Alterar o idioma do Blog

segunda-feira 19 2010

Para que nomear assessores?

O Kaveira está p. da vida pela omissão do PV quanto à discriminação sofrida por sua esposa Élida. Puto e com razão, pois a Élida é militante ativa do Partido Verde a 11 anos, exercendo várias atividades no partido, e foi indicada pelo PV para o cargo. Este episódio mostra a covardia do PV, o preconceito e a virulência da oposição, a fraqueza e a falta de autoridade do governo. Uma página negra da história paraense.

Por que tantos assessores?

Esta questão de nomeações de assessores acontece em todos os governos do mundo e em todos os regimes, e no Brasil não poderia ser diferente. Vamos explicar: Imaginem um estado que foi governado por 12 ou 16 anos por um determinado partido, e de repente a oposição ganha. Praticamente todos os cargos chave estão sendo controlados por adversários do novo governo e a sabotagem (consciente ou não) é inevitável. Imaginem vocês administrando uma empresa em que todos os chefes e empregados graduados são seus inimigos e torcem para que você fracasse?

O pior é que não dá para mudar esta situação de uma hora para outra no serviço público, isso leva tempo pois existem vários problemas. Não basta simplesmente substituir cargos, estes cargos tem que ser ocupados por pessoas capazes, competentes e honestas, “E” (com e maiúsculo) que façam parte da base, sejam aprovadas pelo próprio partido e pela base aliada, se não tiver a aprovação da base é aquele escândalo que todos conhecemos.

Preencher estes cargos com as pessoas certas é uma tarefa quase impossível. Quem é competente pode não ser honesto, e quando é competente e honesto, pode não ter influência e indicação política. Fica tudo mais fácil quando tem sucessão no governo, como no caso da Prefeitura de Tucuruí, pois neste caso a maior parte dos cargos já estavam sendo ocupados por pessoas do próprio grupo político do prefeito eleito e tinham(têm) experiência nos cargos que ocupam.

Queremos deixar bem claro que não estamos defendendo nenhum governo, já que um gestor  sério e competente consegue, mesmo com grandes dificuldades iniciais, superar todos estes problemas. O que estamos tentando explicar é que não adianta nomear apenas os Secretários de Governo, o secretário sozinho também não faz nada, sem que tenha pessoas de confiança nos cargos chave dentro da própria Secretaria. Desta forma simplesmente não dá para assumir um governo sem nomear assessores. Não dá para negar isso sem ser hipócrita.

O problema é que o Brasil é o país dos excessos, e os excessos sem exceção prejudicam. A própria água e a própria comida em excesso pode causar a morte. Os governos (sem exceção) de TODOS os partidos nomeiam assessores (principalmente em ano eleitoral), não para aumentar ou manter a eficiência da administração, e sim para atender a interesses políticos e costurar alianças, simplesmente os partidos políticos no Brasil e no mundo apoiam governos em troca de cargos e participação no poder. Até aí pode não ser justo, mas é assim que funciona, mas os políticos brasileiros exageram muito. Nomeiam cabos eleitorais, parentes, amigos, e até amantes indicados(as) por políticos. O problema é que todo mundo sabe que está errado, todo mundo critica (principalmente se quem nomeia for o adversário), mas todo mundo faz quando está no poder. Esta é a realidade, sem disfarces e sem hipocrisia.

No caso da Élida o problema foi a discriminação por ser artista. Foram nomeados dezenas de assessores juntos com ela, mas só a nomeação da Élida teve repercussão e só ela foi exonerada, em uma demonstração de preconceito e hipocrisia jamais vista. Até mesmo a quase totalidade dos blogueiros, que são livres, mais centrados e menos comprometidos que a imprensa tradicional, participaram deste linchamento moral e imoral. Parece que agora alguns blogueiros caíram na real e estão recuperando a sanidade.

Não nos cansamos de repetir que a única solução para este país é a educação, principalmente a educação política da população, e o controle social sobre os três poderes.

Não existe solução milagrosa para a ineficiência e para a corrupção endêmica nos governos e serviços públicos no Brasil. Podem eleger quem quiser, se o povo não fiscalizar nada vai mudar.

Fiscalize o governo, fiscalize o seu vereador, seu deputado e seu senador. Ajude a melhorar e a defender o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.