Perguntaram a Mahatma Gandhi quais são os fatores que destroem os seres humanos.
Ele respondeu:
"A Política, sem princípios;
o Prazer, sem compromisso;
a Riqueza, sem trabalho;
a Sabedoria, sem caráter;
os Negócios, sem moral;
a Ciência, sem humanidade;
a Oração, sem caridade."
E continuou:
"A vida me ensinou que as pessoas são amigáveis, se eu sou amável; que as pessoas são tristes, se estou triste; que todos me querem, se eu os quero; que todos são ruins, se eu os odeio; que há rostos sorridentes, se eu lhes sorrio; que há faces amargas, se eu sou amargo; que o mundo está feliz, se eu estou feliz; que as pessoas ficam com raiva,quando eu estou com raiva; que as pessoas são gratas, se eu sou grato.
A vida é como um espelho: se você sorri para o espelho, ele sorri de volta. A atitude que eu tome perante a vida é a mesma que a vida vai tomar perante mim."
Reescrevendo a história:
O Antigo Testamento, repleto de rigores e ritos, muitas vezes incompreensíveis às pessoas, foi viabilizado e cumprido de forma simples pelas previsões do Novo Testamento, notadamente, pelas práticas vividas pelo Grande Mestre Jesus Cristo, quando ensinou e deu o exemplo: “Amai a Deus sobre todas as coisas; e, ao próximo como a si mesmo.”
Hoje alguém pode perguntar a um Mahatman ou ao próprio Cristo:
“ – Quais são os fatores que constroem os seres humanos.”
E temos a seguinte resposta:
O exercício da POLÍTICA pautado no princípio da verdadeira ÉTICA;
O PRAZER com reciprocidade e COMPROMISSO para as partes;
A RIQUEZA fruto do TRABALHO necessário e incessante;
A SABEDORIA permeada de HUMILDADE;
A CIÊNCIA voltada para a HUMANIDADE;
O NEGÓCIO justo e HONESTO para as partes;
A ORAÇÃO como geratriz da CARIDADE.
Notem que aqui só usamos palavras positivas, induzindo as Pessoas a se sentirem capazes de realizações, tal como foram criadas, imagem e semelhança de Deus. Capazes de pensar e agir na direção de Deus.
Nenhuma novidade, apenas revelação da verdade.
Conscientização e Atitude
Por mais que os pais e amigos se preocupem e se dediquem aos filhos, e aos jovens de modo geral, para que atinjam o mais cedo possível um grau satisfatório de conscientização e comportamentos voltados para a realidade da vida, apenas uma parcela pequena absorve esses ensinamentos e alteram os procedimentos e atitudes.
Os demais, parece que por razões outras, talvez até espirituais, precisam sentir na pele essa necessidade.
Mas, não podemos desistir.
Autor: Edimar Miguel da Costa
Parabéns Edimar,
ResponderExcluirMuito bonita sua analogia enriqueceu o nível desse blog as vezes carregado de analogias maliciosas, permitindo assim, comentários "pobres" que por vez não conseguimos nem entender o que quer dizer.