Alterar o idioma do Blog

quarta-feira 11 2010

Meio Ambiente- Quantidade de lixo assusta.

Do Blog do Bacana
Das cerca de 10 mil toneladas de lixo produzidos diariamente no Pará, quase três mil toneladas deixam de ser recolhidas, ficando a céu aberto ou poluindo rios e mananciais.
E o que é mais grave: não existe um só município paraense que disponha de aterro sanitário que atenda a todos os requisitos necessários.

O alerta foi feito pelo engenheiro sanitarista Luís Otávio Mota, representante da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental no Pará (Abes/PA) durante palestra no seminário ‘Planejamento e gestão integrada de resíduos sólidos urbanos no Pará’, realizado ontem em Belém.

De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp), o estado ainda apresenta sérias deficiências no trato dos resíduos sólidos. Segundo o Instituto, o ponto critico é a Região Metropolitana de Belém, cuja produção domiciliar de lixo é de quase dois quilos e meio por dia. 
O problema é que, mesmo com 98% das coletas domiciliares sendo feitas, apenas 65% do lixo coletado é destinado ao aterro do Aurá.

Aterros sanitários poderiam amenizar o impacto dos resíduos, mas na RMB, o Aurá, que é denominado como aterro, nem de longe pode ser considerado dessa forma. Tornou-se um lixão a céu aberto.

Tecnicamente, a base do aterro sanitário deve ser constituída por um sistema de drenagem do líquido produzido pelo lixo, o chorume, acima de uma camada impermeável de um material chamado polietileno de alta densidade e sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo.
 ---------------------------------

Nota do Folha - Temos denunciado o problema dos crimes ambientais e do lixão em Tucuruí, inclusive um lixão em área residencial (Entre os bairros Palmares e Serra Azul) dentro da área urbana do município.

A Prefeitura anuncia a construção de um (Segundo a PMT) Aterro Sanitário, em uma Área de Preservação Permanente do Lago da Hidroelétrica de Tucuruí.

Inclusive comenta-se que a SEMA (Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pará) já teria dado a licença ambiental. Estivemos na área, e pelos parcos conhecimentos que temos, duvidamos que o que seja que a PMT esteja construindo no local seja um Aterro Sanitário.

O pessoal da SEMA se esquece (ou não sabe até agora) que Tucuruí têm quem lute por ela e quem fiscalize, não é porque Tucuruí seja uma cidade pequena do interior que não tenha quem lute por ela. Saibam que nós vamos denunciar  publicamente qualquer irregularidade e qualquer crime ambiental que se pratique em nossa cidade.

Um dia alguma autoridade séria, que ama este país, esta cidade, o meio ambiente, e que esteja comprometida com o interesse público vai tomar conhecimento destas denúncias e vai tomar as providências cabíveis.

6 comentários:

  1. Anônimo mas nem tanto.
    Denúncia.
    Vou denunciar ao MP o que a Clen anda fazendo.
    Todas as noites os serviços que deveriam ser de Limpeza da cidade, tornam-se mais sujeira. pois a empresa contratada para prestar esses serviços andam emporcalhando ainda mais a cidade com suas caçambas furadas derramando estrume perto de bocas de lobo que levam para igarapés e deixando um rastro de material derramado no asfalto prejudicando a nossa saúde e o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  2. O q ta faltando ai é quem fiscalize e mande cumprir a lei em todos os níveis! ou cja, Tucuruí, infelizmente, é um caso típico de falta de "juntas", tipo, junta tudo e joga fora!! Só Deus!!! srsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  3. sou estudante de saneamento IFPA tucurui/PA e já estou preocupado em ficar desempregado tamanho é o descaso com a área de saneamento, não só aqui em Tucuruí mas em todo o Pará inclusive batendo recordes, de vergonha é claro.

    ResponderExcluir
  4. Então esse aí, vai ser mais um vagando com um diploma por aí...

    ResponderExcluir
  5. Vagabundo por vagabundo, é mais facil voce virar politico. Pelo menos vc vai andar de carrão, ter celularzão, comprar um fazendão, andar de lanchão, viajar de avião e tudo isso com o dinheiro do povão!

    ResponderExcluir
  6. Para o estudante:
    Não desanime meu filho. Um dia o desenvolvimento vai chegar aqui nessa favela de cidade e voce será reconhecido, e esses politicos safados e usurpadores de Tucuruí irão ser os mendigos da cidade, dai agente passa e taca ovo podre de pato neles, entende? Igual se faz em Brasilia, saca?
    É assim que se dá o troco!

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.