Alterar o idioma do Blog

domingo 21 2010

Movimentos populares

Movimento Absurdo Tuc

Imagem do Blog do Miguel
É com satisfação que vemos (apesar do PIG tentar atrapalhar) uma crescente organização da sociedade tucuruiense. O Cidadão cansou de ser um mero espectador e financiador do desperdício do dinheiro público e se cansou de se conformar com os abusos cometidos contra os seus direitos.

Temos agora este movimento Absurdo Tuc formado em especial pelos estudantes, contra o aumento abusivo da passagem de ônibus, o embrião do Movimento Quem Não Deve Não Teme que promete lutar pela transparência na Prefeitura e Câmara Municipal, e o já antigo Transparência Tucuruí, cujo informativo é o Folha de Tucuruí e cujo objetivo é concientizar a população, combater o analfabetismo político, promover a transparência na gestão do dinheiro público, e lutar incansavelmente contra a corrupção.

Mesmo lutando contra o poder econômico, o poder político e contra os grandes meios de comunicação em massa, temos obtido grandes vitórias. 

A frase é antiga mas ainda é atual:

O POVO UNIDO, JAMAIS SERÁ VENCIDO!!! 

AME TUCURUÍ, LUTE POR ELA!!!

19 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa...até que enfim alguem cria coragem para se manifestar contra os absurdos que acontecem no dia a dia nesta cidade. sou estudante, podem contar com meu apoio.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, cadê que o PIG de Tucuruí comenta e apóia o movimento contra o aumento abusivo da passagem de ônibus em Tucuruí.

    Depois da nossa cutucada, de agora em diante talvez eles dêem uma disfarçada. Rs.

    O PIG atrapalha Tucuruí.

    ResponderExcluir
  3. colaboração jose wellington mourão véras. Agolra vamos agir no combate a corrupção


    própria Constituição Federal atribui aos vereadores a tarefa de fiscalizar a gestão do município. Para ilustrar o alcance dessa tarefa, Spinelli citou diversas situações – conforme a área da gestão (patrimonial, operacional, financeira ou orçamentária) – em que cabe ao vereador atuar como agente fiscalizador.

    Quanto à gestão do patrimônio público, o assessor técnico da CGU explicou que o vereador deve verificar, por exemplo, se os bens imóveis da prefeitura estão formalmente registrados. Já quanto à gestão operacional, os vereadores devem observar, entre outras questões, se não está ocorrendo promoção pessoal na divulgação das ações realizadas pela prefeitura.

    Spinelli também esclareceu, em relação à gestão financeira, que o vereador deve apurar, por exemplo, se a prefeitura está antecipando pagamentos a fornecedores indevidamente. Quanto à gestão orçamentária, ele citou, como um dos alvos da fiscalização, o cumprimento dos limites fixados pela Lei de Responsabilidade Fiscal para as despesas com pessoal.

    Capacitação

    Mário Vinicius Spinelli lembrou aos vereadores que a CGU oferece cursos de capacitação (educação presencial e cursos a distância) por meio dos programas Olho Vivo no Dinheiro Público e Fortalecimento da Gestão Pública. Spinelli advertiu ainda que informações sobre repasses de recursos federais aos municípios podem ser consultadas, via internet, no Portal da Transparência (www.portaldatransparencia.gov.br) e no Portal dos Convênios (www.convenios.gov.br).

    ResponderExcluir
  4. Movimento Absurdo Tuc - Mikail Matos11/21/2010 2:25 PM

    O Movimento Absurdo Tuc aproveita o espaço para convocar a todas as pessoas de bem, para se manifestar pacificamente contra esse ABSURDO (aumento abusivo da passagem e suas derivações), no dia 23/11/2010 (terça-feira) às 14:30 horas, em frente a Promotoria Pública de Tucuruí (localizada em frente a Escola Dep. Raimundo Ribeiro de Souza).

    Pois, neste dia, estaremos em uma reunião, intermediada pela promotora, com a pessoa do prefeito municipal e representantes da Câmara Municipal e da Viação Tucuruí.

    Vamos juntos, mostrar nossa indignação de forma pacífica e consciente!!!!

    ResponderExcluir
  5. Comenta-se que o pessoal da UNEST quando viu que o Movimento Absurdo Tuc estava crescendo e sendo notado, tentou assumir a liderança, mas os estudantes não permitiram.

    Depois da roça pronta, não falta quem queira colher.

    Estamos dizendo, o povo está cada vez mais esperto.

    ResponderExcluir
  6. Davison Jaime11/21/2010 8:13 PM

    suahsuahsauhs bem lembrado pela equipe do FOLHA DE TUCURUÍ inclusice recebemos ligações da própria diretoria dizendo que estávamos denegrindo a imagem da instituição. Fica o meu comentário: "Quem realmente está denegrindo a imgamem desta instituição, são os que a deixam ao acaso!"

    só reforçando a mensagem do Mikail:

    O Movimento Absurdo Tuc aproveita o espaço para convocar a todas as pessoas de bem, para se manifestar pacificamente contra esse ABSURDO (aumento abusivo da passagem e suas derivações), no dia 23/11/2010 (terça-feira) às 14:30 horas, em frente a Promotoria Pública de Tucuruí (localizada em frente a Escola Dep. Raimundo Ribeiro de Souza).

    Pois, neste dia, estaremos em uma reunião, intermediada pela promotora, com a pessoa do prefeito municipal e representantes da Câmara Municipal e da Viação Tucuruí.

    Vamos juntos, mostrar nossa indignação de forma pacífica e consciente!!!!

    ResponderExcluir
  7. Alexandre Aguiar11/21/2010 8:16 PM

    É verdade, a UNEST quis sim assumir as "rédias" do movimento, porém como somos um Movimento Pacífico e Independente não aceitamos.
    Depois de tudo montado é fácil vir um cidadão que nem sequer sabia do aumento da passagem de ônibus, e diz ser o presidente e representante da classe estudantil, querer assumir a frente do movimento.
    Ainda falando do movimento eu pediria que todos olhassem o comentário do Mikail Matos com a convocação, e pediria que nos apoiassem nesse movimento.

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  8. Deixem a UNEST de mão galera, direcionem a atenção mais pro trabalho que vocês estão fazendo mesmo, pois a própria UNEST vai se queimar sozinha. A UNEST só serve pra ganhar abadá em época de carnaval.

    ResponderExcluir
  9. movimento absudo tuc - fagner11/21/2010 11:23 PM

    como um dos integrantes do movimento ABSURDO TUC, sou testemunha do descaso da UNEST em relação ao movimento. Sua diretoria simplismente se omitiu diante dos nossos convites de unir forças em prol desse movimento, e agora, falam que estamos denegrindo a sua imagem. Que imagem eu pergunto? Será que ainda tem?
    O fato é que o movimento anda muito bem e com muita força, e não precisamos da UNEST para absolutamente nada.
    convido à todos para participarem de uma manifestação PACIFICA que ocorrerá na terça-feira desta semana em frente a promotoria publica de tucuruí a partir das 14:00hs. muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  10. Vamos formar uma mobilização para impedir que o prefeito leve o hospital para o regional Pois Dra Ana Paula já autorizou. Não ela tem carro pra ir. e o pobre.cadê essa administração,pois com certeza se não entrar agora,não vai entra no tempo de Jatene ,o prefeito ta só aproveitando,com isso com apoio da direção,que inclusive tem um vereador

    ResponderExcluir
  11. Sim, vamos fazem uma mobilizaçao para barrar a pretensao do Prefeito, uniao de todos os seguimentos,a populaçao nao tem meios para locomoçao ate o H.R.T. nos nao somos culpados da ma gestao da secretaria de saude. A dra. Ana Paula, nao tem poderes, para autorizar os serviços que sao de competencia do municipio.Somente a secretaria de Estado.

    ResponderExcluir
  12. A saude esta um caso de policia, nada e feito, todos estao calado, a populaçao tao sofrida,continua sofrendo.

    ResponderExcluir
  13. Davison Jaime11/23/2010 8:10 PM

    O Movimento Absurdo TUC, Informa!

    Que acaba de ocorrer hoje dia 23, a audiência na Promotoria Pública que trata a respeito do aumento de passagem e qualidade do Transporte Público de Tucuruí, onde estavam presentes o Prefeito Sancler Ferreira, os vereadores: Tom, Jones Willian, Dra Edileuza, Chico Enfermeiro e Titonho, o senhor Flávio representando a Viação, 4 alunos representantes do movimento por intermédio da Promotora de Justiça.

    Víemos através deste informar o resultado dessa audiência. Pois bem, ficaram acertados que serão realizados dois novos estudos e planilhas de custos,onde,um será feito pela UFPA ou por alguma empresa de Belém e outro Pela Viação Tucuruí, logo após esses estudos será estabelecido o novo valor da passagem em uma outra audiência. Ficou acertado também que será congelado o valor atual da passagem até que esse estudo seja realizado.
    Outra pauta do movimento atendida foi a realização do pagamento da passagem estudantil no ato da roleta. Onde o presidente da Viação se comprometeu em consultar a empresa que fornece a automação do coletivo qual os meios necessários para essa alteração no sistema.

    Aproveitamos para agradecer a todos os alunos e cidadãos de Tucuruí que fizeram a manifestação pacífica em frente a Escola Raimundo Ribeiro de Souza, e que ficaram até o final aguardando a audiência. Uma prova de que o Movimento Estudantil e a força do povo, NÃO morreu!

    Esse é apenas o começo do movimento, por isso vamos todos unidos para conseguirmos mudar os ABSURDOS que acontecem nessa cidade!

    Att Movimento Absurdo TUC

    ResponderExcluir
  14. Nossos parabéns, estamos absolutamente convictos que somente a sociedade organizada pode mudar este pais para melhor.

    Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

    Quem quer faz, quem não quer manda ou espera alguém fazer por ele.

    É assim que se forma uma sociedade justa e decente.

    Ninguém consegue vencer o povo, quando ele se une por uma causa justa.

    Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  15. Tauelen Castro.11/24/2010 11:09 PM

    Nossa ,parabens pessoaL! continueem assim, realmente não podemos deixar acontecer esses absurdos em nossa cidade, os estudantes teem que lutar pelos seus direitos!E PRECISAMOS DA COLABORAÇÃO DA POPULAÇÃO, que tbm utiliza o transporte público.
    Abração aí (:

    ResponderExcluir
  16. Parabéns!!!
    E a palavra que melhor define a atuação dos alunos do IFPA, particularmente a quem participou direta ou indiretamente do movimento ABSURDO.
    Mostramos para cidade que além de bons técnicos, aqui também se forma bons cidadãos, com censo critico,que não aceita as mazelas impostas pelo sistema.
    Quero parabenizar os alunos Alexandre, Fagner e mikail, pela atuação brilhante na promotoria onde também estava presente este que vos informa.
    Foi como se fosse uma guerra desleal, de um lado o prefeito dois advogados e 5 vereadores e o gerente da Viação Tucuruí, de outro quatro alunos do IFPA. No meio desta historia se encontrava a promotoria publica que acompanhava a audiência.
    Acho que o prefeito pensava que encontraria alunos indefesos e desenformados. Enganou-se, afinal estávamos munidos de provas que mostravam a falta de qualidade que não correspondia com o preço praticado.
    Depois de 2 horas de debate, o prefeito e os vereadores já tinham percebido que não éramos simples estudantes, afinal somos alunos do IFPA, e isso já basta para que eles percebessem que não conseguiriam nos dobrar.
    Em contra partida os alunos Deivson, Tayane e Rafael (sendo este ultimo do Rui Barbosa) coordenavam uma manifestação pacifica que contou com a participação de mais de 300 alunos de varias escolas.
    O fato e que depois de 2 horas de debate, o prefeito a viação e os vereadores presentes, perceberam que estávamos com a razão, e acataram nossas propostas.
    1. Estudo independente sobre o aumento da tarifa.
    2. Aceitação da carteirinha no ato da roleta, sem precisar carregar o cartão.
    3. Criação do conselho de transporte.
    4. Melhoramento da frota e qualificação de funcionários.
    Sabemos da possibilidade do não cumprimento destas propostas, por isso o movimento ABSURDO esta de olho, e com a ajuda de todos iremos longe à luta contra as “indelicadezas do sistema.
    Marcos Rogério Silva Carréra
    Grêmio estudantil IFPA

    ResponderExcluir
  17. Agora podemos voltar a humildade.

    ResponderExcluir
  18. parabéns a todos alunos que vem levantando novamente o movimento estudantil.movimento esté que foi capais de luta contra ditadura e transformou nosso país democraticos...a primeira ação do movimento absurdo contra o aumento absivo da passagem está quase conquistado...sabemos aqui em em nossa cidade ainda existem varios absurdo que precisamos contrapor...com saúde, educação e outros....a seu presidente da unest que nada faz...estamos de olho em vc fassa a eleição da entidade vc já está com o mandato vercido....isso realmente é um absurdo....vc é o proximo....devolve a entidade dos estudantes de tucuruí....contem sempre com o grêmio da escola ribeiro de souza...ass:jb

    sonho que sonhamos, é apenas um sonho, mais sonho que sonhamos juntos é o inicio de uma realidade....jb

    ResponderExcluir
  19. Não seria melhor contratar uma empresa da capital pra acabar de vez com toda essa safadeza??

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.