Alterar o idioma do Blog

quarta-feira 21 2010

Denuncias - Tucuruí sob a lei do silêncio


Nenhum meio de comunicação em Tucuruí exceto o Folha, o Blog da Vereadora Edileuza e superficialmente o Blog do Miguel comentaram a denuncia que cinco vereadores de Tucuruí fizeram ao MPE contra o Prefeito de Tucuruí, devido ao mesmo se recusar durante 19 meses a prestar contas da sua administração à população, à própria Câmara Municipal e ao Tribunal de Contas dos Municípios.

A partir do momento em que “vazou” a notícia de que o prefeito de Tucuruí seria denunciado, começou uma massiva propaganda no rádio e televisão visando à promoção pessoal e política do prefeito.

Comenta-se pela cidade que a imprensa local recebeu ordens para não comentar o assunto, e nem mesmo repassar a matéria às suas matrizes, como o SBT, Globo e Record.

A submissão dos meios de comunicação de Tucuruí se deve aos polpudos contratos celebrados entre a imprensa local, Prefeitura e Câmara Municipal de Tucuruí, contratos estes cujos valores estão ocultos na caixa preta da prestação de contas da prefeitura, além disso, vários Jornalistas na cidade exercem cargos de confiança na PMT, completando o controle da mídia em Tucuruí.

Acreditamos que a promoção massiva do prefeito pelos meios de comunicação local, pouco antes e incrementadas imediatamente após as denúncias ao Ministério Público do Estado, tem a intenção de transformar o prefeito em vítima, caso haja alguma ação por parte da Justiça no sentido de punir ou pelo menos fazer o prefeito cumprir a Lei.

Uma coisa de bom já pode ser sentida em Tucuruí, ficou provado que a imprensa local não tem compromisso para com o interesse público, para com a verdade e para com o jornalismo sério e informativo, lamentável é que o SBT, a Globo e a Record, que gozam de uma relativa credibilidade a nível nacional compactue com este tipo de situação.

Diante da crise política em Tucuruí caíram as máscaras da imprensa de aluguel, agora todos sabem quem é quem...

Ficou provado ainda que o Folha de Tucuruí é a mais confiável, livre e independente fonte de informação local com que pode contar a população de Tucuruí. Nós vamos continuar informando a verdade dos fatos doa em quem doer.

Após a queda da ditadura no Brasil é inadmissível que ainda se pratique a censura no Brasil, quem é que tem neste país e no mundo, o direito de decidir o que o povo deve ou não deve saber?

ISSO É UMA VERGONHA!!!

16 comentários:

  1. No Blog do Hiroshi tem uma matéria sobre as denúncias em Tucuruí, vejam no link: http://hiroshibogea.blogspot.com/2010/07/denunciado-prefeito-de-tucurui.html

    A propósito, já notaram que a Lei do silêncio se estende ao Blog do Dep. Parsifal e aos blogs que pertencem a pmdebistas locais? Somente Miguel em seu blog fez uma referência muito superficial ao assunto.

    Pergunta: Será coincidência?

    ResponderExcluir
  2. O blog da Blog da Franssinete Florenzano também publicou a materia. Seria interessante que tambem publicassem esta denuncia da Folha sobre "nossos (?)" meios de comunicação.
    Veja no link http://uruatapera.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Não é o SBT, Globo e Record que compactuam para com isso e sim suas afiliadas, pois eles dependem delas para receberem informações regionais.

    ResponderExcluir
  4. Negativo, as afiliadas representam a Globo, SBT e Record, portanto tudo o que fazem atinge a imagem das empresas. Imaginem se todas as afiliadas resolverem mandar somente as notícias que interessam aos prefeitos e aos governos em geral?

    Acabariam os jornais e telejornais ou começariam a exibir só propaganda das prefeituras e desenhos animados.

    Na nossa opinião estas empresas de comunicação com afiliadas em Tucuruí sabem muito bem o que está acontecendo, ou pelo menos deveriam saber, já que são PROFISSIONAIS da comunicação.

    Se souberem são coniventes e também se beneficiam com a situação...

    A essa altura, pelo alcance do Blog e sua rede, provavelmente a direção destas empresas já sabem das pataquadas de suas afiliadas em Tucuruí, vejamos se eles tomam alguma atitude...

    ResponderExcluir
  5. Então porque vocês não transformam esse 'provavelmente' em certeza, mandando informações diretamente pra eles lá?! Assim teriamos certeza de que eles sabem e que não fizeram nada.

    ResponderExcluir
  6. Sou de Belém, e acompanho as noticias de tucurui pela folha no qual sou frequentador diário. agora não seria uma injustiça dizer que só a folha e o blog da edileuza que noticiaram esses fatos não é verdade, vão ao blog do vereador TOM que ele já vinha postando sobre o assunto antes de ser fato consumado. espero que a folha não esteja ocultando este fato pelo problema que houve entre a folha e vereador TOM.
    Jailson Rodrigues (JR)
    Belém _Pa

    ResponderExcluir
  7. Olá Jailson, nada a ver, o Tom havia escrito em seu Blog que haveria uma denuncia, mas depois do fato consumado somente a Ver. Edileuza publicou a matéria com detalhes.

    Mas só o fato dele ter assinado a representação, e isso ficou bem claro na matéria, acreditamos que é o suficiente para que a população saiba o seu posicionamento.

    Acreditamos que os cinco Ver. que assinaram não precisam provar mais nada.

    Agradecemos a visita e a confiança, um grande abraço...

    ResponderExcluir
  8. Num pais onde não se consegue publicar um livro que apresenta a verdadeira cara do Governo Federal não se consegue fazer nada, não podemos esperar outra coisa a Imprensa local, pois são os que estão sempre sobre a proteção do Governo municipais e suas benécias ($). Infelismente as Leis somente são feitas para serem impresas e não aplicadas.

    ResponderExcluir
  9. Samuel Corrêa Pereira7/22/2010 7:44 PM

    Sem contar com calote dos salários, contratos e pagamentos deixados pelo ex-prefeito e o vice, atual prefeito, deixou de cumprir alegando divida do ex! Como se a prefeitura fosse uma empresa privada (particular), só contrata, paga, se for mudo, surdo, cego, e puxa ....., pois nem direito a internet e telefone as secretarias tem!

    Agora, o impressionante e que o TCU, MPE e a Câmera de Vereadores, não consegue nem botar a mão na prestação de conta, que e a mais importante das atribuições dos representantes do povo! O que mais deixa intrigado é saber que as contas antes de ir para o Tribunal de Conta, precisa do aval e aprove da Câmera, então quem esta aprovando essas contas em nome dos cincos vereadores que não tiveram essas contas nas suas mãos, parabéns pela atitude de fazer tal denúncia?

    Se houver prestação de contas, e tiver irregularidades, que também sejam rejeitadas e denunciadas, daí sim, podemos acreditar nesses!

    Apesar da obrigação, passa a ser um ato de heroísmo e Federalismo nesse momento de parceria dos poderes Executivo e Homens da Lei - UC (unidade de corrupção)

    Parabéns aos cincos vereadores, juntamente com Folha de Tucuruí

    ResponderExcluir
  10. O leitor Samuel Corrêa Pereira, diz em seu cometário que “o que mais deixa intrigado é saber que as contas antes de ir para o Tribunal de Conta, precisa do aval e aprove da Câmara, então quem esta aprovando essas contas em nome dos cincos vereadores que não tiveram essas contas nas suas mãos, parabéns pela atitude de fazer tal denúncia?”

    Prezado Samuel, apesar de exigencia legal de disponibilização das contas públicas para analise dos vereadores e da populkação, as contas não têm que receber o "aval e o aprove da Câmara" antes de ir para os Tribunais de Contas, mas acontece exatamente o contrário: a Câmara só recebe as contas depois de auditadas pelos Tribunais, que emite parecer pela aprovação ou desaprovação.

    O problema é que em cem por cento dos casos, os Tribunais só devolvem as contas depois de acabado os mandatos dos gestores, como por exemplo as contas do Cláudio Furman (exercício 1999 - parecer pela esaprovação), Parsifal (exercício 2004-parecer pela esaprovação) e do ex vereador Vieira (exercício 2005-parecer pela esaprovação).

    O Tribunal (TCM/Pa) encaminhou as contas do Cláudio para a Câmara em 2004 e as outras foram encaminhadas somente em meados do ano passado (2009) e estão devidamente engavetadas pelo atual presidente, Vereador Chiquinho Enfermeiro.

    ResponderExcluir
  11. Não é verdade, a Prefeitura tem que mandar a prestação de contas ao TCM e para a Câmara Municipal para ser apreciada pelos vereadores e por qualquer cidadão.

    Após o parcer do TCM a prestação e contas volta para a Câmara para aprovação. Como os vereadores poderia fiscalizar o executivo após o término do mandato do prefeito e os seus próprios mandatos?

    Pedimos aos comentaristas que não tentem usar o Folha para passar informações falsas aos nossos leitores. Aquí não é lugar de mentiras, quem quiser enganar o povo procure o lugar certo: A imprensa chapa-branca...

    ResponderExcluir
  12. CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL
    Artigo 31 § 3º - As contas dos Municípios ficarão, durante sessenta dias, anualmente, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, o qual poderá questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei.

    Independentemente de Lei porque o prefeito se nega a fornecer informações aos vereadores sobre a sua prestação de contas? O que existe de tão grave que ele tenta desesperadamente esconder?

    Qualquer político e administrador sério, competente e honesto teria orgulho de tornar de conhecimento da população a forma como administra o dinheiro público, só o fato do prefeito estar escondendo suas contas e se negando a cumprir a lei e a prestar informações já é um forte indício de irregulariadas na administração municipal.

    Mas ele está perdendo o seu tempo, temos informações de que os vereadores já estão de posse de farta documentação, tanto da prestação de contas da CMT quanto da PMT. A população de Tucuruí que aguarde grandes surpresas...

    ResponderExcluir
  13. Danilo Botelho7/25/2010 3:59 PM

    Folha, continue assim, divulgando as boas praticas e irregularidades.. Do ponto de vista da imparcialidade a folha vem, no meu ponto de vista, indo muito bem..
    Quem é o blogger?? Me adiciona no msn para bater um papo, pois mesmo "longe" de tucuruí ainda quero saber o que se passa na minha cidade.
    danilobotelho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Olha Danilo, na verdade o Folha é um informativo do Movimento Transparência Tucuruí que por sua vez têm como objetivo o combate à corrupção e a fiscalização do setor público em Tucuruí.

    Estamos completamente convencidos de que a única forma de termos governos sérios, eficientes e competentes é a sociedade fiscalizar a atuação dos parlamentares e gestores do dinheiro público.

    Acreditamos que vale o velho ditado: "Quem quer faz, quem não quer manda". Não adianta o cidadão escolher livremente os seus representantes se não os fiscaliza.

    Nós somos o patrão, eles os empregados, nós temos que fiscalizar e avaliar os trabalhos dos nossos representantes, só para finalizar mais um antigo ditado: "É o olho do dono que engorda a boiada!". Continua...

    ResponderExcluir
  15. Continuando - Quanto ao contato pessoal fica meio complicado, pois somos um movimento composto de várias pessoas.

    As pessoas do meio político e da própria justiça em Tucuruí conhecem vários membros do Transparência e quando tem algum problema eles entram em contato com algum de nós, no entanto procuramos por uma questão de segurança (Já que contrariamos interesses de pessoas poderosas), não personalizar o Folha evitando desta forma que nossos membros em particular se tornem alvos de alguma vingança ou represália.

    O nosso visitante em contato por MSN por exemplo, vai tomar conhecimento de uma opinião particular de quem estiver no momento, e não a posição da equipe como um todo.

    Se alguém cair vai sobrar muitos para continuar o trabalho e lutar por justiça, pois ninguém sabe ao certo quem é o líder ou o "cabeça" (Se é que tem algum).

    Outra vantagem é que os colaboradores que não vão com a cara de algums de nós, ou é mais amigo e tem confiança em outro, pode escolher a quem repassar as informações, dando-lhe mais confiança que sua identidade será preservada.

    Estas "táticas" têm funcionado bem até agora, e lá vai mais um ditado: "Em time que está ganhando não se mexe!".

    Portanto amigos nos desculpem, mas pelas razões que já comentamos, os contatos com a Equipe Folha é feito somente por e-mail ou através dos comentários.

    Um grande abraço a todos vocês!!!

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.