Alterar o idioma do Blog

sábado 05 2011

Continua repercutindo em nível de Estado o caos na saúde pública em Tucuruí

Do Blog da Franssinete



Calamidade em Tucuruí

No Hospital Regional de Tucuruí, os servidores estão sendo obrigados a escolher que não deve morrer, deixa de atender a alta complexidade para atender a básica, que é de responsabilidade do município. A prefeitura embolsa o dinheiro das AIH's e o Hospital Municipal está fechado, todas as cirurgias são feitas no regional, as grávidas estão perdendo seus bebês e morrendo de parto, as cesarianas estão amontoadas em uma sala só, o risco de infecção hospitalar é enorme.

Falta tudo dentro do Hospital Regional: remédios, leitos, lençois e até ... médicos. Um exemplo do absurdo: o anestesista em plantão no regional é o mesmo na escala do municipal e da urgência, colocando em risco a vida dos pacientes. Pior é que ele já tem 70 anos, a atividade requer agilidade e capacidade de concentração apurada para uma sala de cirurgia, imaginem tocar duas ou três salas ao mesmo tempo. A clínica cirúrgica está lotada de pacientes principalmente de ortopedia e um médico à disposição ganhando e sem operar. A situação é catastrófica. Os postos de saúde estão sucateados, até aparelhos para medir pressão não há, sequer remédio para febre.

Os dentistas passam um tempão sem fazer nada por falta de luva, o povo vai para os postos de saúde à noite e fica a madrugada toda na chuva para poder pegar uma ficha e na hora o médico não aparece para a consulta. A dengue e a malária proliferam.

Os prestadores de serviço de laboratório e clínicas credenciados não recebem os recursos do SUS por falta de repasse pela prefeitura, por isso o comércio local não vende para saúde, ambulâncias seminovas totalmente sucatadas estão enferrujando nos pátios de oficinas mecânicas e em um cemitério no fundo do hospital municipal, que fechou porque não tinha remédio, material para procedimentos cirúrgicos, nem comida para os pacientes. 

8 comentários:

  1. Funerária vai com deus3/05/2011 12:55 AM

    Isso é perseguição, a saúde pública em Tucuruí está ótima.

    Continue assim meu prefeito Sancler...

    ResponderExcluir
  2. Que dilema do prefeito de Tucuruí. Enquanto o prefeito reza para não morrer ninguém (já que no cemitério não tem vaga), a Saúde Municipal insiste em mandar trabalho para os coveiros...

    Aliás, os coveiros são os funcionários públicos municipais que mais tem trabalhado nesta administração.

    ResponderExcluir
  3. Desculpem minha ignorancia, mis o que é AIH's, mais falar da saúde é uma ilisão, ja que ela não existe em nosso municipio, na realidade pensava que era mpossivel um municipio tão rico, piororar a saúde, mais vejo que o Santo Sancler fez este milagre.

    ResponderExcluir
  4. ei folha vcs estão muitos preocupado com o cemiterio,
    eu não me preocupo
    ater porque eu não estou afim de mim mudar pra la tão cedo
    kkkk
    mim descupe da ironia, vcs estão certo?
    o chato e que tinhamos um cemiterio modelo, agora acabou
    pos enterraram gente ater nas calçadas e não tem como caminha no cemiterio ha não ser por cima dos defuntos,
    isso e horrivel.
    mas segundo mim informoram nos proximo mes de junho vão entregar um novo cemiterio pro o municipio,
    agora te pergunto a preocupação esta grande quierendo o cemiterio mas quem vai querer inegurar?
    eu to forakkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. AIH's acho que é assim: cada pessoa internada que fica nas camas do hospital o SUS repassa valor X para p municipio como para o regonal, e como o municipio está fechado para cirurgias o certo era o municipio passar essas AIH's para o regional, mas não acontece isso, o municipio não repassa e nem avisa ao sus que tem que repassar para o regional ficando assim o dinheiro depositado na conta da saude do municipio, acho que funciona mais ou menos assim.

    ResponderExcluir
  6. Muita bobagem!!!

    Queridos, AIH que dizer Autorização para Internação Hospitalar. Acho pertimente que se denuncie as coisas que afligem a sociedade Tucuruiense, mas é preciso esclarecer algumas coisas.

    1 - As AIH's do HRT não são depositadas em conta alguma da PMT.

    2 - O Município de Tucuruí repassa 496 mil reais por mês para o FES (Fundo Estadual de Saúde), descontados direto sem passar pelos cofres municipais.

    3 - A produção do HRT não chega a 300 mil por mês.

    4 - É peciso reconhecer que o HMT estava muito ruim, sem o mínimo de condições, mas o HMT foi inaugurado em 1974 e desde então sofreu apenas a ampliação de mais um Bloco de Enfermaria e a Criação da Recepção.

    5 - O último Prefeito não comprou nem uma bicicleta para Secretaria de Saúde.

    6 - Breu Branco não realiza nem sequer um parto no município, manda tudo, "TUDO" para o HRT.

    7 - Novo Repartimento não mandava parto normal, mas tem mandado devido a falta de profissional.

    8 - A cerencia de profissional médico é um grave problema. Tem lugar aqui proximo que paga 25 mil líquido para cirurgião e ta sem o profissional.

    9 - Tem anestesista ganhando 34 mil só no HRT pra ficar uma semana lá.

    10 - Os médicos se protegem e se juntam para que continuem se dando bem.

    Assim é mesmo dificil de ajeitar.

    Todo mundo sabe que tá ruim.

    Mas nem todo mundo quer que melhore.

    Não equipe do Folha?

    ResponderExcluir
  7. Todo mundo é muita gente, como vamos saber o que todo mundo quer?

    ResponderExcluir
  8. vestiu a carapuça né??? a saúde tá uma merd@@@@ mesmo. admita meu caro anonimo que NUNCA esteve tão pessima. Mas acredito que com a mudança de secretario a coisa possa mudar, pois parece que é um caro experiente, mas tem uma coisa a gente ouve falar que o buraco lá na saude tá igual o buraco negro, sem fim
    aí meu querido não tme jeito mesmo é caixão e vela preta.

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.