Alterar o idioma do Blog

quinta-feira 03 2011

Nova Matinha, o retrato da má utilização do dinheiro público, e da incompetência dos Tribunais de Contas

 
Nas fotos acima podemos ver o que acontece com o Bairro Nova Matinha depois de uma simples chuva.

A Nova Matinha foi construída pela Prefeitura de Tucuruí com recursos federais do Ministério das Cidades, e teve como objetivo abrigar as famílias dos ribeirinhos deslocados para a construção das Eclusas de Tucuruí.

O projeto mal feito e cheio de falhas foi executado em uma área imprópria e as casas feitas com material de quinta categoria.

O Conjunto Habitacional foi feito sem a observância das condições previstas em lei, como por exemplo: Não existe rede e tratamento de esgoto, não existe área verde e escola entre outras exigências legais.

O Conjunto foi construída em uma área alagada e aterrada (área de proteção ambiental) e foram feitas fossas sépticas que transbordam na época das chuvas. As casas mal feitas estão com o piso e paredes rachando, a parte elétrica e fechaduras tem problemas e as portas enferrujaram.

Em razão da insalubridade do ambiente as pessoas adoecem e as crianças sofrem com diarréia e problemas de pele. Agora imaginem o sofrimento destas famílias, que para piorar ainda mais residem em uma cidade em que a Saúde Pública está completamente falida e sucatada.

Como é que o tribunal de Contas da União ainda na tomou qualquer providência para responsabilizar os responsáveis por esta obra executada desta forma, e ainda por cima com dinheiro público federal?

A Nova Matinha é a prova incontestável da incompetência dos Tribunais de Contas e demais órgãos fiscalizadores a nível Federal, Estadual e Municipal.

Abaixo podemos ver um vídeo do nosso arquivo que mostra a situação do conjunto habitacional e algumas das suas conseqüências. O vídeo abaixo também pode ser visto através do link: http://www.youtube.com/watch?v=OqzBjD_4LBY