Alterar o idioma do Blog

segunda-feira 02 2010

Como surgiram as igrejas protestantes?

Na imagem Lutero na Dieta de Worms

Perguntas e respostas sobre religião 

Como surgiram as igrejas protestantes? 

Elas surgiram a partir do inconformismo do padre alemão Martinho Lutero (1483-1546) em aceitar algumas práticas da Igreja Católica. Lutero atacava duramente a venda de indulgências, ou seja, a obtenção de perdão para um determinado pecado em troca de dinheiro. 

No dia 31 de outubro de 1517, Lutero pregou na porta de uma igreja de Wittenberg, na Alemanha, um manifesto com 95 teses em que atacava não só a venda de indulgências, como também outros procedimentos da Igreja Católica, como a negociação de cargos eclesiásticos. 

O papa Leão X exigiu uma retratação do padre, ameaçando condená-lo por heresia. Mas Lutero não voltou atrás e rompeu com a Igreja Católica, dando início à chamada Reforma Protestante, movimento que se espalhou pela Europa, impulsionado pela maior flexibilidade religiosa que oferecia. 

Os inimigos dos reformistas passaram a se referir a seus seguidores como "luteranos". Estes, por sua vez, preferiam ser chamados de "evangélicos", termo hoje muito usado para se referir aos fiéis das igrejas protestantes. 

A liberdade pregada por Lutero acabaria abrindo espaço para o surgimento de várias correntes religiosas. "O protestantismo tem uma pedra fundamental: a autonomia. A idéia de que só Deus salva, a subjetividade do indivíduo e a possibilidade de assumir e viver as diferenças vai gerar uma variedade enorme de igrejas", diz o cientista da religião João Décio Passos, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). 
Isso ajuda a entender por que hoje existem tantas ramificações entre os protestantes. 

Crença na autonomia

Liberdade pregada por Lutero deu origem a várias correntes religiosas 

Igreja Católica - Reforma Protestante 

Luteranos 
A ruptura de Luterano com os católicos, em 1517, lançou as bases para a expansão do protestantismo. Os luteranos condenavam o comportamento moral dos padres católicos e acreditavam que a salvação estava nas escrituras sagradas. 

Presbiterianos 
Inspirados no teólogo fracês João Calvino (1509-1564), pregavam a predestinação divina: ou seja, só os eleitos por Deus se salvariam. O teólogo holandês James Arminius (1560-1609) criaria depois outra vertente do presbiterianismo: o Arminianismo.

Anglicanos 
O rei inglês Henrique VIII (1491-1547) queria anular seu primeiro casamento para se unir a outra mulher. Após a recusa do papa Clemente VII, ele rompeu com a Igreja Católica e criou a anglicana em 1534, ficando livre da interferência papal 

Batistas 
O movimento anabatista já existia quando Lutero começou a questionar a Igreja Católica. Mas, como outras correntes protestantes, o movimento só ganhou expressão após a Reforma. Acabou dando origem à Igraja Batista 

Metodistas 
Surgiram na Inglaterra no século 18, propondo reformar a Igreja Anglicana. Baseadas na crença da salvação pela fé em Cristo, as idéias metodistas não conseguiram mudar os anglicanos, mas deram origem a uma nova corrente protestante 

Pentecostais 
Começaram a aparecer no início do século 20 como uma dissidência dos metodistas. Em 1910, foi fundada a Congregação Cristã do Brasil; no ano seguinte, a Assebléia de Deus, e em 1962, Deus é Amor. Os pentecostais crêem na cura pela fé 

Neopentecostais 
Fazendo parte do grupo a Igreja Universal do Reino de Deus, de 1977, e a Igreja Renascer em Cristo, de 1986. Os neopentecostais têm em comum a adoçãoda mídia para pregar aos fiéis, além dos cultos espetaculares e a realização de exorcismos.

5 comentários:

  1. Folha de Tucuruí está parecendo o Estadão, como era conhecido o jornal "O Estado de São Paulo", que na época da ditadura e sob censura, publicavam receitas e versos de Os Lusíadas na primeira página. Voces estão sob censura ou está faltando assunto?

    ResponderExcluir
  2. Por incrível que possa parecer nem todo dia os políticos e os agentes públicos em Tucuruí produzem fatos relevantes e de interesse público (Que se possa provar).

    A quase totalidade dos blogs políticos postam matérias interessantes sobre assuntos variados e achamos por exemplo, a religião um assunto muito interessante.

    Além do mais em Tucuruí a religião e a política se confundem tanto, que acreditamos estar ainda dentro do foco ao abordarmos o tema.

    ResponderExcluir
  3. Amigos eu sempre achei que a equipe da "FOLHA" na sua maioria são protestantes, por isso abordam esses tema, vejam só o texto diz que a igreja católica vendia perdão, e hoje que os pastores curam a troco de dinheiro, a maioria dos protestantes são pessoas menos esclarecidas que se deixam enganar por "pastores fabricados nas coxas", prstem a atenção no bairro jardim paraíso um cidadão tinha uma padaria, seu negócio ia mau, ele resolver fechar seu estabelecimento, e pasmem no mês seguinte lá estava no lugar da padaria uma nova denominação evangêlica: "JESUS FOI E VOCÊ FICOU" mais o pior é que o pastor era o padeiro. Vejam bem hoje o crescimento de novas denominações é só mais um negócio lucrativo é só prestar a atenção aqui em Tucuruí que é dono dos grandes estabelecimento só é pastor...Agora eu dasafio me mostre um patrimônio de um padre aqui...

    ResponderExcluir
  4. só gostaria de postar encima do autor desconhecido que o pré julgamento pertence a deus, na bíblia sagrada diz ,não julguem para não ser julgado. todas as pessoas que usam o nome de deus em vão serão julgado. quanto a padre não ter dinheiro. é por causa o dinheiro para das igrejas católicas vão para o vaticano sustentar o luxo dos cardeais, que se julgam estar acima do bem e do mal. e padre não casa é por causa da despesa que vai gerar para igreja católica . na biblia deus diz multiplicai, e quando criou o homem ele viu que não era bom o homem ficar sozinho. é por isso que ta cheio de escândalo de padres tarados, e isso ate agora é só o que sabemos quantos casos estão anônimos ate hoje. e mais como um padre pode aconselhar um casal em conflitos se ele nunca casou. tem pastores errados tem e muitos, na bíblia diz que falsos profetas virão em meus nomes. e esses relatos da bíblia que eu fiz são da bíblia católico a. o que eu mais peço e que vocês c católicas comprem a bíblia das edições paulatinas e leiam e pratiquem.

    ResponderExcluir
  5. Em ambos comentários acima os autores foram infelizes, qual o mal que há em se multiplicar o número de igrejas evangélicas? será pior do que a multiplicação dos bares e casas noturnas onde ocorre os bacanais e orgias que os falsos moralistas do dia se revelam a noite? e porque questiona-se o celibato dos padres? apesar de que isso deveria se uma escolha e não uma obrigação, creio que não há mal algum nisso muito pelo contrário até o Senhor Jesus foi celibatário e outros apóstolos e cristãos de renome também seguiram este caminho. parece hipocrisisa dizer que uma pessoa é obrigada a casar para poder ser um obreiro em determinada igreja, sendo que o Próprio Jesus viveu uma vida de virgindade e pureza, tampouco deixar de casar para sê-lo, sendo que nem Jesus obrigou alguém a fazer isso. Ser Cristão acima de tudo e saber respeitar a livre escolha de cada pessoa pregar sua fé sem discriminar a dos outros. no Dia do juízo saberemos que está com a razão ou pelo menos mais próximo dela. Quando aos pastores ricos: é melhor que o dinheiro esteja na mão de quem sabe lidar com ele, Grato!!! Edson

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.