Alterar o idioma do Blog

sexta-feira 12 2010

Secretaria de Saúde joga fora remédios vencidos


As fotos acima foram feitas no PSF da Matinha.

Uma grande quantidade de medicamentos vencidos foi jogada fora hoje pela Secretaria de Saúde. Como se explica este suposto desperdício de dinheiro público?

Bom, normalmente existem pelo menos três explicações mais comuns...

A primeira seria a compra de medicamentos com o prazo de validade próximo do vencimento, nestes casos certas distribuidoras de medicamentos vendem estes remédios a preço real de mercado, e como estão próximo do vencimento na verdade não valem nada. O poder público compra estes medicamentos como se tivessem valor e os vendedores e os gestores dividem os lucros.. Como o prazo de vencimento é curto, os medicamentos acabam vencendo antes que possam ser distribuídos. Como não existem provas ou evidências de que seja este o caso, vamos para a próxima explicação.

Outra explicação possível, mas pouco provável seria que os medicamentos poderiam ter sido comprados em excesso, e desta forma estando muito acima da demanda não tiveram tempo de serem distribuídos antes do vencimento. Esta explicação é pouco provável já que a Secretaria de Saúde não pode variar a quantidade a bel prazer do gestor, e sim tendo como base o número de habitantes e um planejamento. Uma exceção poderia ser possível por exemplo, em casos de epidemias ou catástrofes (naturais ou não), nestes casos o gestor de saúde pode justificar um aumento momentâneo do volume de medicamentos comprados, inclusive sem licitação. O mesmo vale para uma redução da compra de medicamentos, também não pode ser feita a toque de caixa. Tudo tem que ser planejado e a aquisição de remédios não pode ser feita de forma aleatória.

A terceira hipótese e a mais provável, é que com a criação de uma farmácia central, o volume de medicamentos distribuídos sem controle, passa a ser controlado pelos médicos através de emissão de receitas, o que reduz a quantidade distribuída sem nenhum controle entre os funcionários e seus amigos, e neste caso o desperdício também diminui. 

No caso dos medicamentos básicos que podemos ver nas imagens, estes medicamentos normalmente não são bem aceitos pela população, que em grande parte não acredita em seus efeitos terapêuticos. A população não tem motivo real para acreditar nisso, já que são receitados pelos médicos mas é uma crença popular e é assim que acontece.

Unindo estes dois fatores, temos redução da distribuição e a sobra destes medicamentos, e eles vencem. Aliado a isso, já disse que a compra de medicamentos tem que ser planejada e não pode variar muito. De qualquer forma (pensamos nós) é melhor sobrar do que faltar.

Vejam, não estamos defendendo ninguém, pode estar faltando outros medicamentos e materiais hospitalares na saúde, não sabemos se continuam faltando (que nossos leitores se manifestem), mas até a bem pouco tempo faltava. O que queremos dizer é que neste caso específico temos que ser cautelosos antes de acusar sem conhecimento de causa. Antes de publicar esta matéria, como somos leigos no assunto, consultamos um membro do folha que já foi (há muito tempo) diretor do HMT e ele nos informou como a saúde pública funciona, e as prováveis causas da sobra de medicamentos. Soubemos que alguns vereadores estiveram no local após estas fotos, compete a eles cobrar da Secretária de Saúde as explicações para a sobra e o vencimento destes medicamentos.

O fato é que a população tem que fiscalizar e denunciar caso detectem alguma irregularidade. Tucuruí está avançando muito neste sentido graças a Deus. 

Vamos fiscalizar, e torcer para que o novo Conselho de Saúde faça um bom trabalho, afinal o dinheiro é nosso...

6 comentários:

  1. O nome disso se resumo em duas palavras: Incompetência e desumanidade. De quem? No meu ver da Secretária, Henilda Santos, por ser a responsável pela pasta de saúde e do prefeito Sancler por tê-la colocada e a mantida no cargo.

    ResponderExcluir
  2. Isso é pura incompetencia, pois os remédios vao para o lixo vencidos porque os funcionarios que trabalham no posto nao dao para a populaçao, pois estao guardando para dar na campanha do Deley para comprar voto, como sempre acontece na época de eleiçao.
    No HMT, por exemplo, o almoxarifado tem medicamento, mas nao é dispensado para a populaçao.

    ResponderExcluir
  3. Não tem como guardar remédio para as eleições porque eles tem prazo de validade.

    Segundo informações do pessoal da área, a falha está na distribuição dos medicamentos aos postos de saúde e no controle interno da farmácia central.

    ResponderExcluir
  4. E ainda há quem defenda essa equipe da Henilda. Precisam aprender muito, primeiro, como lidar com as pessoas, porque aquele povo da Secretaria de Saúde não sabem nem atender a população; segundo, precisam de formação na área da saúde, e o que parece é que muitos por lá não tem. Se tem, esqueceram o que aprenderam na faculdade ou não aprenderam nada, ou compraram seus diplomas.
    São os "novos tempos".

    ResponderExcluir
  5. Essa cituação de jogar remédio fora... Dão uma olhadinha por baixo dos panos que vcs vão ver o que vai de remédio pro lixo!!!

    ResponderExcluir
  6. Essa secretária, Nilda, deveria ser responsabilizada criminalmente, pois esta cena, descrita através da imagem, é digna de um crime contra o erário público e contra as pessoas pobres deste municipio. Só me resta lamentar por temos que aturar pessoas desta estirpe gerindo uma secretária da envergadura que é a Secretária de Saúde Pública Municipal. Cadê o MP, cadê o Prefeito, cadê o Legislativo, cadê a indignação popular, cadê a impresa? Socorro. A saúde de Tucuruí está na UTI. Salve o Deputado DELEY!!!

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.