Alterar o idioma do Blog

terça-feira 31 2010

Pesquisa Ibope continua dando Ibope


Continua repercutindo (Não sem razão) o resultado da pesquisa do Ibope que dá ao candidato Simão Jatene (PSDB) a mesma quantidade de intenção de votos que todos os seus adversários juntos, o que o colocaria a somente um ponto percentual de ganhar no primeiro turno.

Nós do Folha sabemos que a pesquisa pode ou não refletir a realidade, no entanto, independente da nossa opinião a única pesquisa divulgada legalmente até agora apresenta este resultado. Somente uma outra pesquisa de um outro instituto e registrada poderia contestar os números apresentados pelo Ibope.

Lembramos que há bem pouco tempo criticamos a disparidade de números apresentados pelos institutos de pesquisas sobre a eleição presidencial, a diferença de números de intenção de votos entre os institutos chegou a 12 pontos percentuais. Enquanto alguns institutos mostravam empate técnico entre dois candidatos, outras pesquisas davam uma vantagem de 12 pontos a candidata Dilma (PT) em relação ao candidato Serra (PSDB).

Nós do Folha não formamos opinião tendo como base suposições do tipo "Eu acho", preferimos acreditar nos fatos e ter os pés no chão. E o fato hoje é que a única pesquisa de intenção de votos registrada e divulgada, dá ao candidato Simão Jatene (PSDB) a vantagem na corrida eleitoral rumo ao Palácio dos Despachos, e com possibilidade real de vitória já no primeiro turno.

Enquanto outras pesquisas não apresentarem resultado diverso, estes são os números que temos e nos quais nos baseamos para nossas análises. Colocar em dúvida a pesquisa sem motivos plausíveis e concretos, em nossa opinião é apelação, que nada mais faz do que fortalecer a crença na veracidade dos números apresentados.

Se algum candidato não concorda com o resultado do Ibope, que faça outra pesquisa e conteste o resultado tendo como base a nova pesquisa, ou espere até o dia da eleição, estas são as opções.

Um comentário:

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.