Alterar o idioma do Blog

segunda-feira 09 2012

Como era a vida das Gueixas?


por Sheyla Miranda

Era – e é – bastante regrada, com um treinamento rigoroso para que elas desempenhem com perfeição sua função. Basicamente, a missão delas é a mesma desde o século 18: transformar reuniões profissionais ou sociais de homens poderosos em momentos extremamente agradáveis. Em japonês, gueixa significa “praticante da arte”. No auge da popularidade, perto de 1900, havia 25 mil no Japão. Hoje são cerca de mil. 

Consideradas um marco da cultura tradicional japonesa, elas ficam ofendidas ao serem confundidas com prostitutas. Para não haver enganos, amarram seus quimonos nas costas (as profissionais do sexo o fazem na frente). Uma curiosidade: no século 17, as primeiras gueixas eram... “gueixos”! Isso porque as restrições sociais da época não permitiam que diversão e entretenimento fossem oferecidos por mulheres. 

RIGOROSO PADRÃO 

Da seleção à “formatura”, conheça todos os passos até uma garota se tornar gueixa 

TROCA DE FAMÍLIA 

As garotas costumavam seguir para os oky-ias (a casa das gueixas) com 6 anos. Hoje, vão por volta dos 15. Lá, viram maikos (aprendizes) e ganham outro nome. Além disso, “trocam de família”: a okasan (dona da oky-ia) assume o papel de mãe e as outras gueixas, de irmãs. 

TRABALHO DURO 

Na casa, as maikos fazem as tarefas domésticas e têm duas folgas mensais. Por quatro ou cinco anos, estudam diariamente instrumentos japoneses, como o shamisen (espécie de violão), canto, dança, línguas e até política internacional. 

CHÁ COM CERIMÔNIA 

As aprendizes também aprendem a falar e a andar graciosamente – equilibrando-se sobre altos tamancos de madeira. Há ainda ensinamentos sobre como servir bebidas delicadamente, sem molhar a manga do quimono. Os mestres são geralmente gueixas aposentadas bastante severas. 

PENTEADOE PINTURA 

As aprendizes levam horas fazendo o penteado e, para não desmanchá-lo, dormem sobre um tijolo de madeira (gueixas mais velhas podem usar peruca). As moças produzem a tinta branca para pintar rosto, pescoço e parte do tórax, ritual que consome pelo menos uma hora diária. 

“NÃO VEJO NADA” 

As gueixas devem fazer de uma reunião um sucesso. São contratadas por homens que querem fazer negócios e se divertir. Servem bebidas e comidas, cantam, dançam, conversam – nada de sexo. O código de ética exige a confidencialidade. Nada do que escutam pode ser comentado. 

Gueixas podem ter “patrocinadores”: clientes assíduos que pagam caro por exclusividade. Alguns se tornam amantes e podem ter filhos. 

SUPERQUIMONOS 

Quando está pronta, a aprendiz ganha o status de geiko – e vários quimonos. O das maikos tem cauda, colarinho estampado, mangas enormes e obi (cinturão) largo em cascata nas costas. O da geiko é discreto, com colarinho branco e bordados suaves. Feitos de seda, custam cerca de US$ 10 mil. Um funcionário da casa as ajuda a vesti-los. 

Uma sessão custa, em média, US$ 6 mil. As gueixas marcam o tempo do serviço com a ajuda de um incenso que queima em duas horas. 

SERVIÇAIS FAMOSAS 

A vida dessas profissionais já foi contada em livros, filmes e peças. A ópera Madame Butterfly conta sobre Cho-cho, uma gueixa real que se apaixonou por um oficial americano. 

A mesma história de Cho-cho serviu de base para o musical Miss Saigon, um sucesso nos anos 1980. Mineko Iwasaki, a musa do livro e do filme Memórias de uma Gueixa, vive até hoje nos Estados Unidos. 

Morreu em 2004 Kiharu Nakamura, considerada a última gueixa após a ocidentalização do Japão. 

FONTES Cristiane Sato, consultora de cultura japonesa, Especial Revista NATIONAL GEOGRAPHIC, Especial Revista AVENTURAS NA HISTÓRIA, documentário As Gueixas e livro Gueixa, de Lisa Dalby.
Site Mundo Estranho.

3 comentários:

  1. Alguém vai impugnar a candidatura do Claudio Furman, ele está inelegível, vocês sabiam??? Pode procurar que é verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quem é o maluco que vai se dar a este trabalho? Para quê? A impugnação do lanaj... ops Cláudio seria um presente para o Parsifal e para o próprio Cláudio, os dois estão em uma sinuca de bico.
      Ninguém acredita nesta candidatura, portanto nem para laranja serve, mas eles não podem desistir e se desmoralizarem ainda mais, por outro lado ninguém vai financiar uma candidatura que é um verdadeiro elefante branco, só se for o Sancler, mas é muito arriscado, pois os aliados poderiam não aceitar dividir os recursos de campanha com o Cláudio.
      O Sancler queria o Cláudio como laranja e que o tempo de rádio e televisão do PMDB não fosse para a oposição e isso ele já conseguiu, como a estratégia da laranja já foi descoberta e é de conhecimento público, o Cláudio é descartável e não vale mais a pena investir recursos de campanha na candidatura dele.
      Resta ao Parsifal e ao Cláudio rezar e esperar que um bode expiatório qualquer impugne a candidatura Furmam e lhes dê uma desculpa para sair dessa lambança de fininho.
      No entanto dificilmente alguém vai morder esta isca, e o Parsifal terá que descascar seu próprio abacaxi e sustentar o seu elefante branco.
      Bem feito!!!
      Parsifal pode até não acreditar, mas ele não é uma ilha de inteligência cercada de caipiras e idiotas por todos os lados.

      Excluir
  2. o MP eleitoral ja pediu a impugnação dessa candidatura(claudio).

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.