Alterar o idioma do Blog

quinta-feira 18 2010

O que há de errado com o carnaval de Tucuruí?


Durante vários anos a Ferrari dominou soberana as pistas de Fórmula 1. Com a sua tecnologia de ponta e carros sofisticados a Ferrari ganhou sucessivos prêmios, ano após ano, o que tirou em grande parte o brilho da Fórmula 1. Preocupada com isso, a Federação Internacional de Automóvel (FIA), modificou as regras, tirando a vantagem da Ferrari. 

Uma vantagem da equipe Ferrari explica  o sucesso do alemão Schumacher, o reabastecimento é um dos motivos para os sete títulos conquistados. Em uma época marcada pela escassez de grandes disputas e ultrapassagens dentro da pista, Schumacher garantiu grande parte de suas vitórias com a estratégia de retardar a parada e acelerar nas voltas que a antecedem.

Com as mudanças, o alemão teve de conviver com uma Fórmula 1 menos robótica. Sem o controle de tração e de largada (banidos em 2008) e com os pneus slicks (que voltaram), a pilotagem passou a depender mais do talento dos pilotos. Além disso, a aerodinâmica foi afetada, quando as asas dianteiras se tornaram mais largas e as traseiras mais finas.

Com isso a Formula 1 voltou a ter o seu charme de antigamente, tendo as equipes a mesma chance de vitória as corridas voltaram a ser tão interessantes e fascinantes como no passado. 

Mas, o que isso tem a ver com o carnaval de Tucuruí? 
Tem tudo, a muito não se disputa mais o primeiro lugar no carnaval tucuruiense, pois se sabe com antecedência que a Unidos vai ganhar em primeiro lugar, e se perder, com certeza será por motivos não carnavalescos (precisa dizer quais?), todos sabem disso.

Não queremos dizer que a escola não mereça ganhar sempre, não é isso. Sabemos da competência da sua diretoria e dos seus carnavalescos, sabemos da garra dos seus brincantes e que trabalham muito, o ano todo para fazer um bom carnaval. A escola merece os títulos, isso é inquestionável. Mas já está ficando sem graça, a superioridade principalmente à financeira, desequilibra a disputa. Antes mesmo do desfile todos sabem quem vai tirar o primeiro lugar, na verdade a disputa mesmo é pelo segundo lugar, este sim é uma incógnita , totalmente impossível de se prever o resultado.

Como resolver este impasse que tira muito do brilho do carnaval tucuruiense não sabemos; quem sabe não está na hora dos diretores das escolas sentarem para discutir e resolver esta questão? Que algo está errado, está. A Unidos não pode ser uma ilha de competência cercada de incompetentes por todos os lados. Só a Unidos tem uma direção e integrantes trabalhadores, honestos e competentes?  Acreditamos que não, só o que sabemos é que existe um desequilíbrio muito grande entre a Unidos e as outras escolas.

Temos saudades do tempo em que íamos para a escadaria com o coração aos pulos, inquietos, eufóricos, querendo adivinhar quem seria a escola vencedora. Até apostas tinham (uma vez na Jaqueira  apostaram até um carro, quem é o doido que faz isso hoje?). Há tempos isso não existe mais, vemos em outras cidades como Rio, São Paulo, Belém... O título se revezando entre as escolas e a euforia da contagem de pontos. 

Quem dera que o carnaval de Tucuruí voltasse a ser o que era, uma caixinha de surpresa em vez da eterna certeza sem brilho, sem suspense, sem graça...