Alterar o idioma do Blog

quarta-feira 03 2010

Jatene ganhou, como isso interfere na política em Tucuruí?

Nossa opinião é que interfere e muito. Quem pensa que com a eleição do Jatene o prefeito vai poder fazer e desfazer ao arrepio da Lei confiando no Governador, está muito enganado(a).

Jatene criou uma grande expectativa, agora é vidraça e é adversário do Governo Federal, portanto não cremos que ele será avalista de "aliados" que podem comprometer a imagem do seu governo e a dele próprio, se o fizer, pior para ele.

Sancler estava em uma situação muito confortável, a oposição ao Governo do Estado (PSDB/DEM) era sua aliada, o PMDB local não podia lhe fazer frente, devido à maioria do prefeito na Câmara Municipal, que por sua vez vai aprovar as contas do ex-prefeito Parsifal Pontes.

Portanto, da oposição ao Governo Ana Júlia não havia nada a temer, por outro lado mesmo tendo o PT local como adversário, Sancler tinha (ou tem) aliados de peso no governo da Ana Júlia, aliados que impediam uma oposição mais ferrenha e efetiva da oposição.

Entre os aliados do prefeito no Governo estava entre outros, e em destaque o Deputado Federal Paulo Rocha. Não se sabe ao certo o custo desta aliança, mas com certeza as vantagens pessoais/políticas para ambas às partes (prefeito e deputado) certamente cobriram o desgaste político, principalmente do petista? 

Agora, depois da eleição para o Governo do Estado começa a corrida para a Prefeitura Municipal, o Deputado Eleito Roquevam hoje no Tucuruí Agora já deu o tom que esta disputa terá.

A oposição em Tucuruí, até por uma questão de sobrevivência política, terá que fazer o seu papel, agora livre das amarras de contenção do derrotado Paulo Rocha e outros "companheiros" oportunistas.

Outra coisa, não se sabe ao certo qual será a posição do Deputado Parsifal nas eleições municipais. Parsifal é um aliado muito mais importante política e estrategicamente para o Governador que o prefeito de Tucuruí, disso não temos nenhuma dúvida. Caso Parsifal seja adversário ou apóie o adversário do Sancler, o governador não terá como intervir e não terá alternativa a não ser o não envolvimento.

A posição de Parsifal dependerá de vários fatores e algumas variáveis ainda não definidas, como por exemplo, quais serão as forças políticas que disputarão a prefeitura. No momento temos a pressão de alguns Peemedebistas mais próximos e mais oportunistas, que querem cargos e vantagens tanto do Governo do Estado quanto da PMT.

Por outro lado temos a enfraquecida e órfã base eleitoral do Parsifal, que está engasgada com a aproximação Parsifal/Furmans. Esta frágil base, por certo se desfará com uma aproximação Sancler/Parsifal. Isso por uma razão simples e lógica: Ainda é recente as perseguições e demissões de peemedebistas e simpatizantes pela atual administração municipal.

Qualquer um com um mínimo de conhecimento de política sabe que perseguições e demissões não se esquecem e dificilmente são perdoadas. Parsifal tem enfraquecido sua base ao longo do tempo, por insistir em privilegiar meia dúzia de pessoas de seu círculo pessoal de amizades, em detrimento do próprio PMDB, que certamente é bem maior que isso.

Parsifal por outro lado pode estar mais interessado em formar uma base política mais "impessoal" que a que tem em Tucuruí. Uma base eleitoral mais impessoal é mais fácil de controlar e mais barata, pois só requer investimentos em época de eleição. Em uma base mais pessoal a "cobrança" por ajuda e atenção é mais constante e mais cara. Se esta estratégia está correta só o tempo dirá, por enquanto está dando certo já que o deputado foi reeleito mesmo com uma pífia votação no município, graças aos votos que teve em outras cidades.

De qualquer forma, Parsifal é uma ameaça latente ao Sancler e a sua liderança política em Tucuruí, assim como Jader é uma ameaça ao Jatene, já que os dois podem influir decisivamente nas políticas do Estado e do Município.

Resumindo: Deverá haver algumas mudanças na política em Tucuruí a partir de agora, uma delas deve ser o acirramento dos ânimos, aumento e organização da oposição, que deve anular ou pelo menos enfraquecer bastante a blindagem do prefeito, que mesmo controlando a imprensa chapa branca através de polpudos contratos com a prefeitura, não deve continuar a falar sozinho como aconteceu até agora.

A oposição (esperamos) deve ter aprendido a duras penas que a comunicação com o povo é vital, deixar adversário falar sozinho é suicídio político na certa. A Dilma não ganhou no primeiro turno justamente por deixar o Serra bater sem revidar, se não tivesse acordado a tempo hoje o presidente seria outro. Ana Júlia não teve a mesma sorte e não acordou a tempo. Sancler sabe disso e hoje controla quase todos os meios de comunicação da cidade.

No entanto o controle do prefeito sobre a imprensa chapa-branca não serve de desculpa para a falta de comunicação da oposição com o povo, já que a oposição tem a vantagem de poder ir ao povo pessoalmente, o que o prefeito não pode fazer com freqüência, ele nem mesmo pode responder a perguntas em programas de rádio ao vivo, quanto mais pessoalmente. A oposição ainda tem a imprensa alternativa.

Para a opinião pública não basta ser um bom político, tem que parecer bom político aos olhos do povo, e mostrar a que vem, o que faz e o que pode fazer.

17 comentários:

  1. ate agora Rouque Vam é deputado da folha,é tão grande sua materia que nem da vontade de ler

    ResponderExcluir
  2. Esse doido,tal de Roquevam se elegeu???

    ResponderExcluir
  3. Pessoal da folha, concordo com quase todos os pontos analisados acima, sou fâ de carteirinha de vocês, mas, me esclareçam um ponto: O Roquevam foi eleito deputado estadual, conforme vocês afirmaram?

    ResponderExcluir
  4. Sim, o Roquevam se elegeu graças aos votos de legenda do seu partido, do qual é o mais bem votado.

    Acontece que o seu registro de candidatura está sub-júdice.

    Caso ganhe na justiça e o seu registro de candidato seja mantido, ele deve tomar posse com os demais Deputados Estaduais.

    ResponderExcluir
  5. A matéria é grande mesmo, mas foi necessária para o entendimento da população sobre o atual momento político em Tucuruí.

    Um dos principais objetivos do Folha é justamente este, tornar o jogo político acessível ao entendimento de todos os cidadãos.

    ResponderExcluir
  6. Do Blog do Miguel

    Nós não podemos permitir que o Prefeito de Tucuruí se aproprie de obras do Governo do Estado e Governo federal dizendo que é dele e com isso elevando a sua imagem com recursos e obras de outros.

    Então é necessário que o municipio de Tucuruí diga onde está sendo aplicado os recursos oriundos dos impostos que nós pagamos e os recursos dos royalties que este municipio recebe, e que não é pouco.

    Eu tenho uma dificuldade de compreender de entender e eu queria que eu fosse até convocado e intimado se fosse necessário, para o Ministério Público me provar porque todas as ações que são movidas contra a Prefeitura de Tucuruí, seja pela ASSERT, pelo SINTEP, todos aqueles que movem ações contra a Prefeitura, todos perdem. Eu não acredito que está todo mundo errado e a Prefeitura certa. Eu acho que o Ministério Público não pode ficar omisso e não pode ser conivente.

    Declarações de Roquevan Alves Silva - lider do MAB no programa Tucuruí Agora da Rádio Floresta do dia 03/11/2010.

    ResponderExcluir
  7. Não é a toa que o prefeito restringe a internet na cidade, sabe que essa área aqui é dificil de ele controlar.

    ResponderExcluir
  8. Voces sabem me dizer que caso o Roquevan tome posse, qual seria o candidato ja eleito que perderia a vaga?

    ResponderExcluir
  9. Estão esquecendo de comentar, que pode acontecer de Deputado Parsifal pode ser o futuro Presidente da Assembleia em 2011, já que Parsifal é amigo pessoal de Jatene desde a época que Jatene participou do governo de Jader Barbalho, ha anos atras...Não se esqueçam!!!

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber se existe Camara de vereadores em Tucurui, acho que nao,porque estamos vendo e ouvindo declaraçoes de que o dinheiro publico esta saindo pelo ralo.A prestaçao de contas feito pelo prefeito nada, pelo secretario de saude tambem, cade o Ministerio Publico, concordo com as palavras do Roquevan, esta omisso sim. Que o Ministerio Publico, Camara de Vereados,Conselho de Saude, façam auditoria, so assim, saberemos qual o destino do dinheiro do contribuinte.

    ResponderExcluir
  11. E verdade que o caminhao de foi doado a colonia de pescadores, esta sendo utilizado pelo esposo da Procuradora do Municipio, no matadouro.

    ResponderExcluir
  12. Nao fui eleito, nao sou governador, porem deve sim, haver uma devassa nas contas da Prefeitura, na Secretaria de Saude, porque nao,em todas as secretarias que fazem gestao, so assim saberemos a real situaçao.

    ResponderExcluir
  13. 1 - Quanto ao Parsifal ele só não se acertou antes com o Jatene, durante a sua última gestão como prefeito por causa do Almir Gabriel.

    2 - Não sabemos qual deputado vai sair se o Roquevam entrar. Isso depende de cálculos meio complicados...

    ResponderExcluir
  14. DECRETO

    A GOVERNADORA DO ESTADO RESOLVE:

    exonerar, de acordo com o art. 60, inciso I, da Lei n.º 5.810, de 24 de janeiro de 1994, FRANCIMAURO GILBERTO ALVES DA SILVA do cargo em comissão de Assessor Especial II, com lotação na Governadoria do Estado, a contar de 1º de novembro de 2010.

    PALÁCIO DO GOVERNO, 3 DE NOVEMBRO DE 2010.

    ANA JÚLIA DE VASCONCELOS CAREPA

    Governadora do EstadoDECRETO

    A GOVERNADORA DO ESTADO RESOLVE:

    exonerar, de acordo com o art. 60, inciso I, da Lei n.º 5.810, de 24 de janeiro de 1994, OTONIEL DAMASCENO do cargo em comissão de Assessor Especial II, com lotação na Governadoria do Estado, a contar de 1º de novembro de 2010.

    PALÁCIO DO GOVERNO, 3 DE NOVEMBRO DE 2010.

    ANA JÚLIA DE VASCONCELOS CAREPA

    Governadora do Estado
    DECRETO

    A GOVERNADORA DO ESTADO RESOLVE:

    exonerar, de acordo com o art. 60, inciso I, da Lei nº. 5.810, de 24 de janeiro de 1994, LIZIANE DE ALMEIDA MAGALHÃES do cargo em comissão de Assessor Especial II, com lotação na Governadoria do Estado, a contar de 1º de novembro de 2010.

    PALÁCIO DO GOVERNO, 3 DE NOVEMBRO DE 2010.

    ANA JÚLIA DE VASCONCELOS CAREPA

    Governadora do Estado


    Vocês conhecem essas pessoas

    ResponderExcluir
  15. estão fazendo um "bacanal" com o dinheiro do povo e ninguem reclama. Cade os vereadores? Ministerio Publico? porque ninguem reclama nas radios?? será que o povo ficou mudo?

    ResponderExcluir
  16. Jorge Caddah11/05/2010 6:24 PM

    Prezado Editor,
    O candidato Roquevan teve 7.750 votos sendo o mais votado do PCB. O PCB totalizou 72.318 votos..
    O coeficiente para Deputado Estadual ficou em 82.841. Com a regularização do registro dele totalizará 80.068, faltando ainda 2.773 votos.
    Ainda precisaria da regularização do registro da Antonia Botelho que teve 3.221 votos.
    Seria a única forma do Roquevan se tornar Deputado pois os outros dois candidatos do PCB não totalizam os 2.773 que faltam.
    Caso ele consiga as duas regularizações (dele e da outra candidata) quem sairá será o Alfredo Costa no contexto atual.
    Em qualquer mudança no tabuleiro atual o Alfredo será o primeiro a dançar pois o PT foi o único partido que fez dois deputados por média.

    Abraços...

    ResponderExcluir
  17. desde a gestão do Dr.ADISOM como secretario de saúde,que o conselho municipal de saúde não aprova nem uma conta da saúde,encaminha ao Ministerio Publico Federal,Estadual,SUS,Policia Federal, MINISTRO DA SAÚDE,e ninquem aparece para fazer a solicitação do conselho.Tucuruí não é Brasil.essa situação da saúde atual ja se encontra no Ministerio Público,na Camara de veriadores,ate voces colocaram um relatirio das pro videncias do Conselho e nada.digo aqui não é Brasil.

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.