Alterar o idioma do Blog

terça-feira 30 2010

Em carta, Jader Barbalho renuncia ao mandato na Câmara

SÃO PAULO - O deputado Jader Barbalho (PMDB-PA) encaminhou uma carta à Câmara dos Deputados em que anuncia a sua renúncia ao mandato. Ao justificar a decisão, o pemedebista disse que se encontra na "extravagante situação de ser, ao mesmo tempo, elegível e inelegível".

Barbalho concorreu nas últimas eleições a uma vaga no Senado, tendo recebido 1,8 milhão de votos. Sua candidatura, contudo, foi barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base na Lei da Ficha Limpa, uma vez que ele renunciou ao mandato de senador, em 2001, para escapar de um processo de cassação.

Na vaga de Jader Barbalho assume a suplente Ann Pontes (PMDB-PA). "Nada mais tenho a fazer na Câmara, já que para exercer o cargo tenho que ser elegível, mas o TSE e o STF decidiram que, no momento, sou também inelegível, e estou impedido de ocupar a cadeira para qual fui eleito senador", disse Barbalho.

A decisão sobre a constitucionalidade da Ficha Limpa para as eleições deste ano gerou um impasse no Supremo Tribunal Federal (STF), com os ministros divididos sobre o tema. A definição deve acontecer quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomear o substituto do ministro Eros Grau, que se aposentou.

"Retorno ao Pará para empreender minha luta, ainda acreditando na via judicial para corrigir a violência política de que sou vítima em plena democracia, junto com 1,8 milhão de paraenses, brasileiros, que não têm dúvida quanto a minha elegibilidade, e me escolheram como seu senador", acrescentou o deputado.


(Fernando Taquari | Valor)

----------------------------------------------------
Nota do Folha - Jader sem dúvida alguma tem um senso de humor notável, além é evidente de ser um tremendo gozador. Imaginem, renunciar ao mandato de Deputado Federal a apenas um mês do termino do mesmo. 

Se Jader queria aparecer, deveria ter ficado nu na Praça da República em Belém, ou da Sé em São Paulo... Perae, isso não que seria um atentado terrorista... Ele deveria mesmo é ter colocado uma melancia no pescoço, ou pedido a um assessor que simulasse um atentado lhe atirando uma bolinha de papel na cabeça (Com o outro deu certo, perdeu mas apareceu).

4 comentários:

  1. Q papo é esse de violência política contra ele e os seus eleitores!? papo furado, só sendo!! pois, tanto ele quanto seus eleitores sabiam q o mesmo se encontrava sub judice, e q podiam vir a perder os seus votos caso o Gebaralho viesse a ser barrado pela lei da Ficha Limpa, a qualquer momento, como de fato aconteceu!!! sim, vale lembrar tbm q para a referida lei não está em jogo os votos, e sim a ficha do candidato.

    ResponderExcluir
  2. Boa notícia: Jader renunciou. Má notícia: demorooou!

    O deputado Jader Barbalho (PMDB-PA) renunciou nesta terça (30) ao mandato de deputado federal.

    Bate em retirada a um mês do término da legislatura.

    Figurinha carimbada da política nacional, Jader não estará no Congresso a partir do ano que vem.

    Sua foto foi arrancada do álbum pela Lei da Ficha Limpa.

    Barrado pela Justiça Eleitoral, Jader foi às urnas agarrado a um recurso judicial.

    Elegeu-se com 1,8 milhão de votos. Porém...

    Porém, ao julgar o recurso que assegurara a Jader o direito de pedir votos, o STF confirmou o veto higiênico.

    É sobre esse pano de fundo que Jader renuncia. Em carta dirigida à Câmara, ele anotou:

    "A vontade do povo paraense rejeitou a decisão do TSE –pela inelegibilidade da minha candidatura”.

    Alheio às “barbalhidades” que o fizeram um ficha suja, Jader queixou-se da imprensa e dos adversários:

    “A campanha jornalística odiosa com que meus inimigos atentaram contra meu nome como candidato, por todos os meios midiáticos possíveis, inclusive, panfleto”.

    Manteve as lanças erguidas:

    "Retorno ao Pará para empreender minha luta, ainda acreditando na via judicial para corrigir a violência política de que sou vítima em plena democracia”.

    Enxerga do seu lado “1,8 milhão de paraenses, brasileiros, que não têm dúvida quanto à minha elegibilidade e me escolheram como seu senador da República".

    A carta de Jader já foi lida no plenário da Câmara. Vai agora à publicação no Diário do Congresso. A impressão consumará o ato.

    A lamentar apenas o fato de Jader ter demorado tanto a renunciar. No mais, sua ausência preencherá na Câmara uma lacuna.

    Eleito em 2006, Jader faltou à maioria das sessões deliberativas. Absteve-se de comparecer a cerca de 60% das sessões.

    Membro de uma mísera comissão, não deu as caras em nenhuma reunião. Não proferiu um mísero discurso em plenário. Não apresentou um escasso projeto.

    ResponderExcluir
  3. Papo furado de ficha limpa, quem é ficha limpa em nosso cenário de politica no Brasil talvez se oFernandinho Beira-Mar se candidatasse toamria posse, se a nossa Carta Màgna diz que prevalesse a vontade do povo, por rasgaram tal Carta 1.800 paraenses perderam a sua soberania de votos que é essa Marilor? E a Dilma? Tem ficha limpa? Meus amigos da Folha sejam imparciais.

    ResponderExcluir
  4. De acordo com a Lei a Marinor e a Dilma tem ficha limpa sim, caso contrário seus registros de candidatas teriam sido cassados pela Justiça Eleitoral, a exemplo do Jader e Paulo Rocha, entre outros.

    Parcial é você, que julga e acusa sem saber ou ter noção do que é Ficha Limpa de acordo com a Lei, ou se sabe age de má fé.

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.