Alterar o idioma do Blog

terça-feira 20 2011

OS uma solução ou uma ameaça?

Convém esclarecer em primeiro lugar a entrega da gestão da Saúde Pública para uma OS, é o reconhecimento tácito da incompetência do Governador para gerenciar os serviços públicos no Estado.

Jatene não quer se preocupar com a saúde pública, 
dá muito trabalho. Ele tem coisas mais importantes para
 fazer.
O governador quer governar, mas só quer as vantagens do poder, não quer ter trabalho, quer mesmo é ter mais tempo para pescar, viajar e ser paparicado.

Outra coisa, a inconstitucionalidade da gestão de serviços públicos por Organizações Sociais está sendo discutida no STF, e a farra pode acabar a qualquer momento.

Tem mais, é preocupante que a OS, mesmo gerindo um serviço público e com verbas públicas, pode contratar funcionários sem concurso público, comprar e contratar serviços sem licitação, ou seja, um paraíso para governantes e gestores corruptos.

No entanto, para garantir que o uso dos recursos públicos seja o melhor possível, a lei impõe controles externo e interno: a governança por meio de um Conselho de Administração em que tem assento o próprio poder público e a sociedade civil; publicação das contas no Diário Oficial da União; acompanhamento e orientação do Conselho de Administração da execução dos serviços inclusive com a contratação de auditoria externa; e ainda avaliação da OS por comissão de avaliação do contratante.

Caso a gestão do HRT passe para uma OS, será necessária uma vigilância redobrada e uma fiscalização constante por parte da sociedade civil organizada. É óbvio que o governo Estadual e Municipal provavelmente tentarão usar a OS e o HRT econômica e politicamente, outro risco é que os políticos manipulem e direcionem o atendimento médico do HRT.

Em nossa opinião os prejuízos e os riscos não compensam os benefícios (Para o povo é claro), esta é mais uma ameaça ao povo de Tucuruí e região. 

10 comentários:

  1. Sempre fui contra a terceirização do serviço público, as OS's são um subterfúgio legal para viabilizar e como está publicado está sob júdice e pode acabar a qualquer momento.
    Mas as administrações tem sido tão incompetentes que chego até a imaginar que com a OS o mal poderia ser menor.
    Veja, desde janeiro o HRT é administrado por uma equipe da SESPA, sem interferência política e está levando o Hospital ao caos.
    Aparentemente não existe grandes desvios, mas a gestão não tem a mínima noção de o que é gestão, a diretora até pode entender de procedimentos hospitalares do ponto de vista operacional, mas quando o assunto são prioridades, orçamento e execução financeira, a nulidade é elogio.
    Criaram uma folha de pagamento paralela de 300 mil reais por mês,conforme publicado no Folha, paga com recursos de adquirir medicamentos, alimentos, material técnico hospitalar, manutenção de equipamentos hospitalares, enfim o custeio do hospital fica comprometido com essa desastrosa folha paralela.
    Não bastando isso, ficou constatado que essa folha é composta dentre servidores necessários, de apadrinhados de alguns servidores bajuladores que se aproximaram da diretora e conseguiram empregar seus irmão, maridos, primos, sobrinhas.
    O Hospital não tem honrado com os fornecedores de medicamentos e material técnico hospitalar e está a um passo do desabastecimento.
    Não bastasse, surgiu em cena uma pessoa que ainda estou em dúvida se é um maluco ou um gènio, um novo diretor que quer com essa estrutura que aí está, colocar 300 leitos no Hospital, sem nenhum planejamento, somente para satisfazer o ego, porque ouviram dizem que no tempo da Camargo Correa esse Hospital tinha 300 leitos. Não era um hospital público,não era um SUS, era sim o Hospital de uma obra.
    Hoje com os 130 leitos existentes o Hospital não tem mão de obra suficiente, prova disso é a folha de pagamento paralela e não consegue honrar com os fornecedores.
    Apresento uma sugestão, incluir na folha paralela, três pais de Santo, dois videntes e um monge e passem a oferecer tratamentos espirituais alternativos que administrem aos pacientes água benta e poções, assim o dinheiro poderia ser suficiente.
    Faço uma pergunta:
    Qual é a porta de entrada desses 300 leitos, seria o pronto socorro atendendo acidentados em geral, principalmente de motocicletas, AVCs e outras emergências, ou seria por um ambulatório de especialidades que trataria das pessoas e quando indicado levaria a internação.
    Onde estão os especialistas, seriam pagos também pela folha paralela?
    O assunto é complexo e o novo diretor está discutindo isso com servidores de nível fundamental.

    ResponderExcluir
  2. Estive nesta suposta visita tecnica que de visita não teve nada, O senhor Jose Augusto Ex-presidente do bairro jardim colorado saiu espalhando pelos meios de comunicação que o diretor do HRT convidou as associações para uma reunião, quando chegamos lá tudo mentira,mas temos a certeza que o mesmo esta sendo orientado a implantar para todos que a OS já esta implantada o que o diretor do HRT disse que não é verdade, conseguimos reunir com o Diretor bonbardeamos o mesmo de perguntas o que não se saiu muito bem, foi tecnico demais e não tirou nossas duvidas.Sugerimos a ele que realizasse AUDIENCUIA PUBLICA para que todos tomem conhecimento Ha eu quase m,e esqueci de uma informação precisa e que a obra que esta esta sendo executada no HRT so tera funcionamento se houver implantação da OS ou seja o funcionamento esta condicionada a OS isso é uma vergonha, O governador quer empurrar guela abaixo qualquer atendimento aos usuarios tirando sua responsabilidade e transferindo para terceirizados.E o prefeito que imita-lo o meu medo e que o discipulos superam os mestres.
    NÃO PODEMOS PERMITIR QUE ELES DECIDAM POR NÓS USUÁRIOS.

    ResponderExcluir
  3. o mundo sabera de todas a injustiças aguardem.isso é ja é fato.!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. "EU JÁ SABIA" Eles sempre fazem isso toma de assalto o patrimônio público, esse estilo usado pelo PSDB de vender o q é do POVO não seria mais utilizado pela TUCANADA, mas isso é um vicío incontralavél, eles são cara de pau vendem oq é do POVO pra eles mesmos se apropriam cegamente q não conseguem vê o tamanho do mal q causam ao POVO. Mas eu falei quem mandou votar errado, agora colham.

    ResponderExcluir
  5. Caro anônimo, para questão de informação, a tal folha paralela ja é existente no HRT há muito tempo. Os empregos de cabides políticos e dos puxa sacos de plantão também já faz parte da história do HRT há muito tempo, infelizmente. Alguns destes funcionários que compõe esta vergonhosa lista são nessessários para o andamento do hospital, mas, a maioria são meros parasitas que não fazem diferença alguma na instituição nem na vida dos que dependem da instituição. Quando a direção (me refiro a qual o sr. sitou) aqui chegou, lá já estavam eles, maioria deles indicados de políticos da atual conjuntura que se encontra hoje instalada em tucuruí. Em relação ao atual diretor do HRT, ele não é louco nem gênio meu caro, ele não passa de mais um desses oportunistas que chegam em nossa cidade com palavrinhas bonitas, e geralmente ensaiadas, para tentar nos convencer, faz o que quer ou o que pretende, e nos deixam "lascados" dpois viram as costas e somem, não deixam nem endereço. Nós sabemos que prometer é fácil mas fazer é que é dificil. Veja o exemplo do que aconteceu na campanha do atual prefeito, você se lembra do magnífico hospital que ele apresentou na campanha? Cadê? Bem ou mal o HRT é o único hospital que tucuruí pode contar nas horas difíceis meu caro anônimo, infelizmente. Colocar 300 leitos no HRT é possivel sim, mas é importante resaltar que hoge ele é um hospital de portas abertas, que bem ou mal atende de tudo, se fecharem as portas e atenderem só as altas complexidades como propõe a privatização, quem vai atender as diarréias? As diabetes? E as outras doenças da atenção básica que assolam a nossa população? Só para informação geral, a maioria dessas doenças quando não tratadas também matam, e exclarecendo mais ainda, elas são as que mais matam. O HRT hoje é um hospital público de portas aberas a tudo (como deve ser), por ele ser assim, lhe da o pleno direito de ser dono dele, assim como eu, ou qualquer outro cidadão brasileiro qualquer. Portanto, não abra mão de seu direito, Ainda mais quando você não tem mais onde recorrer em uma situação de vida ou morte, como é o caso da saúde pública em nossa região. Ou você ainda acredita que algum gênio desconhecido lá da capital ou seja lá de que buraco for, está afim de aprender os caminhos que levam a Tucuruí através de um mapa qualquer pa abraçar o nosso povo. Seja honesto, você acredita nisso? A conferência municipal de saúde está para acontecer, tenha coragem de arregassar as mangas, junte-se a nós e vamos até lá defender o que é nosso! Não fique ai se deixando emprenhar pelos ouvidos, o HRT mesmo com toda a sua realidade desfavoravel como você sitou em sua postagem ainda consegue ser o melhor hospital público do interior do Pará, e é por esta rasão a iniciativa privada está de olho nele. Abra o seu olho! passe adiante isso.

    ResponderExcluir
  6. Que vida boa hein governador,enquanto isso o povo que se dane...

    ResponderExcluir
  7. todos ja sabiam que isso iria acontecer pois o PSDB so governa para os ricos e não para os pobres quando falamos isso na campanha ninguem acreditava ta ae a prova a privatização do HRT

    ResponderExcluir
  8. Diga um NÃO bem grande p/ a O.S.(ORGANIZAÇÃO SOCIAL) ela é mais uma ORGANIZAÇÃO SATÂNICA para tirar o sono do povo.

    ResponderExcluir
  9. Quando se falam em folha paralela dá a impressão de que ela composta por sangue sugas que estão lá só recebendo seu honorário no fim do mês. Essa folha paralela também é composta por profissionais responsáveis necessários para o atendimento ao público. Porém há também os "encostados" que fazem com que nós tenhamos a ideia de folha absurda. O que seria do HRT e dos pacientes sem as pediatras contratadas para suprir a demanda do setor? E dos fisioterapeutas que há pouco tempo atrás tiveram seus serviços dispensados, deixando os pacientes internados nas UTIs e nas ALAS sem atendimento necessário para sua recuperação. Sabemos que há uma profissional fisioterapeuta no HRT, porém sabemos que é humanamente impossível que ela dê conta de tantos setores com inúmeros pacientes, por mais que ela se esforce e dê o máximo de si.
    Uma coisa e certa, quem tá "pagando o pato" é o paciente que deixa de ser atendido com dignidade e qualidade necessária!!!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo das 20:43 h
    Mas o atestado de incompetência e descaso do Estado, da Sespa e por consequencia do Governador é não incluir esses profissionais necessários na folha oficial do Hospital.
    Faz com que os tolos dos dirigentes locais para evitar o pior, contratam por aqui, assim eles só adiam o caos, porque com o desvio dos recursos, outros insumos faltarão a seguir.
    Fico com a opinião do comentario que diz para contratar macumbeiros e ofertar um tratamento alternativo com poções e água energisada.

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.