Alterar o idioma do Blog

quarta-feira 02 2009

Prefeito e Igreja Católica ocupam APA


O Prefeito está mutilando o Bosque de Tucuruí e autorizando construção na área de preservação ambiental. Depois de mandar despejar milhares de toneladas de lixo por todas as áreas de proteção ambiental (como lagoas, igarapés e mananciais), o prefeito elege como alvo da sua sanha destruidora do meio ambiente,  a única área verde de Tucuruí, e o que sobrou da mata nativa na cidade.

Na foto vemos a Igreja Católica em Tucuruí construindo na área do bosque, segundo o Presidente do Bairro o Tabara, a Igreja tem o título definitivo da área, que foi doada (segundo ele) pelo ex-prefeito Cláudio Furman.  Em primeiro lugar já existia um projeto de lei (imagem abaixo) que destinava esta área como Bosque Ambiental, e lá se encontra um remanescente da mata nativa. Em segundo lugar todos sabem como a maioria dos políticos em Tucuruí tratam o patrimônio Público e como é fácil conseguir documentar áreas públicas em época de eleição municipal.
O fato é que a área do bosque é patrimônio de TODA a população de Tucuruí, não é do prefeito e muito menos da Igreja Católica. Não somos contra a PMT doar terreno para as Igrejas, mas não em área de preservação ambiental. Não sabemos o que está acontecendo com a Igreja Católica em Tucuruí, a pouco tempo a Paróquia São José esteve envolvida em um escândalo eleitoral, agora se envolve em uma questão relativa a crime e destruição ambiental.
Sabemos que a Igreja Católica defende o meio ambiente (pelo menos pensávamos isso), a pouco tempo teve até Bispo fazendo greve de fome para impedir a transposição do Rio São Francisco, e vem a Igreja em Tucuruí e assume posição completamente inversa? São dois pesos e duas medidas? Vamos enviar esta matéria à CNBB e perguntar qual a posição da Igreja Católica quanto à defesa do meio ambiente e se a CNBB compactua com a ocupação de àreas de preservação ambiental.
Tivemos acesso ao mapa do bosque, e as invasões o Prédio do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), a torre da EMBRATEL (não sabemos ao certo a qual empresa pertence) e a construção da Igreja Católica, estão dentro da área do Bosque de Tucuruí e, portanto dentro da área de preservação ambiental.
O prefeito também pretende mudar a Casa dos Idosos para a área do Bosque, destruindo parte da mata nativa (foto), sendo que a área atual da Casa dos Idosos, fica em um local mais central e é muito maior, certamente o prefeito tem algum interesse político e pretende “doar” a área atual da Casa dos Idosos, que é bastante valorizada.

Chamamos a juventude, os vereadores, às organizações de defesa do meio ambiente, o Conselho Municipal do Meio Ambiente, a Câmara Municipal e a sociedade como um todo, para impedir a mutilação do nosso Bosque e para preservar o que resta da mata nativa na cidade. Não basta dizer que ama Tucuruí, você tem que demonstrar este amor. Lute por nossa cidade, lute pelo meio ambiente...

A imagem abaixo é do projeto de Lei que criou o Bosque:



Imagem Abaixo de satélite (antiga) do Bosque de Tucuruí:


 A foto abaixo mostra a cerca que está sedo construida (a esquerda), em primeiro plano parte da mata nativa derrubada e ao fundo a mata nativa alvo de destruição do prefeito:


Na foto vemos a costrução da Igreja Católica ao lado do prédio do Peti:





Na foto abaixo vemos a torre (da EMBATEL ?) construida em Área de Proteção Ambiental, notem que parte da vegetação foi destruida para a costrução da torre.


Pedimos aos cidadãos de Tucuruí, ao Ministério Público Estadual e ao IBAMA que ajudem a defender o nosso bosque e o meio ambiente. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.