Alterar o idioma do Blog

sábado 22 2010

Um segredo bem guardado


O segredo mais bem guardado na PMT hoje é o aumento de salário dos servidores municipais. Com a prefeitura falida, a folha de pagamento inchada e um sindicato inoperante e patronal, as perspectivas dos funcionários da PMT em relação à data-base de maio não são muito boas. 

Acreditamos que no máximo e com muita sorte, em vez de aumento haverá a reposição das perdas com a inflação que nos últimos doze meses é de 5,26%. Caso a PMT dê um "aumento" menor que este, de fato haverá redução de salário na Prefeitura de Tucuruí, o que seria inédito na história do município, já que nenhum governo municipal na história de Tucuruí, por pior que tenha sido, conseguiu quebrar a prefeitura a ponto de não repor pelo menos a inflação na data base do funcionalismo.

Realmente é um novo tempo!!!  Novíssimo, inédito, recordista!

9 comentários:

  1. Até que enfim alguem falou alguma coisa sobre o suposto aumento ou nao que a PMT vai ou nao vai dar aos funcionarios, pois sou funcionario público e nao sabia de nada, apenas boatos.
    Infelizmente o sindicato é comprado pelo prefeito e nao divulga nada.

    ResponderExcluir
  2. Olha, o fato de que os sindicatos (SINTEP e SINSMUT) estejam negociando às escondidas e até agora não disseram nada, e levando em conta que a folha de pagamento já fechou, é um péssimo sinal.

    Podemos estar até enganados, mas é bem provável que nem haja reposição da inflação, ou seja, pode haver uma redução real de salário em relação a maio de 2009.

    Um dos "truques" seria transferir uma parte do vale alimentação para o salário base, desta forma o funcionalismo teria um "aumento salarial", sem receber um centavo a mais, e pagando mais INSS e ASSERT.

    ResponderExcluir
  3. Continuando, os servidores têm que lembrar que estamos em uma data-base e na negociação de data-base é preciso que os sindicatos aceitem o acordo, ou levem a questão à justiça.

    Que não é fácil não é, mas é muito melhor que o sindicato pelegar e fazer o jogo do patrão. Se tiver que reduzir salário que o faça, mas sem a conivência dos sindicatos. Difícil foi nomear todos os concursados, e a Comissão conseguiu, sem ajuda de sindicato nenhum.

    Nenhum patrão (ainda mais falido) gosta de dar aumento, melhoria salarial só se consegue com pressão, o resto é conversa pra boi dormir.

    Mas para isso os trabalhadores têm que estar representados por um SINDICATO comprometido com o trabalhador. É ai que o bicho pega!!!

    ResponderExcluir
  4. Continuação 3 - Pior ainda é que tem três vereadores que são funcionários concursados da PMT. Chico Enfermeiro que é presidente da Câmara Municipal (que teve apoio maciço dos vigias da PMT), Jones e Tom (que foi apoiado pela educação municipal) e nenhum deles se manifesta.

    ResponderExcluir
  5. Posso ajudar a completar a informação acima? Primeiro: O vereador Jones não é funcionário da Prefeitura, e segundo: esqueceram de informar que o Vereador Bena Navegantes é também funcionário da PMT.

    ResponderExcluir
  6. Jones é funcionário sim, o exoneraram por perseguição mas o caso dele está sob judice e a justiça o deve retornar como todos os outros. Já o Bena é funcionário sim, às vezes a gente até esquece que ele existe...

    ResponderExcluir
  7. Profº Ronaldo5/24/2010 3:11 PM

    Em primeiro lugar é importante descatar que patrão nenhum dá aumento por vontade própria, não adianta ficar deitado em berço esplêndido esperando a vontade do prefeito que nada terá.
    Todos os reajuste e avanços que ocorreram desde a reestruturação de SINTEPP, que encabeçou em 2000 a luta pelo décimo terceito salário, só ocorreu com manifestação.

    O prefeito Ja disse que esse ANO O REAJUSTE É DE 0,0% E O SINTEPP JÁ ALERTOU ENQUANTO A ISTO.

    O SINTEPP já realizou neste ano pelo menos 6 assembléias e uma ato público com adessão mínima da categoria. Não se faz luta sozinho a direção sozinha não tem força é facilmente esmada. Mais dificil é pisar em todos os funcinários.

    Por isso é necessário que se preparem para uma greve geral se todos querem reajuste, o SINTEPP NÃO PODE MOBILIZAR AS OUTRAS CATEGORIAS, MAS ELAS PODEM ADERIR À NOSSA MANIFESTAÇÃO, JÁ FIZEMOS INUMERAS GREVES JUSTOS.

    A repossição salarial constitucional ou se ganha na greve, que é mais rápido, ou na justiça, que é mais lento.

    A SORTE ESTA LANÇADA, QUEM TEM BRIO LUTA, QUEM É LETÁRGICO ESPERA, E AO CONTRÁRIO DO QUE DIZEM, QUEM ESPERA NUNCA ALCAÇA, SÓ ALÇANÇA QUEM BUSCA.

    OUTRA ASSEMBLEIA DO SINTEPP QUINTA FEIRA 27 DE MAIO SALÃO SÃO JOSÉ 17:45
    PAUTA:
    PCCR
    REAJUSTE

    ResponderExcluir
  8. Ronaldo Meireles5/24/2010 3:32 PM

    Um dos piores sentimentos humanos é a ingratidão, que é fruto da "falta de mémoria". Mais é importante sempre lembrar os atores sociais que contribuiram para a vitória dos concursados, um desses foi o SINTEPP.
    Doi muito lê os colegas da folha disser que não precisaram de sindicato nenhum, é facil falar isto quando se esta escondido e protegido detraz do computador, expondo somente as ideias e não a cara.
    Agora dificil é fazer como nós do SINTEPP, EU (Ronaldo, coordenador do sintepp) Nívea, Maria Rosa, Vereador Ton, enfim, Nós expomos além das ideias a cara. Não é à toa que eu fui demitido do meu cargo de professor, perdi também o de pedagogo e nunca mais vou poder fazer concurso para PMT. A Nivea está sendo ameaçada de demissão também, por várias vezes tentaram caçar o mandato do tom. Esse de fato é um novo tempo de perseguição.
    Para início de conversa foi o sintepp quem puxou a luta pela realização do concurso em 2006, como está fazendo de novo ( jó protolocalomos documento no ministério publico solicitando agilidade) , fomos nós também que conseguimos barrar a realização do concurso por aquela empresa fajuta, e a maioria das vezes que a comissão teve que viajar grande parte da ajuda de custo foi do SINTEPP e dos companheiros da Assert.
    Temos inumeros documentos de denúncias no ministério publico e esses documento são assinado pelo SINTEEPP,
    É preciso pensar antes de falar.

    ResponderExcluir
  9. Vamos por partes, a Comissão teve ajuda da então vereadora Nilda, e o então vereador Jorge Luiz, do Tom, do Jones, Dr. Walter, da direção do SINTEP e tantos outros que o espaço não permite citar a todos. Não estamos falando de ajuda de xerox e combustível, ou qualquer outra ajuda material e financeira, que a Comissão teve de diversas pessoas, inclusive sua Ronaldo, que também era parte interessada.

    Convém destacar que se você contraria os interesses do prefeito, de seus aliados e da administração municipal, tem que estar preparado e principalmente não pode errar e dar motivo para represarias. Tentaram cassar o Tom mas não conseguiram, tentaram exonerar o Edimilson Rodrigues Maciel (Bí) e também não conseguiram, e sabe porquê? Porque não havia amparo legal para isso, já que nenhum dos dois infringiu a lei.

    Você deu a cara e com toda a sua experiência cometeu um P. de um erro grave e está na rua, qual é a vantagem disso? Todos do folha corremos o risco, não de perder emprego mas sim de perder a vida diante das denuncias que fazemos não só do prefeito em troca de acordos salariais, mas de outras pessoas poderosas da cidade, para nós não seria vantagem alguma levar um tiro na cara, por isso não nos expomos desnecessariamente. Mas ao mesmo tempo quem somos não é segredo para ninguém, ou você acha que o prefeito não sabe quem faz parte da equipe do Folha? E nem por isso somos imbecis a ponto de pintar um alvo nas nossas testas.

    E além de cometer o erro, você Ronaldo também envolveu a Nívea e é por isso que ela também está tendo problemas, a administração não precisou inventar nada para lhe punir, apenas usou os seus próprios erros. Você deu munição a eles, e eles aproveitaram, é isso aí, é uma guerra, ou você não percebeu? Você sabe que na política ninguém tem pena de ninguém, você acha que eles perderiam a oportunidade que você lhes deu de bandeja? Você acha que nós do Folha, também não estamos sofrendo pressões de outras formas? Acha que não estão esperando ansiosamente só um errinho nosso para nos ferrar? Se você está certo, você vai ganhar na justiça como tantos outros ganharam, mas se você admite que nunca mais vai poder fazer concurso para a PMT é porque já desistiu e admite seu erro e a sua derrota.

    O SINSMUT foi criado pelos servidores municipais com o apoio do Navegantes porque todos estavam cansados de ver o SINTEP puxando a sardinha e negociando somente para os professores, e se lixando para as outras categorias. Esquecem que na educação também tem zeladores, vigias, motoristas e outras categorias além dos professores. Agora é muito fácil jogar a culpa de tudo nos funcionários, são os mais fracos mesmo.

    O prefeito não dá aumento e a culpa é do funcionalismo? E não venha com esse lero-lero que você sabe muito bem que existem muitas formas de pressionar o executivo sem ser a greve (que na PMT é muito difícil), ainda mais este prefeito que está seriamente comprometido.

    Agora, se a direção do SINTEP não pode, por qualquer motivo, pressionar o executivo politicamente e de forma efetiva, são outros quinhentos.

    Não se esqueça que muitos de nós já fomos sindicalistas e também já atuamos na política, portanto você não está tratando com leigos e ignorantes nestes tipos de assuntos. Portanto nós, ao contrário do que você afirmou em seu comentário, SABEMOS MUITO BEM O QUE ESTAMOS FALANDO.

    Um abraço...

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.