Alterar o idioma do Blog

sábado 03 2010

Blogosfera em recesso


Conforme esquenta o clima eleitoral, alguns blogueiros engajados em campanhas eleitorais estão saindo de recesso. Citamos como exemplo o Blog do Vic e o Blog Perereca da Vizinha, Vic está engajado em negociações do DEM e a Perereca vai fazer campanha para o Jatene.

Achamos coerente o afastamento dos donos de Blogs para fazer campanha política, mais que coerente é uma demonstração de respeito para com os leitores do Blog. É impossível ter um mínimo de imparcialidade estando diretamente envolvido em uma campanha política. Política é paixão e como todos sabem a paixão cega e embota o raciocínio prejudicando o julgamento.

Diferente do rádio e televisão, cujos programas e propagandas eleitorais nos são impostos e invadem nossas casas e a nossa privacidade, nos Blogs políticos acessa quem quer, quem se interessa pelo assunto e busca informações e não versões (muitas vezes pagas) dos fatos políticos.

Os Blogueiros que queiram fazer campanha em seus sites devem deixar isso bem claro aos visitantes, caso não o faça estará enganando as pessoas que confiam nas informações veiculadas no Blog. Neste caso a Perereca e o Vic foram honestos e merecem nosso respeito.

Muitas pessoas sérias e com um grande talento, que poderiam contribuir muito para com a sociedade informando de forma séria os acontecimentos políticos, e desta forma politizando a população, resvalam para a campanha política cínica e disfarçada, com isso praticam o estelionato jornalístico e a quebra de confiança, se equiparando à imprensa chapa-branca ou imprensa de aluguel, como queiram.

É claro que quem faz um Blog que expressa a sua opinião pessoal, ou como nós a opinião de um grupo, tem as suas preferências políticas, preferências estas que de alguma maneira influenciam na forma e nos conteúdos das matérias. É neste momento que entra em cena (caso o blogueiro seja uma pessoa de caráter) a autocrítica para diferenciar a verdade das versões e das fantasias.



O Blogueiro ou jornalista (como acharem melhor) que é sério tem que publicar o que é, e não o que ele gostaria que fosse. Temos que ter em mente que apesar da simpatia com este ou com aquele político ou partido, todos erram e a maioria dos políticos, infelizmente erram mais que os outros. A nossa obrigação é informar sendo honestos para com nós mesmos e para com os visitantes do Blog, e para nos ajudar nesta tarefa contamos com a interatividade da Internet, que permite aos visitantes opinar favorável ou contra o teor das matérias, corrigindo possíveis falhas, erros ou distorções nas informações veiculadas no Blog.

Desta forma, através da interatividade os blogs promovem a democratização da informação, e o internalta pode analisar diferentes opiniões a respeito de um determinado assunto. Esta interatividade em tempo real ameniza ou mesmo em alguns casos corrige possíveis distorções, causadas na maioria das vezes involuntariamente pelas preferências e simpatias dos donos do Blog. Por incrível que pareça os blogueiros como qualquer humano também cometem erros e falham algumas vezes.

Agradecemos a todos os nossos amigos e também aqueles nem tão amigos assim, que participam do nosso blog apoiando ou criticando as nossas matérias.

A todos um grande abraço...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.