Alterar o idioma do Blog

terça-feira 01 2010

Os chupa-cabras do Navega Pará


Muitos têm perguntado o que está acontecendo com o Navega Pará, já que o sinal constantemente está caindo, quando tem é claro. 

Acontece que o sistema do Navega Pará em Tucuruí (Principalmente os CIDs) ainda não tem estrutura para atender um número muito grande de acesso simultâneo. Vamos dar um exemplo: Em um raio de no máximo 100 metros dos CIDs existe uma área de Acesso Livre, ou seja, qualquer micro ou Notebook (laptop) dentro desta área tem (ou deveria ter) acesso à Internet sem problemas, já que o número de acessos levando-se em conta o alcance do sinal já está previsto. 

O que está acontecendo é que tem gente colocando antenas retransmissoras dentro da Área Livre e retransmitindo para bairros inteiros, empresas, lan houses etc. Aí o sistema não agüenta, e quem está dentro da área de acesso livre do Navega Pará fica sem sinal, enquanto quem é amigo do "pirata" e está a quilômetros de distância recebe o sinal com perfeição, de graça ou de forma remunerada. 

Vamos explicar melhor: Por exemplo, se o sistema do CID tem capacidade para o acesso de 100 computadores simultâneamente de acordo com a área de alcance do sinal, e graças aos chupa-cabras este numero sobe para 200 acessos, o sistema entra em pane e simplesmente deixa de funcionar. 

Os chupa-cabras (Foto) ao piratear o sinal cometem pelo menos dois crimes. Primeiro utilizam um serviço público de forma indevida, comprometendo o funcionamento do sistema que deixa  de atender à finalidade a que se destina, e em segundo lugar exercem a atividade de radiodifusão do sinal do navega Pará sem a autorização obrigatória do Governo do Estado e licença da Anatel,  portanto de forma clandestina. 

Outro problema é que os responsáveis pelo Navega Pará não tomam providências quanto a este problema e permitem que estes fatos ocorram. Só existem duas soluções para este caso: Ou o Governo do Estado disponibiliza o Acesso Livre ao Navega Pará em toda a cidade, ou resolve a questão da utilização indevida e da redistribuição do sinal. Temos conversado com amigos que viajam a outras cidades e eles nos dizem que lá a população utiliza o Acesso Livre do Navega Pará sem maiores problemas. É só estacionar o carro na rua, ligar o notebook e acessar o Navega Pará sem problemas. 

Tucuruí deve ter umas cem mil cabeças de burro enterradas por toda a cidade, pois nada aqui funciona direito. Se a Arca de Noé tivesse sido construída aquí, teria afundado no primeiro dia do dilúvio.

Pelo amor de Deus, o sangue de Cristo tem poder...

4 comentários:

  1. Primeiramente, os equipamentos do Navega Pará, são uma porcaria, aquele router da pioneira, se foi feito pra aguentar uns 50, 60 clientes pendurados simultaneamente, é muito. Pra vocês terem uma ideia, o sinal pros notebooks lá dentro do CID fica em "Muito Bom" às vezes da "Excelente", agora imagina lá fora, só com muita sorte pra pegar o sinal mesmo. Mas aí que vem, pesados investimentos por parte dos donos dos "Chupa Cabras", é só olhar aos arredores a quantidade de NanoStation que tem por lá, pra puxar e/ou retransmitir o sinal, equipamento caro (na cidade), mas que vale cada centavo para os gatunos, pois ele tem um potencial muito maior do que uma via rádio para puxar/retransmitir o sinal. E vou dar uma 'mãozinha' pra vocês pessoal do folha, se vocês quiserem ver um "Chupa Cabra" de verdade, é só tirar foto da casa em frente ao CID da pioneira, é simples. Tira a foto e bota aqui pro pessoal ver como funciona na prática as coisas por lá. Até porque vale a velha máxima: "Uma imagem vale mais do que mil palavras".

    Obs: O sinal transmitido/retransmitido é radiofreqüência/radiocomunicação, radiodifusão é rádio pirata.

    Abraços e aguardo novidades.

    ResponderExcluir
  2. Entendo que o sinal do navega pará é um sinal de livre acesso, portanto, quem puder ter acesso a esse sinal e utiliza-lo nao está cometendo crime algum.
    Pior é a MC ONLINE que nao tem autorizaçao da Anatel e redistribui um sinal por um valor exorbitante sem que isso lhe custe um centavo.

    ResponderExcluir
  3. O acesso é livre e qualquer um pode acessar sem problemas, no entanto a RETRANSMISSÃO é ilegal, pois depende de autorização do responsável pelo sinal que é o Governo do Estado e da Anatel, pois se trata de radiodifusão e a licença é obrigatória.

    É preciso ainda o Alvará de Funcionamento da Prefeitura, pois é prestação de serviço.

    ResponderExcluir
  4. EEEEEEEpa to paganuuu!!!,sou usuário de um xupa cabra! quero meu dinheiro de volta mc online. alguem sabe ai quando chega 3g em tucurui e qual empreza vai prestar estes serviços não aguento mais pagar por serviços de internet caro e sem retorno garantido de qualidade em tucurui ainda mais com essa agora
    tenho medo de ir na malha fiscal por ser conivente.
    e receptador;tambem é crime ser cumplice e eu não quero fazer parte desse pacote.

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.