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terça-feira 16 2010

Ensinando sem ensinar e aprendendo sem aprender

Comenta-se pela cidade e entre a classe estudantil que supostamente os responsáveis pelo ensino fundamental em Tucuruí, estariam dando uma "forcinha" para aprovar os alunos do ensino fundamental.

Exemplo: Nas matérias em que os alunos tiraram em torno de 4.5, é arredondado para cinco.

É mais fácil forçar o aluno a passar de ano de qualquer maneira e conseguir artificialmente uma melhor nota no IDEB, do que investir na qualificação e na valorização do professor e na qualidade das instalações e do ensino fundamental, que é a base de qualquer formação  educacional.

O motivo da artimanha do "passa na marra" seria a nota baixa no IDEB do ensino fundamental em Tucuruí .

Isso explicaria o baixo nível de conhecimento dos alunos do ensino fundamental, ao chegarem ao ensino médio.

Este seria um dos motivos da média baixa do IDEB no Pará, em especial nas escolas da rede Estadual. Uma das causas seria a má formação dos alunos no ensino fundamental.

Seria o caso de uma avaliação séria dos alunos, antes ou após ingressarem no ensino médio, para avaliar a eficiência do ensino fundamental nos municípios, evitando-se desta forma uma possível transferência de responsabilidades do município para o Estado. Está claro que “passar de ano” não significa necessariamente que o aluno adquiriu conhecimento e está apto.

A transferência de responsabilidade do município para o Estado impede a identificação da falha no sistema de ensino, e provoca distorções nas informações, dificultando a tomada de atitudes no sentido de melhorar o ensino no Pará e no Brasil.

O fato é que onde há fumaça, tem fogo, o boato é lógico, e é claro que existem falhas no ensino público em Tucuruí e no Pará.

São as nossas crianças e os nossos jovens que estão sendo prejudicados com um ensino público ineficiente e de péssima qualidade.

É só ver no Orkut, MSN e outros sites de relacionamento.

Nossos jovens escrevem tão mal que às vezes é quase necessário um tradutor para desvendar o significado de tantos erros de ortografia nos textos das mensagens.

Culpa deles?

Não, culpa da incompetência, descaso e omissão das autoridades e dos políticos, que só querem se dar bem, e o resto que se F@#$%.
 
ISSO É UMA VERGONHA!!!

3 comentários:

  1. Não há suposições, são fatos! Foi publicada instrução normativa pela Secretaria de Educação disciplinando o processo de "notas falseadas" ou "aprovação automática". Pode pesquisar entre os diretores de escola.

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  2. É verdade. A Inst. Normativa existe.Porém, só p/ esclarecer: o arredondamento "recomendado" aos professores é das notas 5,6; 5,7; 5,8 e 5,9 para 6,0; visto q a média mínima p/ aprovação é essa, o q deixa os profesores revoltados! Não q eles sejam a favor da reprovação, mas sendo 6,0 o mínimo q o aluno deve obter p/ ser considerado apto a cursar a série seguinte, e q nessa outra série ele necessita estar bem preparado... Sem contar que a média mínima 6,0 para aprovação é o que está na lei, a Inst. Normativa da Sec. de Educação está simplesmente burlando a lei!!! Mas, em Tucuruí não devemos nos espantar...

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  3. Eu não estou acreditando que vocês da folha não sabiam que a ordem da secretária de educação desde o ano passado é: ninguém fica reprovado, diz ela: "para não desistimular as crianças". Desde então só se esforçam os CDFs, os outros já sabem que não vão reprovar mesmo, então nem se importam em estudar.

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