Alterar o idioma do Blog

sábado 16 2011

Saúde pública - Dinheiro e médico tem muito, o que falta é gestão

Essa apostamos que você não sabia: 


A rede de serviço municipal de saúde em Tucuruí está composta conforme descrito abaixo:

Médicos ------------ 194


Anestesista 14 Atende ao SUS - 14
Cirurgião Geral 6 6     
Clínico Geral 42 42
Gineco Obstetra 17 17
Médico da Família 14 14
Pediatra 25 25
Psiquiatra 3 3
Radiologista 7 7
Cirurgião Dentista 29 29
Enfermeiro 50 50
Fisioterapeuta 12 10
Fonoaudiólogo 7 6
Nutricionista 20 20
Farmaceutico 22 22
Assistente Social 11 11
Psicólogo 9 9
Auxiliar de Enfermagem 180 180
Técnico de Enfermagem 15 15

As informações acima são do DATASUS e foram atualizadas em 10/04/2010. 


Veja o arquivo completo.


Difícil de explicar 

Caso o médico tenha vínculo com mais de um estabelecimento, cada vínculo é somado. Levando em conta que a carga horária de um médico é de quatro horas, é lógico supor que no máximo ele consiga trabalhar 16 horas por dia, em quatro estabelecimentos diferentes, e olha que tem alguns que ainda prestam serviço nos municípios vizinhos.


Devemos levar em conta, que além da carga horária os médicos ainda têm que almoçar, jantar, tomar café, tomar banho, fazer a barba e outras necessidades físicas, trocar de roupa, se arrumar, dormir, e alguns ainda tem (para o bem deles) que dar atenção às esposas e namoradas. E isso sem falar nos plantões.


Vamos ver, dividindo 194 por 4 teremos no mínimo 48 médicos e meio (Rs). Como não dá para dividir um médico ao meio sem o matar, vamos contar com no mínimo 49 médicos.

Concluímos então que tendo Tucuruí "194" médicos (ou carga horária de 4 horas), o total em atendimento médico em Tucuruí é de 776 horas diárias, ou o equivalente a 3.104 (três mil, cento e quatro) consultas por dia, caso os médicos gastassem 15 minutos por consulta (pouquíssimos gastam este tempo) como manda a Lei. Ou seja é como se realmente e de fato tivesse 194 médicos em Tucuruí. Um médico (carga horária) para cada 464 habitantes, até que se funcionasse não estaria nada mal. A OMS considera ideal a relação de 1 médico por 1.000 habitantes. Por ai dá para ver que não falta médico em Tucuruí.

Nas não parece que tem tanto médico assim, não é? 

Você que chega de madrugada na porta dos hospitais e postos de saúde em Tucuruí para conseguir pegar uma ficha para consulta, sabia disso? 

E você só pega ficha quando tem médico no posto de saúde, mas falando nisso, diante destes números, como se explica a ausência de médicos nos postos de saúde?

Conclusão: Ou tem médico fantasma por aí, ou tem muito médico ganhando sem trabalhar, ou as duas coisas. 
Em todos os casos isso mostra a incompetência na gestão da saúde pública em Tucuruí.

Apesar de todo este contingente de profissionais na área de saúde pública em Tucuruí, a situação atual descrita no Plano de Ação de Vigilância Sanitária do Município de Tucuruí (exercício de 2011), é a seguinte:

Principais problemas do estado de saúde da população e do sistema do serviço de saúde.

Condições de saúde da população: 


- Insuficiência de cobertura dos serviços de Atenção Básica.
- Concentração dos serviços de especializados na capital do Estado e, baixa sobrevida dos pacientes portadores de neoplasias. 
- Atendimento de média e alta complexidade com baixa cobertura por insuficiência de profissionais (???) e recursos tecnológicos. 

Determinantes e condicionantes da saúde da população: 

- Baixa cobertura de saneamento básico no município 
- Baixa resolutividade das ações de combate à fome a população em situação de insegurança alimentar e nutricional. 
- Situação socioeconômica - Comércio informal intenso 

Gestão em saúde: 

- Formação e desenvolvimento dos trabalhadores da saúde insuficiente 
- Alto custo com pacientes do TFD
- Estrutura física das Unidades de Saúde desproporcional à demanda
- Alto custo com prestadores de serviços privados 

---------------------------------------------

Abaixo cópia dos documentos que fazem parte do Plano de Ação de Vigilância Sanitária do Município de Tucuruí (exercício de 2011), que contém as informações acima descritas. 

Vejam amigos do Folha: As informações oficiais do Governo Federal e as informações que a PMT presta aos órgãos competentes, e vejam a propaganda enganosa da PMT no rádio e na televisão, que mostra a saúde pública em Tucuruí como se fosse de primeiro mundo. 

O FOLHA MOSTRA A REALIDADE, A PMT E O PIG MOSTRAM PROPAGANDA ENGANOSA.

QUEM TEM COMPROMISSO COM A VERDADE?




27 comentários:

  1. Que tal ir atras dos médicos para saber o que eles acham disso!? Mas peçam tambem para que eles expliquem o porque não cumprem os horários e as tarefas designadas e depois ainda causam motins quando seus salários são diminuidos por faltas, ameaçando, em massa, abandonarem o município!!!

    Em sua grande maioria, e comandados muitas vezes por um medico ex secretario de saúde, são verdadeiros mercenários!!!!

    ResponderExcluir
  2. Primeiro somos radicalmente contra generalizações, elas sempre são injustas, e mais, em nossa opinião não existe funcionário ruim e sim chefe incompetente, pois se o chefe é competente, funcionário ruim não se cria.

    Continuando, sempre é mais fácil colocar a culpa no funcionário, é claro que existem médicos que pressionam por melhores salários, mas caso eles recebessem salário condizente com a sua função, não necessitariam ter vários empregos.

    Sabe quanto tempo e dinheiro se gasta para se formar em medicina? Caso o prefeito economizasse em salários para os parentes dele, dos secretários, dos vereadores, dos cabos eleitorais, dos presidentes de associações, dos cabos eleitorais, parasse de pagar salário aos fantasmas e economizasse ainda em gasolina que é distribuída a rodo e em outras mordomias, sobraria dinheiro para pagar bem os médicos e demais funcionários. Em termos de salário (para quem trabalha) esta é uma das piores administrações da história de Tucuruí.

    Duvidamos que se os médicos recebessem um bom salário eles se arriscariam a perder o emprego, quem não gostaria de trabalhar 4 horas em vez de 16 horas ou mais por dia, e ter tempo para o lazer e para a sua família?

    Ofereça um bom salário que vai fazer fila de médico querendo trabalhar. Dinheiro tem, é só parar com o desperdício e com a malversação do dinheiro público.

    A Administração Municipal não tem nenhum respaldo para falar de ninguém, inclusive dos funcionários municipais.

    ResponderExcluir
  3. É muito fácil jogar a culpa da incompetência da gestão pública na oposição, como se a oposição mandasse em alguma coisa. Se o ex-secretário organiza a classe médica é porque ele conhece o sistema e sabe como a COISA funciona.

    Paga bem para ver se tem motim. Agora quer fazer política, enriquecer e fazer nome às custas do trabalho dos outros, e ainda acha ruim quando uma classe se organiza e pressiona? Estão pensando que todo mundo é idiota?

    ResponderExcluir
  4. Temos: Drª. Kátia, Drª. Eliete, Dr. Devaldo, Dr. Geraldo Sales, e muitos outros que não trabalham aqui recebem somente o básico que é R$ 4.800,00 e trabalham em outros municípios.
    --------------------
    Nota do Folha - E onde está a tão propalada competência do Charles Tocantins nesta história?

    ResponderExcluir
  5. kade esse 194 medicos ?? sera que estão no regional??
    -------------------
    Nota do Folha - Chama os caça fantasmas...

    ResponderExcluir
  6. Tivemos uma idéia: Porque não colocam a administração da ASERT para administrar a Saúde Municipal?

    A saúde lá na ASERT funciona, mas também lá médico e laboratório só recebe quando presta serviço, não tem apadrinhado de político e nem fantasma ganhando sem trabalhar, não tem licitação de cumpadi, não tem carro de luxo pra madame e marajá passear, não tem diárias para engordar o salário de secretário, não tem desperdício, mordomias e campanhas para financiar as ambições dos secretários por cargos...

    Desse jeito não tem como não funcionar...

    Taí a sugestão...

    ResponderExcluir
  7. Sem falar que ainda falta contabilizar é muito médico, tal como os neurologistas(05), ortopedista(06), intensivistas adulto(05) e neonatal(05), oftalmo(03), otorrino(02), cirugiã reparadora(01), cirurgião vascular(01), buco maxilo(04) só ai são mais ou menos 32 médicos se procurar no papel acha é muito mais

    ResponderExcluir
  8. Gente se o que o anônimo postou fosse verdade, a saúde na cidade era maravilhosa, mas o prefeito e sua equipe está substimando nossa capacidade de inteligência. Pois o REGIONAL vive lotado de pacientes com encaminhamento(sem médico)c/ ambulância trazendo pacientes a todo momento, e se tem 194 médicos, aonde estão, no regional com certeza não é, pois quinta-feira não tinha médico de 11 às 16 horas os pacientes que lá estavam e o que os municípios mandavam ficavam nas boas mãos da equipe de enfermagem, que essa sim, não falta e faz seu trabalho com dedicação,o atraso acontece quase todo dia, os médicos além de chegarem extremamente atrasados ainda chega brabos, se achando o dono da verdade, tratando todos ao seu redor com ignorância, como se o povo estivesse errado e ele certo, cadê ministério publico e o conselho de saúde p/ fiscalizar? será que esse blog não é visitado pela POLICIA FEDERAL? será que os conselheiros vão aprovar esse plano da VISA? vamos aguardar, vamos ficar nas mãos de DEUS igual o BREU BRANCO

    ResponderExcluir
  9. SOCORRO

    Gostaria de fazer um complemento, no que se refere a mortalidade, (grupo de causa),causas externas de morbidade e mortalidade) 88,2% do grupo de pessoas,menor de 15 a 19 anos,tiveram mortes por esfaqueamento tiros etc. será que esses numeros foram maqueados, algumas doenças infecciosas e parasitárias menor de 1 a 4 anos, morreram 35,7% número maior do que a pessoa idosa de 50 a 64 anos que foram de 2,7%. meus amigos é a VERDADE? OU MENTIRA.

    ResponderExcluir
  10. Ministério da Saúde determinou, que todo prédio,ambulancia,deve constar a identificação SUS, com letras grandes. Como vai ficar a UPA, cai a mascara do PER-FEITO.

    ResponderExcluir
  11. Folha de Tucurui, tenho o maior respeito aos comentários das matérias, porém gostaria de saber, como anda a situação do MATADOURO do nosso municipio, se o ministério público acionou o prefeito de foi assinado o TAC, porque,hoje estive no matadouro, está uma nojeira, carne no chão, enfim IMUNDO

    ResponderExcluir
  12. Cadê a vigilançia sanitária, que não fiscaliza o matadouro, quem é o responsável pelo matadouro?,sim é ...agora entendo porque a mesma não faz o seu trabalho. Está explicado.

    ResponderExcluir
  13. O prefeito não assinou o TAC do matadouro, não tem respeito com o Ministério Publico, a população sofrendo com esse descaso.

    ResponderExcluir
  14. É verdade que o dono do matadouro é o P...S.

    ResponderExcluir
  15. E a prestação de constas da saúde, apresenta ou não? a camara o conselho de saúde.

    ResponderExcluir
  16. Sim,é verdade que a carne do matadouro é cortada no chão, falta de higiene, somos todos culpados pelo descaso, pela pessima escolha daquele que administra o matadouro. A taxa mensal da matança dos animais, giro em torno de R$ 60.000,00. Dizem que tem várias ações na justiça do trabalho, falta de pagamento dos colaboradores

    ResponderExcluir
  17. Fatos São Fatos:
    Ai está como funciona o MATADOURO da nossa cidade.vergonha, uma cidade que tem 100.000 habitantes, deveria ter algo melhor.O povo desta cidade merece coisa melhor.

    ResponderExcluir
  18. Estou indignado com o descaso da vigilancia saninaria, em não querer fazer o seu papel. É Lei 5.928/2004, mesmo sem a atualização, Lei é Lei.

    ResponderExcluir
  19. Vendo esse plano, percebe que o dinheiro que veio para saúde, não fez nada, por que nem uma meta foi alcançada, a mortalidade neo natal,criança que morrem ao nascer,ou ate 7 dias,esta muito alta,vendo analisando,os dados ainda eles refere a 2008 e 2009.
    A quantidade de médico, acho que a vigilante em saúde, essa vigilância sanitária não tem capacidade e nem condição de trabalhar ,ela deve ter somado os médicos para chegar nesse resultado.
    Deve ter somado um médico por dois , se tem 12 PSF, um médico trabalha na unidade pela manha,e vai pra outro posto tarde, ela já contou dois,só ai na conta deles, da 24 médico ,esperta nem .vamos lá se o mesmo medico trabalha no regional e no município,eles contaram dois,sendo um,no mínimo não querem mostra para o ministério da saúde que os PSF esta funcionando ilegal,sem medico.o Charles e mais escorregadio do que sabonete.

    ResponderExcluir
  20. [e claro que nessa somatoria vai aparecer esse tanto de médico. Tem médico em Tuc com 5 empregos, aliás a maioria deles ex o dr edevaldo que é perito da saude ele trabalha 2 horario na secretaria de saude, 1 horario no asert, 01 horario na odebreche e 01 horario fazendo exame ademissional, num tira plantao nem trablha sabado e domingo, e igual e ele tem muitos entao e muito facil dizer que tem 5 emprego ou seja tem que trabalhar 4 hora em cada emprego somando dá 20h por dia mas esses medico so trabalha no maximo 8, estao ganhando 12 horas sem trabalhar, sem contar os medico que viajam, trabalham no breu, na goianesia, paraopebas etc.
    ------------------
    Nota do Folha - Pois é, no dia em que Tucuruí tiver um prefeito e um Secretário de saúde de verdade, ou a Polícia Federal lembrar que também somos Brasil e filhos de Deus, isso não vai mais acontecer.

    Onde estão os fiscais do SUS, onde está o TCU (TFC) Tribunal Faz de Contas? Hoje é domingo? Então devem estar em alguma praia padisíaca ou em algum hotel de luxo pelo mundo afora, gastando o gordo salário que pagamos a eles para não fazerem nada.

    Será que este pessoal é tão burro que não vê que 194 médicos (ou carga horária) é um absurdo para uma cidade como Tucuruí?

    ResponderExcluir
  21. deixa de ser bobo petista aonde já se vio o sampeta cumprir determinação do ministério da saúde?? Aqui é olho por olho e dente por dente.
    A proxima a cair será a folha de tucuruí. primeira pizada na bola.
    Uma idenização por danos maorais de 40 por cento do salário deles.
    Em breve o folha irá trabalhar para pagar o prefeito talves odinheiro da indenização fique para o gordo da boutique im,agem.

    É acho que vou solicitar par ele.

    ResponderExcluir
  22. Policia FEDERAL enquadra mais uma prefeitura. Infelismente ainda não é a de TUCURUI.

    ResponderExcluir
  23. Não existe esses médico, ele não ta conseguindo inaugurar a UPA,pois não tem especialidade para trabalhar,a licitação dos equipamentos da UPA,SURPEFATURADA,é só ver os valores,os prestadores,continua da mesma forma sem receber desde de janeiro,olha que esse dinheiro e do SUS e não dele,e vocês vão ter mais uma grande surpresa,a Tão falada UPA,que o prefeito falou tanto que era o início do hospital,ele vai terceirizar,pois não tem condições e nem competência,olha o município vai ter que devolver para o SUS,trezentos mil reais usado indevido,veja tanto recursos do SAMU,já viram vai ser secretaria municipal de saúde,a farmácia de manipulação fechou,,IMAGINA SE NOS ESTEVESSIMO TANTO ASSIM MÉDICO É OURO

    ResponderExcluir
  24. são exatamente 16:20 do dia 19/07 e estamos sem medico tanto clinico geral quanto pediatra chegou um rapaz envenenado e o medico da uti teve que ser chamado se temos 194 medicos cade eles os medicos trabalharam ate 15:00 ja os medicos das 15:00 ate as 19:00 nada , sera que temos mesmos 194 medicos

    ResponderExcluir
  25. Isso tudo de medico e só para aprovar o plano. Mais ainda bem que não tem um conselho comprado. Vocês já viram no plano o quanto eles dizem o alto numero de criança que morreu de câncer e crianças e de 0 a 30 dia tem que ver esses atestado de óbitos. A coisa e seria.

    ResponderExcluir
  26. O doutor Devaldo Rodrigues (clinico geral)
    é o melhor médico de tucuruí...
    bjssssssssss...

    ResponderExcluir
  27. ***********
    Comentário moderado, o texto estava em letra maiúscula.

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.