conhecido como falsa vagina.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, ou afirmações negativas baseadas em “opiniões” ou suposições, tendo como objetivo perseguições pessoais ou politico partidárias, contra pessoas e/ou instituições, e não em FATOS concretos que se possa comprovar, serão moderados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!