Alterar o idioma do Blog

terça-feira 18 2010

Tucuruí - Cidade luxo, cidade lixo

 Mapa do lixo e da degradação ambiental em Tucuruí. Clique na imagem para ampliar.

Cidade luxo, cidade lixo

Antigamente havia uma certa rivalidade entre as pessoas que moravam nas Vilas Residenciais e os moradores da cidade de Tucuruí. O contraste era gritante (e ainda é, hoje nem tanto) entre as Vilas completamente urbanizadas, com asfalto, calçadas, jardins, ruas limpas e bem cuidadas, tratamento e coleta de lixo, água tratada e segurança 24 horas por dia, já a zona urbana de Tucuruí era completamente sem infra-estrutura, com o lixo se acumulando nas ruas, poeira e muita violência. Tucuruí assemelhava-se a uma cidade do faroeste americano, ou a uma cidade de garimpo (quem conhece uma sabe como é).

Assim Tucuruí era a cidade lixo e as Vilas a cidade do luxo. Eram dois mundos completamente diferentes e opostos. Com o tempo as diferenças diminuíram muito, enquanto a qualidade de vida em Tucuruí melhorou, na vila esta qualidade piorou, pelo menos no quesito segurança, mas ainda é muito superior a da cidade. Outro dia um menino filho de um conhecido que foi na vila residencial resolver um assunto, perguntou ao pai vendo a diferença entre vila e cidade: “Pai, quem é o prefeito da vila?”

Pois bem, o que era uma simples metáfora, tornou-se realidade. Ao longo do tempo administrações irresponsáveis em termos ambientais vem destruindo o meio ambiente, poluindo e degradando o solo, água e ar na cidade de Tucuruí. O próprio poder público que deveria dar o exemplo e cuidar do meio ambiente é o vilão e o maior criminoso ambiental, mas nunca e em tão pouco tempo uma administração municipal conseguiu promover tanta destruição como esta vem fazendo, e em apenas um ano e seis meses, deve ser um triste record.

Foram autorizações para construção em áreas de preservação ambiental e até em cima de igarapés, e proteção a empresários devastadores e poluidores do meio ambiente. A própria prefeitura aterrou com lixo e entulhos lagoas, igarapés, cursos de água e nascentes,  esta administração desativou um lixão, e criou mais três em áreas diferentes, inclusive um em plena área urbana (bairro Palmares/Serra Azul).

Hoje a “cidade lixo” não é mais uma metáfora e sim uma triste realidade, que reflete a irresponsabilidade da administração municipal e a omissão/conivência criminosa dos órgãos de fiscalização ambiental estadual e federal, e demais autoridades. Onde estão os políticos da região tão “preocupados” com a cidade e o povo de Tucuruí?

Enquanto a demagogia e a teatralidade dos políticos locais se mostra em discursos eleitoreiros, inúteis e hipócritas a população é sufocada pelo lixo, contaminada pela poluição da terra, água e ar e pela falta de higiene do matadouro municipal. Pior para o povo e melhor para os insetos, ratos, urubus e funerárias.

Enquanto a saúde pública está de mal a pior, o próprio poder público contamina o meio ambiente contribuindo para a disseminação de doenças.

E ninguém faz absolutamente nada!!!

Vejam nas figuras abaixo a diferença entre um lixão (como é feito em Tucuruí) e um Aterro Sanitário.

Como é um lixão (figura abaixo), no caso de Tucuruí o lixo fica muito tempo a céu aberto e o vento espalha o lixo pelas redondezas poluindo tudo em volta em centenas de metros distante do lixão, depois o lixo é enterrado de qualquer maneira, poluindo o solo e o lençol freático.

Notem na primeira foto (acima), a proximidade do atual lixão com o aeroporto  da cidade, o que causa risco de colizão entre as aeronaves e os urubus (alô INFRAERO).


Aterro Sanitário (como deveria ser em Tucuruí):


Um comentário:

  1. Eu morei em tucurui e corcordo plenamente com este descaso para com os contribuinte.
    isso e um vergonha!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.