Alterar o idioma do Blog

terça-feira 01 2010

PARALISAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL

PARALISAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL

O SINTEPP- Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará comunica que nesta segunda-feira os trabalhadores da Educação do município paralisaram suas atividades. Os principais pontos para a deliberação da paralisação são estes:
·        Reajuste - até o momento a Prefeitura não reajustou os salários dos trabalhadores, continuam apresentando a vergonhosa proposta de 0% (isso mesmo, zero por cento);
·        A falta de estrutura adequada das escolas;
·        A não aprovação da proposta do Plano de Cargos e Salários. Hoje, em reunião com a comissão do SINTEPP, a Secretária de Educação apresentou uma contra proposta de Plano de Cargos em que retira a progressão, todas as licenças, a avaliação de desempenho, o plano unificado, enfim, retira basicamente todas as possibilidades de valorização dos trabalhadores em educação, incluindo vigilante, merendeira, zelador, assistente e auxiliares administrativos, técnicos e professores. Há tempos, o SINTEPP vem alertando a Prefeitura para os prazos em relação ao Plano de Cargos, e em nenhum momento, a Prefeitura manifestou preocupação em relação a esta questão.
Os trabalhadores mantiveram a continuidade da paralisação, e nesta terça, dia 1º de junho estarão realizando ato público com saída às 8 horas da Praça Jarbas Passarinho com direção a Secretaria de Educação.
Aqui está o resumo do que diz a Lei Federal em relação o prazo e em relação ao não cumprimento do prazo:
 
Todos os entes federados devem observar a data limite de 31 de dezembro de 2009 para a elaboração ou adequação dos planos de carreira.”

“O ente federado que, em 31 de dezembro de 2009, ainda não tenha concluído o processo de elaboração ou adequação do seu plano de carreira para os profissionais do magistério da Educação Básica, mas que esteja, nessa mesma data, observando os princípios constitucionais e infraconstitucionais da gestão democrática do ensino, desenvolvendo esse processo com a participação dos servidores a quem esse plano se destina e necessite de prorrogação de prazo em relação a essa data, pode ser atendido quanto ao pleito de novo prazo, desde que apresente justificativas devidamente fundamentadas e, com base nelas, assuma compromisso em relação à conclusão dos trabalhos e ações faltantes dentro desse novo prazo, dando publicidade a esses compromissos.”

“O chefe do Poder Executivo que não cumprir as disposições legais, em relação ao piso salarial e ao plano de carreira, ficará sujeito às penalidades impostas pela Lei, nos termos do que dispõe a Lei nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa).”
Parecer CNE/CEB nº 21/2009. (Aprovado em 11 de novembro de 2009).

7 comentários:

  1. Lucas analfa Andrade6/01/2010 12:43 AM

    Muito triste ver uma nota redigida por um sindicato de professores conter tantos erros crassos de portugues, tempos verbais, concordancia, estilo.
    Pobres alunos de Tucuruí. Pobres crianças. Mais uma greve POLÍTICA para atrasar suas vidas.

    ResponderExcluir
  2. Só esqueceram de colocar no final do texto.
    "Lei válida em todo território nacional, exceto na cidade de Tucuruí - Pa, pois nenhuma lei tem validade nessa cidade."

    ResponderExcluir
  3. Sobre o comentário do senhor "acho que sei português e vou corrigir todo mundo". Olha, já que você sabe taaaaanto assim de ler e escrever (analfabeto funcional também sabe), gostaria de sugerir que você emprestasse o seu conhecimento para as pessoas que precisam.
    Sendo assim, por que então, você não ajuda uma criança com dificuldades na escola ou quem sabe até, uma pessoa mais velha que não teve a oportunidade de estudar quando mais jovem?! Pessoas precisando de ajuda é o que não faltam, o que faltam é pessoas pra ajudar.

    PS: Na sua frase: em depois de "erros" deveria ter uma vírgula, português tem acento filhão, concordância também viu?! Vê se aprende a utilizar corretamente os sinais de pontuação e acentuação gráfica.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho vergonha de analisar o seu. E bom vc voltar a escola de Tucuruí...

    ResponderExcluir
  5. Lucas ANALFA Andrade6/01/2010 8:55 PM

    Caros anonimos,
    Sou analfa, portanto não tenho tanta intimidade com nossa língua pátria, bela flor do lácio, tão maltratada por vcs que se dizem professores.
    Ao anonimo 1, a expressão completa é " erros crassos de portugues, ". Ficaria sem sentido meu pensamento se redigisse, como anonimo quer, pois " erros, crassos de portugues, " não quer dizer nada além de ser um erro crasso.
    Ao anonimo 2, tenho tentado voltar para a escola em Tucuruí. E confesso que estou estarrecido com o nível dos professores nessas "faculdades" que estão sangrando os bolsos dos alunos. Fingem que ensinam, os alunos fingem que aprendem e quem se ferra é aquele que um dia vai utilizar os serviços desses profissionais mal formados.
    E a greve de vcs é POLÍTICA sim. Apresentem à imprensa e à população uma Pauta de Reivindicações consistente, se tiverem. Os únicos prejudicados serão, como sempre, as crianças.

    ResponderExcluir
  6. Pelo amor de Deus!
    O anônimo que afirma que a greve é política é mais um ignorante político. Pobre cidadão necessitado de cultura e de educação. Sugiro a leitura de Bertolt Brecht, quem sabe, as palavras venham iluminar a sua mente.
    "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

    O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais."


    Com certeza, o cidadão ou cidadã desinformado dos acontecimentos está sendo explorado ou é mais um puxa-saco do prefeito que se esconde atrás de um comentário anônimo pra denegrir a imagem de pessoas que tem coragem de mudar o mundo em que vivem.

    ResponderExcluir
  7. Acredito que a pessoa que redigiu os comentários contra nós, professores, defende a corrupção dos "grandes", o desvio de recursos e o favorecimento de poucos. Não consegue perceber inclusive que os pobres alunos de Tucuruí, as pobres crianças passam bem longe dos "agraciados apadrinhamentos".Não estamos "sangrando" os cofres! Ao contrário, estamos lutando por nossa categoria que não é de BANDIDOS. E tem mais: se esse cidadão diz que volta às escolas, deveria colocar a situação de abandono que o poder público submete toda a classe estudantil e trabalhadora em educação. Isso aqui não é concurso de redação, é desabafo de uma classe massacrada pelo autoritarismo!Pior cego é aquele que não quer ver e ainda desvirtua a causa. Você está longe de uma compreensão metatextual, IDIOTA!

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.