Alterar o idioma do Blog

sexta-feira 23 2010

São Jorge

23 de abril é Dia de São Jorge, um dos santos com mais fiéis ao redor do mundo. Nascido na Capadócia no século IV d.C., uma região que hoje faz parte do sudeste do território turco, foi viver com a mãe na Palestina ainda criança, após seu pai ter morrido em um combate. Conhecido como o Santo Guerreiro, São Jorge é muito cultuado pelos brasileiros.

Ao seguir a carreira militar e ser bem-sucedido, São Jorge passou a fazer parte da elite do Império, indo morar em Roma. Indignado com a perseguição aos cristãos, contestou a decisão do imperador Diocleciano de matar todos eles e acusou as imagens pagãs de representarem falsos deuses. Por causa disso, São Jorge sofreu várias torturas e, sempre que era levado ao imperador para demonstrar arrependimento, reafirmava sua fé em Jesus Cristo. Seu martírio tornou-se conhecido por toda Roma e, com isso, alguns romanos começaram a se converter ao Cristianismo, inclusive a própria mulher de Diocleciano. A mando do imperador, foi degolado no dia 23 de abril de 303.

Você sabe perdoar? Descubra aqui

Tempos depois, com a conversão definitiva de Roma ao Cristianismo, o imperador Constantino mandou erguer um enorme templo em seu nome perto da região onde São Jorge havia nascido, para que o seu culto pudesse se espalhar por todo o Oriente. Um século depois de sua morte, seus fiéis já haviam se multiplicado por todo o Império Romano e hoje ele é um dos santos mais venerados da Igreja Católica. No simbolismo associado ao santo, o dragão que ele ataca representa o Mal, por isso a sua imagem montado num cavalo branco, combatendo a besta.

No Brasil, entretanto, a popularidade de São Jorge fez com que ele fosse ressignificado à luz do sincretismo religioso, sendo que a presença do simbolismo da Lua é algo que ocorre exclusivamente aqui, com forte influência da cultura africana, trazida pelos escravos. Enquanto na Bahia São Jorge é associado a Oxossi (orixá da caça e da fartura), nos outros estados do Brasil o paralelo é feito com Ogum (orixá guerreiro e senhor do metais).

São Jorge é um santo que representa a resistência ao opressor e ensina que a fé não nos impede de travar o Bom Combate. Ao ser uma das maiores referências do sincretismo religioso no Brasil, revela que as diversos credos podem conviver uns com os outros, em um ambiente de tolerância, e até mesmo tomarem elementos entre si. Um santo verdadeiramente ecumênico.

Um comentário:

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.