Alterar o idioma do Blog

domingo 14 2011

Tem como burlar o sigilo do voto?

Um anônimo comentando a matéria que tratava do cadastro dos vigias na Secretária Municipal de Educação, alertou para uma possibilidade de se burlar o sigilo do voto.


Segundo ele o truque é o seguinte: Com as informações sobre o Título de Eleitor e a seção de votação, seria ordenado ao eleitor através de ameaças ou promessas de vantagens, que o mesmo votasse "casado" no candidato a prefeito e em determinado candidato a vereador. Caso não aparecesse este voto "casado" prefeito/vereador naquela urna, estaria provado que o eleitor não teria votado conforme o combinado.

É claro que o plano (se é que existe) tem falhas, já que o voto para prefeito e vereador são votações diferentes, e não dá para saber se quem votou no tal candidato a prefeito foi o mesmo que votou no vereador.

Sendo assim, o plano funcionaria e o sigilo seria quebrado, apenas se o candidato a prefeito ou o candidato a vereador não tiver nenhum voto naquela urna. No entanto, temos que admitir, em termos de pressão psicológica, principalmente em se tratando de pessoas simples e sem malícia, poderia até funcionar.

Uma colocação interessante e convém colocar esta possibilidade na lista... E ficar de olho aberto.


Se alguém conhecer outro "plano infalível" para quebrar o sigilo do voto nos envie. Seria interessante conhecer estes planos mirabolantes e testar a criatividade dos políticos corruptos.