Alterar o idioma do Blog

sábado 14 2012

Conselhos Municipais – Diz o ditado popular, se conselho fosse bom, não seria de graça

As ações dos Conselhos Municipais
quase sempre depende de quem é
fiscalizado e dos interesses envolvidos.

Não existe nada mais inútil para a sociedade do que os conselhos municipais (com letras minúsculas mesmo).

O Conselho Municipal do Meio Ambiente, o Conselho Municipal de Educação, o Conselho Municipal de Assistência Social, o Conselho Tutelar... Enfim, todos os conselhos municipais muito eficientes em fiscalizar e denunciar cidadãos pobres, se omitem e são coniventes com os poderosos e políticos no poder. Uma exceção em Tucuruí, que apenas confirma a regra é o Conselho Municipal de Saúde.

O Conselho Tutelar tem ao longo de sua história em sucessivos mandatos de prefeitos, protagonizado lamentáveis exemplos de omissão e conivência, defendendo os interesses dos poderosos em detrimento das crianças e adolescentes. Não são de agora estes abusos e agressões dos poderosos contra crianças e adolescentes em Tucuruí, abusos estes que ficaram e ficarão impunes, isso já se tornou rotina e corriqueiro em Tucuruí.

Os Conselhos Municipais que deveriam fiscalizar o poder público, elaborar políticas de interesse público e agir na defesa dos interesses da população, se tornaram na verdade veículos de tráfico de influência, agências de empregos públicos, em sua quase totalidade  coniventes com todas as ilegalidades praticadas por agentes públicos, seus apaniguados e pessoas poderosas.

Isso é uma vergonha!!!