Alterar o idioma do Blog

segunda-feira 17 2010

População masoquista, ou simples marionete?


Às vezes penso que uma parte da população paraense é masoquista. Geralmente vemos a população fazendo manifestações por melhorias e por desenvolvimento, de repente vemos a população fazendo manifestações contrárias a obras que são na realidade do seu próprio interesse. Vemos manifestações deste tipo contra Belo Monte e mais recentemente contra o Complexo Viário Júlio César.

Quem mora em Tucuruí há muito tempo sabe o que era Tucuruí antes e depois da barragem. A barragem trouxe problemas, mas trouxe muitos benefícios e desenvolveu toda a região. Perguntem ao povo de Tucuruí se eles seriam contra a duplicação da barragem ou a construção de outra (se fosse possível). É inegável a ação política por trás destras manifestações. Não sabemos quanto a outros municípios, mas em Tucuruí a população não tem do que reclamar deste governo, em se tratando de investimentos do estado e investimentos federais no município.

Quem entende de política sabe o quanto é fácil plantar grupos em meio às multidões para iniciar uma vaia ou uma ação violenta por exemplo. Todos devem se lembrar de que fizeram isso com o Lula no início do mandato, não fazem agora por medo de linchamento (rs). Se este governo não fez nada em comparação com os governos tucanos, como se explicam às pesquisas que colocam o Jatene candidato do PSDB em terceiro lugar nas pesquisas, e com uma grande desvantagem em relação à governadora?

Não estamos defendendo o governo do estado e nem a governadora, estamos apenas alertando a população para que não se deixem manipular pela grande imprensa. Sabe-se que a grande imprensa como a maioria das empresas, defende antes os seus lucros que qualquer outra coisa, inclusive o interesse público. É de conhecimento público que a grande imprensa paraense é ligada a grupos políticos e econômicos, cada qual defendendo seus próprios interesses.

Desconfio de qualquer denuncia em ano eleitoral (Não da veracidade dos fatos e sim dos objetivos, quase sempre espúrios), principalmente quando estas denúncias são tornadas públicas pela própria classe política.

Jader, Jatene e Ana Júlia, qual dos três não está envolvido(a) em denuncias de corrupção? Se tiver apenas um, que atire a primeira pedra. Podemos até tolerar a hipocrisia, mas insultos à nossa inteligência, não!!! Tem muito político que quer o poder a qualquer preço, mesmo que para isso tenha que impedir ou prejudicar o desenvolvimento do estado, e utilizam a população como bucha de canhão e como inocentes úteis para provocar fatos políticos.

Em Tucuruí mesmo, temos denunciado vários crimes contra a administração pública e contra o meio ambiente através das nossas matérias, alguém dos que estão lendo esta matéria viu ou ouviu algum político se manifestando e movendo uma palha para apurar estas denuncias e defender a população, a cidade, a lei e o erário público?

Não viram e nem vão ver, não ouviram e nem vão ouvir, pois defender a sociedade, as leis e o erário público não é prioridade para a maioria dos políticos, não lhes é conveniente e não é de seu interesse. Agora com certeza os senhores e senhoras os irão ver e ouvir a defender os seus erros e os erros dos seus aliados,  tentando enganar e explicar o inexplicável, como se nós o povo fossemos todos uma manada de antas, é claro, se tiverem algum interesse pessoal nisso. É lógico que existem exceções, mas infelizmente são exceções.

Portanto antes de formar opinião sobre qualquer coisa relacionada à política e a governos, analise bem antes de aceitar os argumentos. Faça algumas perguntas a si mesmo(a):

1 - Esta questão beneficia ou prejudica REALMENTE minha cidade, meu estado ou meu país?

2 - Estes fatos são verdadeiros?

3 - Se os fatos forem verdadeiros, será que não foram distorcidos ou aumentados?

Se o que estiver sendo denunciado prejudicar, se for verdade, se não foram distorcidos ou aumentados, aí sim tome posição.

Se ficar em dúvida, procure se informar em fontes confiáveis. Evite se informar com políticos, principalmente em ano eleitoral, pois as respostas deles depende de que lado eles estejam.

Se o que foi denunciado não prejudica, se for falso, ou se tiver sido distorcido, não ligue e preste mais atenção em quem está tentando lhe manipular.

8 comentários:

  1. De quem é a autoria deste texto?

    ResponderExcluir
  2. Todos os textos que não indicamos a fonte, são de autoria da equipe do Folha, e reflete a nossa opinião.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo artigo!
    Parabéns equipe Folha!

    ResponderExcluir
  4. "...de repente vemos a população fazendo manifestações contrárias a obras que são na realidade do seu próprio interesse." Trecho retirado da matéria: População masoquista, ou simples marionete?
    Acredito que a equipe do Folha está equivocada ao fazer esta afirmação. Primeiro, os movimentos que estão se manifestando contra o complexo hidrelétrico Belo Monte, não enxerga nenhuma possibilidade de ser beneficiada com este projeto, muito pelo contrário, encontra e pode comprovar que o projeto trará muitos prejuízos, cerca de 30% do município de Altamira será inundado, consequentemente, muitos moradores, ribeirinhos, indígenas, serão os principais afetados. Além disso, acompanhado a esse projeto é iminente que uma série de problemas sociais afetarão a vida daquela população. Isto sem falar nos impactos ambientais que o governo finge não ver.
    Segundo, o que se questiona também é que o governo utiliza o argumento do desenvolvimento. Desenvolvimento para quem? Para a população? Certamente não, porque quem discute lá, está aprofundado no assunto, sabe que a energia atenderá aos grandes grupos empresariais e a população continuará desassistida de seus direitos básicos, como saúde e educação. A exemplo do que ocorreu em Tucuruí.
    Li aqui no Folha algumas matérias anteriores sobre este assunto, e que inclusive considerei-as bastante pertinente. No entanto, esta matéria está longe do debate crítico que o Folha tem apresentado.
    Esperem que analisem criticamente, já que afirmaram "a usina de Tucuruí trouxe muitos benefícios e desenvolveu toda a região". Pode até ter desenvolvido a região no sentido geográfico, não no sentido do desenvolvimento social que a população precisa. E que somente uma parcela da população é beneficiada por existir aqui uma grande usina hidrelétrica.

    ResponderExcluir
  5. Não tem nada haver com o assunto o que eu vou falar, mas lá vai.
    Eu queria saber de vocês pessoal do folha, se vocês tem alguma informação, sobre o fato de o Navega Pará não ser mais disponibilizado nos CID's para quem tem notebook e para quem mora perto. Segundo 'rumores' de funcionários de dentro do CID da Pioneira, o pessoal lá vai mudar a instalação de 'sem fio' para cabeada e aí quem quiser usar notebook só vai poder usar na praça ou nos pontos de acesso gratuitos.
    PS¹: Não sei se vocês sabem, mas o Sancler tem um roteador instalado dentro do CID da pioneira jogando sinal exclusivamente pra ele, na casa dele. Será que quando tirarem a rede sem fio, vão tirar o roteador dele também?! (pergunta idiota).
    PS²: Não precisa publicar meu comentário, só mandem uma resposta aqui mesmo, que eu vou saber.
    Obrigado e abraços.

    ResponderExcluir
  6. A hidrelétrica trouxe mais benefícios que desvantagens e isso é inegável. O Brasil precisa de energia para continuar a se desenvolver. A população de Tucuruí se beneficiou com a barragem, torceu para que fosse feita a segunda etapa e para que fossem construídas as eclusas. Isso é fato. Vão construir Belo Monte porque a maioria da população quer a construção e isso também é fato. Na democracia prevalece à vontade e os interesses da maioria.

    Quanto à notícia do CID da Pioneira impedir o sinal para notebooks, não vemos motivo para modificações, já que à vontade do governo é justamente expandir o acesso ao Navega Pará.

    Caso os CIDs impeçam o acesso externo da população e mantiverem o cesso do Sancler ou de qualquer outra pessoa, caberá denuncia ao Ministério Público, pois o serviço é público e não pode haver privilégio já que o Sancler é um cidadão como qualquer outro. Deixe que tentem...

    ResponderExcluir
  7. A democracia está longe de ser exercida, principalmente no caso Belo Monte. Se esta construção se concretizar não será exercida a vontade do povo e sim, a vontade do governo. É muito fácil, o governo dizer que vai construir uma hidrelétrica, porque o povo quer. Demagogia típica dos governos. Quem pensou em construir foi o governo, e não o povo, começa por aí.
    E me causa muita admiração em saber que o Folha pensa como o governo "o Brasil precisa de energia para se desenvolver". Isto significa: o Brasil precisa de energia a qualquer custo, inclusive sem respeitar o meio ambiente. Este mesmo meio ambiente que por tantas vezes, a equipe do Folha defende. É uma pena que o Folha seja tão contraditório em suas matérias.
    É uma pena que o Folha não aponta outras saídas, como a utilização da energia através de outras fontes, menos prejudiciais ao meio ambiente.
    É uma pena.

    ResponderExcluir
  8. Não apontamos porque não conhecemos outras fontes economicamente viáveis que possam suprir a demanda do Brasil por energia para sustentar o nosso crescimento econômico. Mas se o anônimo conhece outras opções viáveis nos diga quais são que queremos saber...

    Para nós não interessa quem inventou o futebol e sim quem vai ganhar a copa. Sabemos que o Brasil precisa urgentemente de novas fontes de energia, sob pena de parar em cinco anos a exemplo da Venezuela, que vive um racionamento de energia brutal. É claro que quem pensou em construir e planejou a construção foi o governo, esta é uma das suas atribuições, administrar o país. Queria você que a construção de barragens fosse iniciativa das associações de bairros ou dos índios? E tem muita diferença entre criar um lago de uma hidrelétrica, do fazer três lixões, sendo um em área urbana, usar lixo como aterro em áreas de proteção ambiental permanente, destruir mata nativa e doar terrenos no bosque municipal, tudo isso em apenas 17 meses.

    E tem mais, em belo Monte tem muitas ongs e políticos contra se manifestando supostamente em defesa da natureza, aqui em Tucuruí ao contrário só tem o Folha para defender o meio ambiente, e mais ninguém.

    E tem mais ainda, existem opiniões contrarias quanto à necessidade da construção da barragem de Belo Monte e todos os lados tem bons argumentos, já em Tucuruí não existe dúvida alguma quanto aos crimes ambientais cometidos, se existe alguma dúvida nos digam qual. Podemos provar todas as denuncias que já fizemos.

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.