O SINSMUT após 22 anos de presidentes incompetentes, finalmente está totalmente legalizado. Após duas décadas de presidentes vendidos, e somente em 90 dias de mandato desta diretoria, o SINSMUT finalmente está legalizado e conseguiu o seu Registro Sindical. O sindicato está registrado legalmente no Ministério do Trabalho e Emprego.
De agora em diante o SINSMUT pode representar legalmente a categoria perante a justiça, o que vai beneficiar os servidores municipais em todos os aspectos, principalmente nas demandas judiciais para garantir os direitos do funcionalismo.
Antes da legalização, o SINSMUT corria o risco de perder ações na justiça simplesmente por não estar legalizado. De agora em diante, caso não seja possível negociar e resolver de forma amigável as pendências dos servidores quanto a direitos não reconhecidos pela Prefeitura, o SINSMUT poderá representá-los nos tribunais. Com o Registro Sindical, está enterrada definitivamente a tentativa de golpe da criação do sindicato do prefeito, "criado" por um Assessor de Gabinete do Prefeito, para impedir a defesa dos direitos dos Servidores Municipais de Tucuruí.
E isso é só o começo, muitas outras vitórias virão, pois o pouco com Deus é muito e meuito sem Deus é nada!!!