Alterar o idioma do Blog

domingo 04 2010

As tentações do poder


A população de Tucuruí sempre acha que o atual legislativo municipal é sempre o pior de todos, tem sido assim a mais de vinte anos. Em nossa opinião isso é uma ilusão, é como dizer que “antigamente tudo era melhor” é a tendência do homem de recordar as boas coisas que lhe acontece e esquecer as ruins.

Esta legislatura não é pior, ou melhor que as outras, é simplesmente igual. Os atuais vereadores (com raríssimas exceções que apenas confirmam a regra) apenas repetem os mesmos erros dos seus antecessores. Ser vereador e prefeito em Tucuruí é extremamente difícil caso o político tenha a intenção de realmente honrar a confiança do povo e fazer um bom trabalho.

Antes mesmo das eleições começam as tentações dos financiadores de campanha e dos cabos eleitorais. Como o custo da campanha é muito alto o candidato precisa assumir compromissos para conseguir os recursos para a campanha, geralmente o financiador quer tratamento privilegiado, como por exemplo: Direcionamento de licitações, imunidade perante as fiscalizações da prefeitura, receber “doações” de terrenos públicos ou alugueis de carros e prédios a preços exorbitantes, tem também as reformas milionárias e as secretarias, as mais ambicionadas e disputadas pelos grandes financiadores de campanha são as que administram recursos, como a Secretaria de Saúde, Educação, Finanças e Tesouraria.

Os cabos eleitorais além de dinheiro querem “emprego” na prefeitura ou ser assessor de vereador, mas não é qualquer emprego não, querem ser chefes e de algum departamento em que não precisem fazer esforço ou cumprir horário e de preferência onde possam “se dar bem” e “melhorar de vida” em quatro anos e a qualquer preço.

Muito bem, voltemos aos vereadores... Depois de eleitos eles tem que superar dificuldades e grandes tentações. Tudo começa pela pressão dos financiadores de campanha e cabos eleitorais por empregos públicos para si mesmos ou para parentes, e a eles se juntam os próprios amigos e familiares dos vereadores, todos “famintos” por cargos, poder e vantagens. Aí como se não bastasse, vem às pressões dos caciques do partido que se são aliados do prefeito ou são cooptados por ele, ou de acordo com as suas conveniências pressionam para que o vereador seja subserviente e não "atrapalhe" o executivo.

Como se não bastasse, mesmo antes de ser diplomado o vereador começa a sentir o assédio dos corruptores já na escolha do Presidente da Câmara, em especial o assédio de uma mente diabólica e sem limites que sempre controlou os bastidores do legislativo em Tucuruí, um só descuido, um só passo em falso e o vereador estará definitivamente comprometido e ai “JÁ ERA”, foi dominado. Pode-se contar nos dedos de uma só mão (e ainda sobram dedos) os vereadores que nos últimos vinte anos conseguiram escapar de alguma forma destas influências maléficas.

A maioria da população não sabe como funcionam os bastidores da política e do poder, e sem conhecer o inimigo e suas táticas não tem como os combater e muito menos vencer. Este é um dos nossos objetivos, tirar máscaras e trazer para a luz do dia a realidade que os maus políticos tenta manter escondida, o mal ama e precisa da escuridão e da ignorância.

Estamos absolutamente convencidos de que a única alternativa do povo tucuruiense para moralizar a política e a administração pública nesta cidade, além de eleger bons políticos é o controle social. O povo deve se organizar, fiscalizar e cobrar honestidade e eficiência dos vereadores e do prefeito. Deve ainda recorrer e cobrar do judiciário a aplicação da Lei e a punição aos crimes contra a administração pública, só assim teremos bons governantes e bons parlamentares. Só assim teremos a Tucuruí que desejamos e merecemos.

Tucuruí encontra-se em um círculo maléfico e vicioso, por isso temos sempre a impressão de que a cada eleição fica pior, é só ilusão, tudo fica na mesma, o que aumenta mesmo é a decepção e a sensação de impotência.

Mas nada no universo dura para sempre (A não ser o seu criador), tudo muda, tudo se renova, se esta mudança vai ser agora ou se vai demorar, só depende de nós.

Outubro está bem ai, é hora de votar com mais cuidado, vote em pessoas de bem, vote com a razão, não vote em pilantra, não vote em canalha, não vote em bandido, é o seu, é o nosso futuro que está em jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.