Alterar o idioma do Blog

sábado 12 2010

É brincadeira, a Eletronorte tem a ISO 14001

No Brasil eles bagunçam qualquer coisa, pelo que a Eletronorte faz com o meio ambiente em Tucuruí e no Pará, dá para imaginar a credibilidade e os critérios utilizados por este tal Comitê de Desenvolvimento da Norma ISO...

Histórico da ISO 14001

Desde sua publicação, a ISO 14001 foi adotada por mais de 14.000 organizações de todos os portes setores da indústria em 84 países.

O comitê de desenvolvimento da Norma ISO - TC 207 passou a desenvolver a série ISO 14000, incluindo a ISO 14001, em 1994. A ISO 14001 foi publicada em setembro de 1996.
Há outras normas ambientais e diretrizes que também foram desenvolvidas pelo comitê TC 207 ISO, as mais relevantes para o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) são:
  • ISO 14004 - Sistemas de Gestão Ambiental - Diretrizes, Princípios Gerais e Técnicas de Apoio;
  • ISO 14010 - Diretrizes para Auditoria Ambiental - Princípios Gerais da Auditoria Ambiental;
  • ISO 14011 - Diretrizes para Auditoria Ambiental - Procedimentos - Auditoria de Sistemas de Gestão Ambiental;
  • ISO 14012 - Diretrizes para Auditoria Ambiental - Critérios de Qualificação para Auditores Ambientais.
O que é a ISO 14001

A norma ISO 14001 é uma ferramenta criada para auxiliar empresas a identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais como parte de suas práticas usuais. A norma faz com que a empresa dê uma maior atenção às questões mais relevantes de seu negócio. A ISO 14001 exige que as empresas se comprometam com a prevenção da poluição e com melhorias contínuas, como parte do ciclo normal de gestão empresarial.

A norma é baseada no ciclo PDCA do inglês "plan-do-check-act" - planejar, fazer, checar e agir - e utiliza terminologia e linguagem de gestão conhecida.

Escopo
Implementar, manter e melhorar um sistema de gestão ambiental para assegurar conformidade com a política ambiental e demonstrar tal conformidade a terceiros.

Política ambiental

Este é o principal condutor do SGA, que estabelece a estratégia ambiental da organização.

Deve ser adequado à natureza, escala e impactos ambientais da organização e inclui o compromisso com a melhoria contínua, com a prevenção da poluição e com manter-se de acordo com requisitos legais, entre outros. Deve também ser documentada, comunicada aos funcionários e estar disponível ao público.

7 comentários:

  1. Acredito que seria impossivel contruir uma usina dessas sem causar algum impacto ambiental, e na epoca que forão contruir a usina de tucuruí realmente ouverão falhas que não minimizarão os impactos, mas que com o passar dos anos, muitos estudos forão realizados desenvolvendo metodos e campanhas que minimizarão os impactos e tornando prioridade na usina não prejudicar a natureza, por tanto acho que são merecedores da iso, alem do mais a comissão que avalia e altamente criterioza.

    Como quando o cineasta americano criticou a construção de belo monte dizendo que vamos causar um enorme impacto ambiental ao mundo, ele não citou que os Estados unidos ja aproveitou 100% de seus rios para construir hidroeletricas, o Brasil so aproveitou 20%, e uma construção dessas e emprego,saude,educação e qualidade de vida, nos vamos mudar a tragentoria da natureza vamos sim vai ter impacto, concerteza, mas haverão formas que diminuirão os mesmos, e e o que a eletronorte eletrobras vem fazendo, e estão de parabéns,são me merecedores do titulo.

    ResponderExcluir
  2. Vejamos como a ELETRONORTE consegue os títulos, quem está fora não sabe, mas quando estão esperando a comissão que vem fazer a avaliação, os funcionários que trabalham nos projetos, trabalham até nos finais de semana e feríados para que a comissão ao chegar encontre tudo na + perfeita ordem, e quando chega a comissão, é tratada do mesmo jeito que os auditores do TCM, quando vem a prefeitura de tucuruí, como se fossem Deuses, tudo pago pela ELETRONORTE, voces acham que poderia sair decisão diferente??? É a ELETRONORTE ELETROBRAS realmente merece...

    ResponderExcluir
  3. Nós enviamos as denuncias sobra à farsa da ISO concedida a Eletronorte para as principais associações comerciais do Brasil e para o Inmetro.

    Se a Eletronorte com todas as irregularidades pode ter, todas as demais empresas particulares também podem.

    É a desmoralização geral...

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente o Sistema ISO só diz que de deve caminhar na direção de um meio ambiente equilibrado, ou seja, toda empresa que estiver "tentando" fazer isso, estará apta a concorrer à certificação.
    Por mais que a ELETRONORTE impacte negativamente o meio, eles ao mesmo tempo mostram "estar querendo fazer tudo da melhor maneira possível"


    Se os caras tiverem um bom SGA - Sistema de Gestão Ambiental (que acaba sendo só discurso...) têm chance de conseguir o ISO.

    O impacto negativo destas obras (de qualquer coisa, né) diminui a medida que o custo aumenta. Neste mundão, onde o lucro é sempre a coisa mais almejada, e as empresas precisam dele pra sobreviver, fica difícil imaginar que todos irão fazer as "coisas certas" só pra cuidar da natureza, infelizmente.
    Além de mudança no modo de pensar, precisamos é de fiscalização, que a legislação seja cumprida e de maior cobrança por parte da sociedade....
    Na pior das hipóteses, um novo dilúvio seria bem vindo...

    Parabéns ao site

    ResponderExcluir
  5. Boa noite pessoal.

    Sou estudante de TST e estou fazendo um trabalho sobre a ISO 14001, ao pesquisar sobre as empresas que possuem a ISO em nossa cidade, fiquei impressionada com esta matéria, e seus comentários. Muito bom saber que a mídia local se importa com informações importantes e não somente com carnavais e festejos.
    Obrigada, esta matéria me ajudará a enriquecer meu trabalho.
    Agora irei em busca de pessoas que viveram e têm esses conhecimentos para complementa-lo.
    Vanessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais "interessante" Vanessa é que a Eletronorte faz a coleta seletiva, mas despeja todo o lixo misturado em um lixão. Parece brincadeira mas não é. Tucuruí parece Saramandaia, acontece de tudo, uma terra sem Lei.

      Excluir
    2. A ISO 14001 dispõe sobre orientações para manter um sistema de gestão ambiental, ter um sistema de gestão não significa ausência de problemas e sim que se tem conhecimento e se busca a melhoria ambiental dentro das metas estabelecidas pela empresa. A ISO 14001 não é um atestado de Excelência Ambiental. É a busca de uma melhoria constante!!!

      Excluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.