Tucurui

Tucurui

Notícias

Alterar o idioma do Blog

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Revelação da Consciência

Perguntaram a Mahatma Gandhi quais são os fatores que destroem os seres humanos. 

Ele respondeu:

"A Política, sem princípios;
o Prazer, sem compromisso;
a Riqueza, sem trabalho;
a Sabedoria, sem caráter;
os Negócios, sem moral;
a Ciência, sem humanidade;
a Oração, sem caridade."

E continuou:

"A vida me ensinou que as pessoas são amigáveis, se eu sou amável; que as pessoas são tristes, se estou triste; que todos me querem, se eu os quero; que todos são ruins, se eu os odeio; que há rostos sorridentes, se eu lhes sorrio; que há faces amargas, se eu sou amargo; que o mundo está feliz, se eu estou feliz; que as pessoas ficam com raiva,quando eu estou com raiva; que as pessoas são gratas, se eu sou grato.

A vida é como um espelho: se você sorri para o espelho, ele sorri de volta. A atitude que eu tome perante a vida é a mesma que a vida vai tomar perante mim."

Reescrevendo a história:

O Antigo Testamento, repleto de rigores e ritos, muitas vezes incompreensíveis às pessoas, foi viabilizado e cumprido de forma simples pelas previsões do Novo Testamento, notadamente, pelas práticas vividas pelo Grande Mestre Jesus Cristo, quando ensinou e deu o exemplo: “Amai a Deus sobre todas as coisas; e, ao próximo como a si mesmo.”

Hoje alguém pode perguntar a um Mahatman ou ao próprio Cristo:

“ – Quais são os fatores que constroem os seres humanos.”

E temos a seguinte resposta:

O exercício da POLÍTICA pautado no princípio da verdadeira ÉTICA;

O PRAZER com reciprocidade e COMPROMISSO para as partes;

A RIQUEZA fruto do TRABALHO necessário e incessante;

A SABEDORIA permeada de HUMILDADE;

A CIÊNCIA voltada para a HUMANIDADE;

O NEGÓCIO justo e HONESTO  para as partes;

A ORAÇÃO como geratriz da CARIDADE.

Notem que aqui só usamos palavras positivas, induzindo as Pessoas a se sentirem capazes de realizações, tal como foram criadas, imagem e semelhança de Deus. Capazes de pensar e agir na direção de Deus.
Nenhuma novidade, apenas revelação da verdade.

Conscientização e Atitude

Por mais que os pais e amigos se preocupem e se dediquem aos filhos, e aos jovens de modo geral, para que atinjam o mais cedo possível um grau satisfatório de conscientização e comportamentos voltados para a realidade da vida, apenas uma parcela pequena absorve esses ensinamentos e alteram os procedimentos e atitudes. 

Os demais, parece que por razões outras, talvez até espirituais, precisam sentir na pele essa necessidade.

Mas, não podemos desistir.

Autor: Edimar Miguel da Costa

Um comentário:

  1. Parabéns Edimar,
    Muito bonita sua analogia enriqueceu o nível desse blog as vezes carregado de analogias maliciosas, permitindo assim, comentários "pobres" que por vez não conseguimos nem entender o que quer dizer.

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, ou afirmações negativas baseadas em “opiniões” ou suposições, tendo como objetivo perseguições pessoais ou politico partidárias, contra pessoas e/ou instituições, e não em FATOS concretos que se possa comprovar, serão moderados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!