Alterar o idioma do Blog

terça-feira 02 2011

Águas da Prata - A multinacional Abengoa ameaça santuário ecológico

Águas da Prata é um pequeno município do estado de São Paulo, com apenas 7.200 habitantes e famoso até internacionalmente por suas águas medicinais milagrosas no tratamento dos rins, fígado, diabetes e stress. 

De natureza exuberante, tem um dos maiores índices de preservação de mata nativa do Brasil e suas águas, consideradas uma das melhores do mundo, são comparadas às de Vichi na França.

Tudo isso está correndo sério risco de desaparecer, pois a multinacional Abengoa arrendou uma fazenda para fazer cultivo industrial de cana-de-açúcar. É preciso impedir que isso aconteça considerando que:

- Águas da Prata possui inúmeras nascentes espalhadas por todo seu território, sendo onze (11) de água mineral medicinal, que são consumidas por toda a população e visitantes para tratamento de saúde.

- Essas nascentes são vazantes dos lençóis freáticos e dão a dimensão da importância dos aquíferos e do cuidado que merecem, principalmente em Águas da Prata. Eles são grandes depósitos subterrâneos de água alimentados pelas chuvas que se infiltram no subsolo. Por sua vez, alimentam mananciais de água na superfície e formam lagoas e rios, como o Ribeirão da Prata que serve à população e é a água que bebemos.

Especialistas alertam que a zona de recarga é a área mais vulnerável e precisa ter sua exploração supervisionada por programas ambientais que previnam a poluição da água subterrânea e também seu esgotamento.

- Outro cuidado necessário por parte de uma política governamental é evitar que fertilizantes químicos e pesticidas utilizados na agricultura dessa região contaminem os lençóis freáticos. Só para recordar: lençol freático é a parte superior de um depósito subterrâneo de água.

- Com o propósito de se avaliar o risco de contaminação a que está sujeito o lençol freático, suscitado pelo uso intensivo do herbicida tebuthiuron, largamente aplicado na cultura de cana-de-açúcar, foi selecionada uma área, considerada susceptível à lixiviação do produto, situada no interior da micro-bacia do córrego Espraiado, localizada entre os municípios de Ribeirão Preto e Serrana, estado de São Paulo, entre as coordenadas 21005' e 21020' de latitude sul e 47040' e 47050' de longitude W. ). 

Constatou-se que o herbicida tebuthiuron, em quatro pontos simulados, apresentou valores de profundidade acima de 43m e com máximo de 50m, com uma quantidade de produto permanecendo ainda no solo, equivalente a quase 10% do valor aplicado de 1.1kg lha, dados esses, considerados preocupantes, em se tratando de risco de contaminação do lençol freático.

Fonte:Biblioteca Digital da Unicamp

- Vale lembrar que a cidade de Águas da Prata tem lei que proíbe abrigar até mesmo cemitério e criação de gado em larga escala, para não contaminar os lençóis subterrâneos. Como admitir que venenos agrícolas venham a colocar em risco essa riqueza que é hoje de suma importância para o planeta?

Além dos motivos citados, as estradinhas do entorno da fazenda arrendada são estreitas e frágeis, não suportando o peso e tamanho dos caminhões de transporte de cana.

Essa mesma estrada é rota de peregrinos do Caminho da Fé que repetem no Brasil o que se faz em Santiago de Compostela, na Espanha (de onde vem a multinacional) e também dos esportistas que se dirigem ao Pico do Gavião, que é considerado um dos melhores lugares do mundo para a prática do Vôo Livre, com uma paisagem de tirar o fôlego tal é a beleza. 

Por tudo isso e pelo direito da cidade de proteger seu meio ambiente, sua vocação, sua qualidade de vida e a saúde de seus moradores, visitantes e turistas: FORA ABENGOA!

4 comentários:

  1. AQUÍ TEMOS OS IGARAPÉS: SANTOS E SANTANA, UM LUXO DE PROLIFERAÇÃO DAS FEZES MUNICIPAIS!! TÃO TUCURUÍ!!

    ResponderExcluir
  2. Não podemos deixar que o poder econômico (ainda mais de estrangeiros) cometam esses crimes irreparáveis ao nosso biosistema!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo apoio a Águas da Prata. Reportagem muito esclarecedora que mostra quanto mal faz a monocultura da cana.

    ResponderExcluir
  4. concordo em partes, acontece que águas da prata tem que achar uma pessoa honesta e longe de interesses pessoais p comandar essa cidade. a cidade ta literalmente sumindo do mapa e ninguem faz nada,não tem diversão p os jovens, o balneario esta se decompondo, a cidade esta cheia de buracos,a cidade só funciona aos domingos, quando passam os turistas e param lá no bosque. agora estão preocupados com a abengoa, tenha dó né!! tem cidades menores que a prata que levam cantores famosos nos rodeios, e aqui é uma piada!! depois não da publico, ainda reclamam...é uma vergonha pra prata estar desse jeito... e uma pena.

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.