Alterar o idioma do Blog

sexta-feira 09 2010

Cabeças na guilhotina

Do Blog do Hiroshi

Há uma semana, Gabriel Priolli foi indicado diretor de jornalismo da TV Cultura.

Ontem, planejou uma matéria sobre os pedágios paulistas. Foram ouvidos Geraldo Alckmin e Aluizio Mercadante, candidatos ao governo do estado. Tentou-se ouvir a Secretaria dos Transportes, que não quis dar entrevistas. O jornalismo pediu ao menos uma nota oficial. Acabaram não se pronunciando.

Sete horas da noite, o novo vice-presidente de conteúdo da TV Cultura, Fernando Vieira de Mello, chamou Priolli em sua sala. Na volta, Priolli informou que a matéria teria que ser derrubada. Tiveram que improvisar uma matéria anódina sobre as viagens dos candidatos.

Hoje, Priolli foi demitido do cargo. Não durou uma semana.

Semana passada foi Heródoto Barbeiro, demitido do cargo de apresentador do Roda Viva devido às perguntas sobre pedágio feitas ao candidato José Serra.

Para quem ainda têm dúvidas: a maior ameaça à liberdade de imprensa que esse país jamais enfrentou, nas últimas décadas, seria se, por desgraça, Serra juntasse ao poder de mídia, que já tem, o poder de Estado.

-----------

Luiz Nassif,  denunciando a repressão imposta por José Serra na TV Cultura em função de matérias jornalísticas e entrevistas, veiculadas sobre os altos pedágios cobrados nas estradas do Estado.

2 comentários:

  1. Caros amigos da Folha de Tucuruí,
    a liberdade de imprensa é uma conquista da sociedade. Uma imprensa livre é uma arma apontada diretamente ao coração de regimes ditatoriais, esquerdopatas e políticos corruptos e mal-intencionados, que não perdoam ver seus atos falhos anunciados na mídia, mídia esta na qual a Folha também se insere.
    O comentário do Luis Nassif, reverberado no nosso estado pelo Hiroshi, e agora pela Folha de Tucuruí, traz em seu teor duas discordâncias sérias.
    A primeira é que luis nassif não goza de credibilidade para tecer críticas ao candidato José Serra, uma vez que é um jornalista claramente financiado pelo governo federal, através de contratos com a tv estatal e pelos patrocínios estatais do seu blog.
    A segunda discordância, infere-se no último parágrafo do texto, "a maior ameaça que a liberdade de imprensa enfrentou nas últimas décadas...", pois ameaças sérias mesmo à liberdade de imprensa e expressão neste país nas últimas décadas sempre partiram dos programas partidários do PT, vide as decisões tomadas no último congresso do partido.
    Para completar, a candidata petista rubricou, assinou e enviou ao TSE um programa de governo (seu), onde constam, com todos os efes e erres, propostas liberticidas, aprovadas no citado congresso do pt, que visam, ai sim, o fim da liberdade de imprensa e expressão no Brasil.
    Entre os vários itens constantes no programa de governo do pt, substituído prontamente após as repercussões de protesto de toda a sociedade, uma talvez atingisse os amigos da Folha, pois voltaria a exigência, absurda no meu ver, de se ter diploma de jornalista para exercer a função. Vcs já imaginaram quantos dos milhares de blogs hoje existentes, vozes de múltiplos segmentos da sociedade, seriam simplesmente fechados ?
    A isto, o PT e sua candidata dão o nome de CONTROLE SOCIAL DA MÍDIA.
    COMUNISMO NUNCA MAIS.
    O BRASIL PODE MUITO, MUITO MAIS.

    abraços,
    lukinhas

    ResponderExcluir
  2. É verdade, a maioria dos políticos de TODOS os partidos gostaria de censurar a imprensa, há pouco tempo à tentativa partiu do Dep. Gerson Peres (PP) com um projeto de controle da Internet para que os blogs fossem registrados e proibindo comentários anônimos.

    Felizmente houve reação e o projeto está fadado a ser rejeitado, se não for existem meios de contornar a censura.

    Nós do Folha não precisamos de diploma de jornalista porque não exercemos atividade econômica e o blog é particular, além do mais se quisermos podemos hospedar o nosso Blog em outro país, em nome de amigos estrangeiros, e nossas leis e nosso judiciário não teria jurisdição sobre ele (Não é fácil controlar a Internet e é impossível fechar os Blogs no mundo todo).

    Quanto ao Serra, todos sabem das perseguições a jornalistas protagonizadas por ele abusando do seu poder político em São Paulo, o criticou ele pede a cabeça do jornalista sem pestanejar. Este caso comentado por Luiz Nassif não foi o primeiro.

    Não tem nada de mais você defender o seu candidato, mas negar a realidade dos fatos é iludir a si mesmo.

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.