Alterar o idioma do Blog

sábado 07 2010

Professora Edilza Fontes critica escolha da direção do HRT

Nossas fontes nos disseram que a Professora e candidata a Dep. Estadual (PT) Edilza Fontes, na abertura do seu comitê eleitoral em Tucuruí, disse que teria sido um erro a escolha da atual direção do Hospital Regional de Tucuruí, à qual classificou de "inoperante". Disse ainda que fará esforços para que o partido corrija o erro.

Ora, se for este o problema é fácil de resolver, é só substituir a direção, tem muita gente experiente e "operante" para assumir o HRT, é só uma questão de vontade política.

Além dos problemas óbvios de gestão, o grande problema do Hospital Regional é ter que carregar nas costas a Saúde Pública Municipal e toda a rede básica do município. Para se fazer idéia há meses o autoclave do Hospital Municipal está com defeito, e todas as esterilizações do Hospítal Municipal são feitas no Regional.

O orçamento do Regional não agüenta uma carga tão grande, e a direção do Hospital não toma nenhuma providência. Membros da direção e vários médicos do Regional são funcionários da PMT, além do mais se sabe da influência que o Prefeito de Tucuruí, apesar de ser do PPS, goza junto a pessoas influentes no Governo do Estado, como por exemplo, o Dep. Federal Paulo Rocha (PT) e a Dep. Estadual Bernadete Ten Catem (PT).

Agora quem sofre com isso é a população de Tucuruí e dos municípios em torno que precisam do Hospital Regional, que por sua vez sobrecarregado não têm condições mínimas de atender eficientemente os seus pacientes.

Portanto não falta dinheiro no Hospital Regional de Tucuruí, falta Gestão, compromisso, e sobra interferência política indevida e perniciosa, que em vez de ajudar, só ATRAPALHA.

ISSO É UMA VERGONHA!!!

6 comentários:

  1. Quem são os Diretores do HRT. Por que nãocoloca os nomes dos "INOPERANTES"

    ResponderExcluir
  2. Isso iria personalizar a crítica e constranger as pessoas, o que não traria qualquer benefício. O nosso objetivo com as críticas é apontar e resolver os problemas, não criar mais um.

    Por exemplo, sempre afirmamos que não adianta criticar os Secretários Municipais, ninguém vota em Secretários ou em diretores de órgãos públicos, vota em Prefeito e Governador. Se o Secretário é incompetente ou desonesto o responsável é quem os nomeou. Esta sempre foi, é e continuará a ser a nossa posição.

    Se a direção do Regional é inoperante como afirmou a Profª. Edilza Fontes, a responsabilidade pela nomeação dos diretores e por os manter no cargo apesar dos problemas de gestão do hospital, é toda da Governadora, foi ela que foi votada e é ela quem nomeia e responde pelo Governo do Estado do Pará.

    Portanto se tivermos que citar o nome do(a) responsável pela situação do Hospital Regional de Tucuruí, este nome será o da Governadora Ana Júlia Carepa (PT).

    ResponderExcluir
  3. O atual secretário de saúde afirmou que iria comprar uma nova autoclave para o Hospital Municipal, mas voltou atrás e disse que nao vai mais comprar, porque o Regional está atendendo bem a esse fim.
    Por outro lado, no Hospital Regional, o DRH de Belem mandou cortar vários plantoes dos funcionários tecnicos de enfermagem, que estao na iminencia de paralisar suas atividades no hospital, ou seja, a situaçao pode ficar ainda pior para o povo de Tucuruí.

    ResponderExcluir
  4. Recurso nunca faltou ao Hospital Regional, segundo a secretaria estadual de saúde, Silvia Cumaru, falava um percentual de mais de três milhões, para o Hospital Regional MÊS ,mais do que encaminhava pra a Santa Casa,e todo mês o município repassa ao Regional, (495,785,925 X 12 MESES o valor),conforme essa tabela da CIB E PAROVADO. Esse é convenio entre públicos e PPI, o qual se tira o valor do GDI dos Funcionários, pergunto esses funcionários estão recebendo o GDI. .
    Veja sobre a Psiquiatria, também é credenciada ao SUS (CNES,)recebe recursos todo mês separadamente todos que ocupa uma cama daquela,pagar pelos os serviços,alias todos os procedimentos feito no Hospital Regional e municipal são encaminhados ao SUS que repassa os recursos.
    Se o hospital Regional vai fechar a psiquiatria tem que o Conselho Municipal de Saúde Solicita do Ministério da Saúde o seu descredenciamento, pois se não quer atender, tem que suspender os recursos.

    DETALHAMENTO DOS VALORES A SEREM DESCONTADOS DA PPI DOS MUNICÍPIOS EM FUNÇÃO DE TCEP ENTRE OS GESTORES ESTADUAL E MUNICIPAL (VALORES ANUAIS)
    Cód.IBGE - Nome do Município Nome da Unidade Código CNES Número do Termo Data de Publicação do Extrato do Termo Fundo para o qual serão realizadas as transferências Valor ANUAL a ser destinado ao Fundo de Saúde
    150210 - CAMETA HOSPITAL REGIONAL CAMETA 2313367 001 28-08-2008 FES 1.620.000,00
    150270 - CONCEICAO DO ARAGUAIA HOSPITAL REGIONAL 2328992 002 28-08-2008 FES 1.860.000,00
    150442 - MARITUBA URE REI E TREI DERMATOLOGIA SANITARIA 2316390 004 28-08-2008 FES 528.000,00
    150442 - MARITUBA ABRIGO JOÃO PAULO II 2316498 003 28-08-2008 FES 192.000,00
    150810 - TUCURUI HOSPITAL REGIONAL TCURUI 2621614 005 28-08-2008 FES 5.949.431,81
    TOTAL 10.149.431,81


    O que esta faltando e compromisso com a população do Município e entorno do lago
    Ao qual o mesmo hospital receber outros recursos pra desenvolver saúde com essa população. Temos que exigir dos nosso governantes o seu papel em cada estância, e o governo estadual, da o perfil do Hospital Regional,deixa de faze política partidária e saúde Publica,veja o Hospital Regional de Marabá só atende alta complexidade e media. Vela como esta credenciado o Hospital Regional de Tucurui

    O Hospital Regional de Tucuruí está localizado na 11° Regional de Proteção Social, com sede e Fórum na cidade de Tucuruí, localizado na Avenida dos Amazônidas, é uma Unidade tipo Hospital Geral de Média e Alta Complexidade, é credenciada ao Sistema Único de Saúde (SUS) para prestar assistência integral á saúde a nível ambulatorial e hospitalar
    É um modelo Assistencial previsto para o desenvolvimento de atividades de assistência de média e alta complexidade na atenção hospitalar e ambulatorial, com perfil voltado ao trauma, sendo o único hospital da região do entorno do lago com atendimento de urgência e emergência 24 horas
    É um prestador de Serviço do SUS, que deverá desenvolver de modo a garantir a realização dos procedimentos cobertos pelo o Sistema Único de Saúde (SUS) que se façam necessários para o atendimento aos usuários do sistema e as populações dos municípios, Novo Repartimento, Breu Branco, Pacajá, Baião, Jacundá, Goianésia e Tucuruí.
    A resolução 152 de 20/10/2009 CIB, credencia os serviços de neurologia dos hospitais Regionais, segunda determinada profissional diz esta trabalhando sem existir.
    A população só cobra Saúde quando procura e não encontra,ta ai um grande desafio da folha fazer com quer a população,cobre ,Saúde ,educação,segurança publica.

    ResponderExcluir
  5. 150810 - TUCURUI HOSPITAL REGIONAL TCURUI 2621614 005 28-08-2008 FES 5.949.431,81 É muito dinheiro,só do municipio.é um dos hospital que mais recebe comforme os valores do anõnimo que escreveu,mais de cinco milhãoes.

    ResponderExcluir
  6. Mais que legal foi no plantão noturno de 07/08/11, ontem a noite que a população qdo chegava encaminhada se deparava com a AUSÊNCIA de médicos no pronto- socorro do HRT, a direção colocando regras para os servidores sem dar a minima de condições de trabalho, o hospital ta sucatedo e falta protocolos.Greve já!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.