Alterar o idioma do Blog

quinta-feira 18 2010

O que há de errado com o carnaval de Tucuruí?


Durante vários anos a Ferrari dominou soberana as pistas de Fórmula 1. Com a sua tecnologia de ponta e carros sofisticados a Ferrari ganhou sucessivos prêmios, ano após ano, o que tirou em grande parte o brilho da Fórmula 1. Preocupada com isso, a Federação Internacional de Automóvel (FIA), modificou as regras, tirando a vantagem da Ferrari. 

Uma vantagem da equipe Ferrari explica  o sucesso do alemão Schumacher, o reabastecimento é um dos motivos para os sete títulos conquistados. Em uma época marcada pela escassez de grandes disputas e ultrapassagens dentro da pista, Schumacher garantiu grande parte de suas vitórias com a estratégia de retardar a parada e acelerar nas voltas que a antecedem.

Com as mudanças, o alemão teve de conviver com uma Fórmula 1 menos robótica. Sem o controle de tração e de largada (banidos em 2008) e com os pneus slicks (que voltaram), a pilotagem passou a depender mais do talento dos pilotos. Além disso, a aerodinâmica foi afetada, quando as asas dianteiras se tornaram mais largas e as traseiras mais finas.

Com isso a Formula 1 voltou a ter o seu charme de antigamente, tendo as equipes a mesma chance de vitória as corridas voltaram a ser tão interessantes e fascinantes como no passado. 

Mas, o que isso tem a ver com o carnaval de Tucuruí? 
Tem tudo, a muito não se disputa mais o primeiro lugar no carnaval tucuruiense, pois se sabe com antecedência que a Unidos vai ganhar em primeiro lugar, e se perder, com certeza será por motivos não carnavalescos (precisa dizer quais?), todos sabem disso.

Não queremos dizer que a escola não mereça ganhar sempre, não é isso. Sabemos da competência da sua diretoria e dos seus carnavalescos, sabemos da garra dos seus brincantes e que trabalham muito, o ano todo para fazer um bom carnaval. A escola merece os títulos, isso é inquestionável. Mas já está ficando sem graça, a superioridade principalmente à financeira, desequilibra a disputa. Antes mesmo do desfile todos sabem quem vai tirar o primeiro lugar, na verdade a disputa mesmo é pelo segundo lugar, este sim é uma incógnita , totalmente impossível de se prever o resultado.

Como resolver este impasse que tira muito do brilho do carnaval tucuruiense não sabemos; quem sabe não está na hora dos diretores das escolas sentarem para discutir e resolver esta questão? Que algo está errado, está. A Unidos não pode ser uma ilha de competência cercada de incompetentes por todos os lados. Só a Unidos tem uma direção e integrantes trabalhadores, honestos e competentes?  Acreditamos que não, só o que sabemos é que existe um desequilíbrio muito grande entre a Unidos e as outras escolas.

Temos saudades do tempo em que íamos para a escadaria com o coração aos pulos, inquietos, eufóricos, querendo adivinhar quem seria a escola vencedora. Até apostas tinham (uma vez na Jaqueira  apostaram até um carro, quem é o doido que faz isso hoje?). Há tempos isso não existe mais, vemos em outras cidades como Rio, São Paulo, Belém... O título se revezando entre as escolas e a euforia da contagem de pontos. 

Quem dera que o carnaval de Tucuruí voltasse a ser o que era, uma caixinha de surpresa em vez da eterna certeza sem brilho, sem suspense, sem graça...

2 comentários:

  1. Aos amigos do folha,
    Retiro do texto escrito por vocês: “só a unidos tem uma direção e integrantes trabalhadores, honestos e competentes?
    E diante da questão, faço alguns comentários. Ao contrário de vocês não acredito que os adversários, neste caso, escolas de samba, são incompetentes, sabem sim, fazer um bom carnaval. Acredito sim, que está faltando para todas as escolas é realização de eventos a fim de garantir recursos para a própria escola. E deveriam não ficar somente esperando a verba da prefeitura. Vai falar em cancelar esta verba para ver a confusão que dá! Com certeza, veremos uma verdadeira guerra entre as agremiações, e depois lá se vão derramar “rios de lágrima” no programa do João marques. Foi assim tempos atrás quando o ex-prefeito Parsifal, por um ano deixou de repassar a verba carnavalesca.
    Por falar em verba, ouvi falar que este ano, a prefeitura destinou trezentos mil para as escolas de samba, isso sem contar com a estrutura, que sabe se lá quanto custou. Enquanto isso, a situação da educação e da saúde em nosso município é caótica. Se o prefeito resolvesse consultar a população sobre o carnaval, a maioria ia concordar que todos esses valores fossem parar nas escadarias?
    Não sou contra o carnaval, sou sim contra a falta de prioridade no uso do dinheiro público. Infelizmente ainda existe a velha política do “pão e circo” e quando isto acontece, o dinheiro público vai pelo “ralo”, ou melhor, pelos "ventos" provocados pela chuva. Para a grande maioria dos políticos não é vantajoso investir em saúde e educação, isto porque é mais difícil o político enganar aquele que é bem instruído.
    Ainda bem que existe este blog, porque não sei se seria possível falar deste assunto na imprensa do digníssimo Zé adão. E por falar nisso, quem será que teve a idéia de homenagear o sistema floresta no tema da jaqueira este ano? Cá pra nós, que gosto hein?
    =======================
    Folha: Modificamos o texto que estava em caixa alta pois desta forma ocupa menos espaço e fica esteticamente bem melhor. Mas mantemos o texto integral.

    ResponderExcluir
  2. Temos recebido várias sujestões e algumas delas muito interessantes. Uma em particular parece ser a solução ideal para resolver o impasse da supremacia absoluta da Unidos, sem prejudicar nenhuma escola, muito pelo contrário...

    Vamos esperar mais opiniões dos internaltas e após o encerramento da enquete publicaremos a que acreditamos ser a melhor.
    ======================
    Obs. Não dissemos que as diretorias das outras escolas são incompetentes, este foi um comentário que dentro do contexto queria dizer exatamente o contrário, e pretende afirmar que existe alguma coisa errada na forma como é feita atualmente a disputa carnavalesca em Tucuruí.

    É impossível que somente a Unidos tenha uma diretoria competente, por isso afirmamos novamente que algo está muito errado. No entanto o Folha em vez de somente apontar erros está procurando ajudar buscando soluções.

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.