Alterar o idioma do Blog

sexta-feira 04 2010

O verdadeiro cenário aberto por Domingos Juvenil


Pelo que tenho lido nos jornais e nos blogs, a candidatura do presidente da Alepa, Domingos Juvenil, do PMDB, ao governo do estado, está sendo tida e havida como um grande enigma.

Não que política seja coisa simples - não é e não poderia pela sua natureza - mas creio que não existem tantas coisas assim entre o céu e a terra.

Vejamos:

1 - O deputado Juvenil apoia Dilma e, no Pará, sua candidatura está dentro da tática “marchar separados e golpear juntos" (há várias maneiras de uma aliança se expressar). No caso, no segundo turno, a candidatura do PSDB. Os tucanos estão fora do arco de aliados dos peemebistas do Pará, que são lulistas desde de sempre e parceiros de primeira hora da candidata do presidente.

2 - Quem vai para o segundo turno? Pelo menos, segundo a pesquisa divulgada na Folha de São Paulo, está claro que a governadora está garantida, pois é líder nas pesquisas e sua rejeição despencou, conforme dizia aqui no blog que iria acontecer quando a população começasse a conhecer o governo com "nomes e números" de obras e a concepção destas.

3 - A candidatura do deputado Juvenil não concorre com a da governadora Ana Júlia e sim com a do ex-governador Simão Jatene, tirando votos importantes do tucano, contribuindo para, uma vez perdida a eleição, varrer o PSDB do mapa da viabilidade político-eleitoral no estado por muitos anos. Inclusive, Almir Gabriel, todos sabem, abertamente não deseja fortalecer Jatene e um PSDB, para ele, subordinado dos interesses de São Paulo (José Serra) e da Vale. Gabriel fala, inclusive, em votar em Dilma ou Marina. Diz que ele participou desse acerto com Jáder.

4 - O deputado Jader fez o que sempre se propôs: candidatar-se ao Senado, a partir de um bom acordo com o PT. João Batista, Paulo Rocha, Everaldo Martins, Zé Eduardo Dutra, Alexandre Padilha, Ana Júlia e Zé Dirceu, tratando com Jáder, conquistaram a vitória do entendimento político e da aliança programática.

5 - A saída de Jáder da disputa, faz com que pelo menos 2/3 de seus votos migrem para a governadora, segundo pesquisa que fiz no Círio (para bom entendedor...), bem como esta, após a consolidação da opção pelo Senado, tende a receber boa parte dos apoios de prefeitos do PMDB já no primeiro turno.
6 - Para melhorar a situação, PTB e PR devem compor a chapa da governadora. Não apostem no contrário.
Esse é o verdadeiro cenário posto.

Os que, falando por porta-vozes, buscando descrenciar a coordenação política que viabilizou esse cenário favorável - com a governadora crescendo nas pesquisas, tomando a iniciativa política que lhe cabe sem interlocutores, agregando desgarrados por inúmeras razões - manipulando sinais da conjuntura para tentar recuperar desgastada imagem pública, cabe refletir sobre a seriedade do que dizem, afinal, "mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira".

Um comentário:

  1. Osorio Pacheco6/06/2010 1:51 PM

    Olá amigos:
    A internet impediu que fizesse esta postagem dois dias atrás, agora parafaze-lo estou usando a internet de outro lugar.

    O comentário do Deputado Carlos Bordalo é fantasiosO e ao msmo tempo mentiroso, por eesse tipo de raciocínio está sendo posto para que a militancia do PT não entre em desespero.
    A candidatura do Juvenil é para valer, engana-se o Dewputado quando diz que é tudo combinado, ele errou de tempo, isso aconteceu quando o PMDB conduziu Ana Julia para ser candidata no lugar de Mario Cardoso e lançou José Priante para o governo especialmente para levar a eleição para o segundo turno.
    Em 2010, a situação é ourtra, a candidatura é para competir e derrotar Ana Julia.
    Engana-se o Deputado, ou quer enganar os outros,quando afirma que em o PMDB não tendo candidato,em ewspecial se o candidato não for Jader Barbalho,os votos migrariam para a preciosa, não, os votos migrariam para o Jatene.
    Esse tipo de comentário existe para manter viva a candidatura da preciosa e não enlouquecer a militancia.
    É muito facil ser oposição, quando alguem nunca comeu um pedacinho de DAS, mas quando se acostuma com banquetes de DAS, a possoibilidade de perder-los lega as pessoasa loucura.
    Agora é a vez do interior.

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.