Alterar o idioma do Blog

terça-feira 25 2010

Pesca predatória é coibida em Tucuruí

Crimes ambientais em unidades de conservação da natureza estão sendo coibidos pelo Núcleo de Fiscalização em Áreas Protegidas, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Entre os dias 10 e 21 de maio, uma equipe de fiscais esteve em Tucuruí onde houve flagrantes de delitos cometidos contra o meio ambiente e a consequente apreensões de equipamentos usados ilegalmente no município.

O engenheiro de pesca, David Luz, e o químico industrial, Reinaldo Sanches, da Sema, com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), apreenderam durante operações no Lago de Tucuruí, 2.100m de redes – sendo 700m fora dos padrões, distância abaixo de 7cm entre os nós da malha, e o restante por causa da utilização da pesca proibida de tapagem, que é o fechamento do lago de margem à margem.

Pescadores do Lago de Tucuruí tiveram ainda apreendidos oito pares de pés-de-pato, dez óculos de mergulho e 15 arpões - quatro artesanais, dois de ar comprimido e nove de elástico profissional. De acordo com os fiscais da Sema, os principais alvos desse tipo de pesca predatória no lago são os tucunarés machos, que colocam milhares de alevinos dentro da boca e procuram a margem para melhor proteção e ficam mais expostos. “Esse tipo de pesca compromete a preservação da espécie”, garantem os fiscais.

Uma espingarda calibre 20 e nove cartuchos também foram confiscados de um pescador, pelo BPA. “Era só prá matar uns tatus”, garantiu o infrator. (Ascom Sema)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.