Alterar o idioma do Blog

sábado 29 2010

Navega Pará – A marca da incomPeTência


É uma vergonha o serviço prestado pelo Navega Pará em Tucuruí, o Centro de Inclusão Digital da Vila Pioneira é um exemplo de incomPeTência e discriminação pelos pobres.

O CID da Vila Pioneira, apesar de estar localizado em um pequeno bairro de classe média, atende um grande número de pessoas de bairros pobres em torno, como por exemplo, uma parte do Pimental, a Matinha e São Sebastião. Os moradores em torno do CID e os jovens dos bairros do entorno, com seus notebooks (Comprados com dificuldade em 24 parcelas) tinham (quando o CID funcionava), acesso à internet dia e noite e nos fins de semana.

Era interessante ver vários jovens no pátio do CID à noite e nos domingos acessando o Navega Pará. Estes jovens em vês de estarem em farras, se drogando ou cometendo contravenções, estavam se instruindo, batendo papo ou fazendo trabalhos escolares, isso acabou, pois os funcionários do CID no término do expediente simplesmente desligam o roteador, se lixando para a comunidade e para quem precisa da Internet.

O problema (Além da imcomPeTência é claro) é que foram instaladas antenas retransmissoras do sinal do Navega Pará nas proximidades do CID, o que segundo os funcionários interfere no sinal do Navega Pará, acontece que estas pessoas que instalaram as antenas são pessoas influentes na política local (inclusive no PT), e como os responsáveis pelo Navega Pará e pélos CIDs não tem coragem de tomar uma atitude, preferem prejudicar a população que não tem nada com isso e nem como se defender, pura covardia prejudicar os mais fracos.

Já o acesso do Navega Pará no centro da cidade, na Praça do Rotary, este funciona perfeitamente bem. Com o sinal da Praça também acontece à mesma coisa que nos CIDs, mas lá os usuários são grandes empresários, políticos, os ricos, o prédio da PMT está na área de acesso livre na praça, e estes não podem ser prejudicados, é o “Governo Popular” defendendo e priorizando a elite e os financiadores de campanha.

Quer dizer que a periferia que se lasque, por culpa da incomPeTência do Governo os pobres são prejudicados.

Às vezes ficamos a pensar que Deus escreve certo por linhas tortas, imaginem o que seria de Tucuruí se esta “turma” estivesse na prefeitura?

ISSO É UMA VERGONHA!!!

5 comentários:

  1. E será que o roteador do Sancler tambem é desligado quando o do CID é desligado?! E não sei se vocês do folha tão sabendo, do "novo cadastro" pra tirar a carteirinha pra poder acessar o CID. Eu não lembro ao todo os documentos necessários, mas entre eles está o TÍTULO DE ELEITOR. Sendo que a partir de 26 junho só será permitido o acesso ao CID quem tiver essa carteirinha. Sinceramente eu nunca vi um cadastro no mínimo, tão estranho, quanto esse. Pra qu ê título de eleitor pra tirar essa carteirinha?! Aí tem! Qualquer coisa é só olhar o cartaz que está afixado no vidro do CID.

    ResponderExcluir
  2. Hoje depois do meio dia o sinal do CID da Pioneira retornou, mesmo que de forma precária.

    Resposta ao anônimo: É, foi o cadastro da casa, depois o cadastro do cheque moradia e agora o cadastro dos CIDs. Está passando da hora do Ministério Público e da Justiça Eleitoral começar a prestar atenção nestes "cadastros" eleitoreiros.

    Se alguém receber alguma cartinha pedindo votos por causa destes "cadastros", nos avise pra gente botar a boca no mundo. Pouca vergonha!!!

    ResponderExcluir
  3. Me digam quando é que não está de forma precária a net daquele lugar, é só acessar os gráficos no site http://www.infocentros.pa.gov.br/infocentros/tucurui_02.php e ver que todo dia tem queda na internet. Tudo graças aos "chupa cabras" instalados aos arredores do CID. Agora lhes pergunto, porque a Prodepa não olha isso?! Ah, olhar pode até olhar, mas fazer alguma coisa, aí é que são elas. Não é querendo ser pessimista, mas na minha singela opinião eu acho que Tucuruí ainda tá é com sorte desse negócio tá durando aqui. Pois não vejo um elogio se quer em cima desse projeto, pelo menos não aqui em Tucuruí. Um conselho, é bom aproveitar enquanto ainda tá dando.

    ResponderExcluir
  4. Vejam, os CIDs em um raio de mais ou menos 100 mt permite acesso livre, e isso é o que deve ser. É assim em todas as cidades.

    Qualquer um em Marabá e outras cidades como Santarém, Parauapebas, Belém pode acessar livremente a Internet de quase toda a cidade, sem qualquer problema.

    Em nossa opinião o que acontece é que tem muita gente pegando o sinal e retransmitindo, para parentes, amigos e até profissionalmente visando lucros e isso sim interfere.

    Isso é fácil de constatar, é só verificar a lista que é captada pela sua antena via rádio, são inúmeros piratas por toda a cidade, e os responsáveis sabem quem são.

    Quantos computadores não têm em uma só Lan House? A captação particular do sinal na área livre não causa problemas, a retransmissão sim.

    E ninguém nos tira da cabeça que está havendo sabotagem do Navega Pará por motivos políticos e econômicos em Tucuruí.

    Seria o caso de uma auditoria e uma investigação policial no Navega Pará em Tucuruí. Muita gente (inclusive alguns políticos) não querem o progresso e a inclusão digital em Tucuruí.

    Eles sabem que a Internet informa, e isso é ruim para os maus políticos e para todos que tem muito a esconder. O que eles querem é que o povo continue sendo manipulado pela imprensa de aluguel.

    Além disso a retransmissão do sinal da Internet pelos provedores locais é um ótimo negócio, e o Navega Pará é uma opção para a maioria pobre que não pode pagar provedor particular.

    Em nossa opinião o Navega Pará está sendo sabotado intensionalmente em Tucuruí.

    ResponderExcluir
  5. Resumindo em uma única frase o comentário do Folha.

    "Em Tucuruí, nada dá certo."

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.