Alterar o idioma do Blog

domingo 06 2009

“Assumo a prefeitura até na praça”, diz Priante

“Eu assumo a Prefeitura de Belém até na Praça da República”, disse há pouco, numa entrevista ao vivo à Rádio Tabajara, o ex-deputado federal José Priante (PMDB) – na foto - que será investido no cargo se for mantida a sentença do juiz Sérgio Lima, que cassou os mandatos do prefeito Duciomar Costa e de seu vice, Anivaldo Vale.
Priante disse que aguarda a diplomação pela Justiça Eleitoral. Resolver esse aspecto, segundo informou, será o objetivo primordial de seus advogados nesta segunda-feira (7). De posse do diploma, ele vai à Câmara para ser empossado. “Assumirei com a roupa de corpo, sem a preocupação nem mesmo de me engravatar. Tão logo eu tenha em minhas mãos o diploma, vou à posse”, avisou Priante. Quando o jornalista Carlos Mendes lembrou que a Câmara não funcionará nem segunda, nem terça, o peemedebista disse que tomará posse até na praça, desde que lá estejam os vereadores de Belém.
O ex-deputado ressaltou que a sentença condenatória do juiz Sérgio Lima ensina que é preciso observar a lei quando se disputa uma eleição. “Ganhar a eleição, sim. Mas isso deve ocorrer dentro das normas, das regras. O prefeito Duciomar se utilizou de ações vedadas pela legislação. A reunião dessas provas foi feita pelo Ministério Público Eleitoral, como é o caso das placas irregulares. Ele se valeu de sua condição de prefeito para infringir as regras”, criticou Priante.
Sobre uma declaração de Duciomar, de que sua cassação é resultado de “dor de cotovelo”, Priante ressaltou a correção e a independência do Poder Judiciário. “Ele [Duciomar] copiou o discurso de todos os governantes que foram afastados, como os da Paraíba, Maranhão e Tocantins. Eu recomendaria ao Duciomar que ele não atacasse o Judiciário. Quando ele fala isso, ele não me ataca, mas ataca o Poder Judiciário. Ele tem que se defender de tudo de que foi acusado pelo Ministério Público. Ele teve direito à ampla defesa. E o juiz, na sentença, contestou todos os pontos, com fundamentações jurídicas aprofundadas”, afirmou o provável novo prefeito de Belém.
Priante também foi cauteloso ao comentar informação postada aqui no blog, de que a governadora Ana Júlia telefonou para o prefeito Duciomar Costa, prestando-lhe solidariedade. “Não quero nem tratar das coisas do passado”, disse Priante, referindo-se a seus ressentimentos em relação à chefa do Executivo, que teria dissimuladamente apoiado Duciomar na eleição passada.
“Sou contundente porque não sei dissimular minhas emoções. Mas tem gente que não consegue dissimular. O sentimento que preside minha mente e o meu coração é o sentimento de serenidade, de desarmamento, para fazer o melhor para Belém. Vou precisar do apoio do governo do Estado e vou buscar recursos onde precisar. Precisamos é reconstruir Belém. Meu desafio será este perante a prefeitura”, afirmou Priante.
Impedimento - Logo depois da entrevista, o jornalista Carlos Mendes informou pela rádio que o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), João Maroja, deverá julgar-se impedido de diplomar e de funcionar em qualquer processo que envolva Duciomar no âmbito da Corte. O motivo do impedimento seria decorrente do fato de que um filho de Maroja é procurador jurídico da Prefeitura de Belém.
Nos últimos dias, o desembargador João Maroja estava no Chile. Ficou de retornar a Belém neste final de semana. O blog não conseguiu confirmar com toda a certeza, mas é provável que o magistrado reassuma a presidência da Corte nesta segunda-feira. Blog Espaço Aberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.