Alterar o idioma do Blog

quinta-feira 03 2011

Tucuruí - A esquerda em crise?

O que está acontecendo com os partidos de esquerda em Tucuruí?

Nas últimas eleições tanto a nível municipal quanto a nível estadual o PT e o PC do B nunca tiveram votações tão expressivas.

Joilson no PT quase se elege prefeito e ficou em segundo lugar em uma eleição marcada por denuncias de compra de votos do primeiro colocado, eleição que foi decidida nos tribunais.

Já o Roquevam se elegeu, mas teve o registro cassado pela justiça, acusado de dupla filiação.

Ambos tiveram uma excelente votação, principalmente em se levando em conta que não contaram com a máquina da Prefeitura Municipal.

Mas o Joilson saiu do PT e o Roquevam está sendo expulso do PC do B.

Sem levar em conta as razões da saída espontânea de um, e a expulsão de outro, a impressão que se tem é de que o pragmatismo político não está sendo observado pelas lideranças partidárias, e que na verdade o que está havendo é uma disputa de egos e vaidades acima do interesse partidário e político, principalmente sabendo-se que o eleitor brasileiro em sua maioria é personalista, ou seja, vota em candidato e não em partido.

Não queremos nos intrometer em assuntos internos de nenhum partido, mas acompanhamos a política local e o que acontece nos partidos políticos interessa a toda a população, já que é nos partidos que nascem as candidaturas.

Até nos partidos de direita este fenômeno está ocorrendo em Tucuruí, como por exemplo, a saída do Gualberto do DEM e a sua praticamente certa filiação no PMDB.

O que parece é que alguns partidos em Tucuruí não estão conseguindo contornar, resolver e acalmar as disputas internas, principalmente as disputas de poder, egos e vaidades (normais em todos os partidos), e desta forma estão perdendo lideranças importantíssimas para a disputa eleitoral nas próximas eleições, principalmente com a reforma política que pretende acabar com as coligações.

Acreditamos que estes partidos devam para o seu próprio bem, parar este processo de esvaziamento e autodestruição enquanto é tempo.

Quem está de fora vê melhor o jogo...

5 comentários:

  1. O tempo é o divisor de águas, que purifica a esquerda política do município. Após a eleição de 2008 e derrota do Joilson, foi que os militantes do PT foram conhecer realmente sua personalidade.Dizia-se dono dos mais de 17 mil votos obtidos na eleição municipal e, menosprezando os partidos aliados e militantes do PT, em nome desta pseudo liderança, deslocou-se até a capital do estado, com o anuência dos três vereadores eleitos do partido, e passou a fazer acordos com o então Secretário da Casa Civil e hoje Dep. Federal Puty, sem o aval da militância e Diretório municipal. No acordo, obteve recursos para sua campanha a Dep. Estadual e conseguiu indicar as Direções Geral e financeira do Hospital Regional, criando um cabide de empegos ilícitos que vieram a onerar os recursos e comprometer o bom funcionamento daquele órgão. Por estas atitudes perdeu a confiança dos militantes e percebeu que não teria mais espaço para candidaturas dentro do partido.
    Por se tratar de um político oportunista, já que não iria mais desfrutar da mamata do governo do estado (recebia juntamente com sua esposa DAS no governo), desfilou-se do partido.
    Trata-se de um findo pseudo-lider político. 2012 mostrará!
    Quanto ao Roquevam, até então, expressiva liderança política representante dos movimentos sociais, decepcionou `aqueles que viam em sua pessoa a luz, no fim do túnel, que iluminaria o caminho traçado de um futuro lider político em Tucurui. Também perdeu a confiança dos camaradas militantes do PC do B, pois segundo estes, Roquevan recebeu valor significante do governo Ana Júlia e não socializou com seus pares.
    Finalizo dizendo que o tempo purifica a esquerda política de Tucuruí.

    ResponderExcluir
  2. Folha, depois da manchetes do nosso Municipio no Blog da Franssinete Florezano, agora é a vez do Blog do Barata, falando do absurdo que esta acontencendo em nossa saude do municipio..de uma olhada!!!

    ResponderExcluir
  3. olhem os blog's da capital que só falam de nossa saude, que vai de mal a pior, nos blog da franssinete e do barata...

    ResponderExcluir
  4. Tucuruí está em crise e profunda, as coisas estão feias aqui, a gestão que penssavamos que iria melhorar com a troca de prefeitos, esta pior, aquele que não esta por dentro da situção é que diz que melhorou com prefeito sancler, esses são os verdadeiros puxa saco do prefeito, a saude esta um caos enquanto isso prefeito gasta rios de dinheiro publico com o carnaval e com o futebol independente, não sou contra ao carnaval e nem o futebol, mas a discrepancia de nosso municipio esta grande, não temos nem fumace para combater a dengue, nem paracetamou nos postos de saude, o regional que esta superlotado, esta faltando tudo com a sobrecarga da maternidade que piorou o estado do regional, falta tudo, lençois, remedios, medicos suficientes para os pacientes, os servidores estão escolhendo que é que não vai morrer por falta de medicos, o negocio esta só piorando, qem fala ao contrario não sabe da real situação do nosso municipio, para aqueles que não tem condições de pagar uma clinica particular...SOCOOORROOOOO.....

    ResponderExcluir
  5. EI FOLHA ENTRA O BLOG DO BARATA ESTA LA SAÚDE DE TUCURUÍ,SÓ USOU O DINHEIRO DOS EMPRESARIO E DO GOVERNO DO ESTADO,FOI A CAMPANHA MAIS RICA A DO ROUQUE,COMPRAVA MESMO. ERA DANDO AS COISAS BARRO REMEDIO ECT

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.