Alterar o idioma do Blog

sábado 03 2010

Governo da Finlândia torna acesso a banda larga direito básico


SÃO PAULO - O governo da Finlândia determinou por lei, nesta quinta-feira, que o acesso à internet banda larga seja um direito básico de qualquer cidadão. A partir de agora, as operadoras terão de oferecer o serviço a preços razoáveis para que qualquer pessoa possa usufruir da internet de alta velocidade. O valor mensal a ser cobrado deverá girar em torno de 30 a 40 euros, informou o órgão regulador daquele país, Finnish Communications Regulatory Authority (Ficora).

Segundo o ministro das Comunicações, Suvi Linden, um "preço razoável e uma alta qualidade de conexão de alta velocidade será um direito básico de todos." O ministro informou ainda que 26 operadoras de telecomunicações, definidas como provedoras universais do serviço, deverão estar aptas a fornecer acesso a cada residência fixa e escritórios, com taxas de transmissão de download de 1 megabit por segundo.

Dados oficiais mostram que 99% dos lares na Finlândia, que tem uma população de 5,3 milhões de habitantes, já têm acesso a internet banda larga de 1Mbps (Megabit por segundo).

No Brasil, a internet banda larga é dez vezes mais cara do que em países desenvolvidos (levando-se em conta o custo do serviço e a renda per capita), de acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O levantamento mostra ainda que o Brasil está atrasado em relação à oferta da rede em alta velocidade na comparação aos países desenvolvidos e perde também para nações em desenvolvimento, como México e Turquia. Atualmente, estados como Amapá e Roraima não contam com o serviço, disponível em 12 milhões de domicílios - 21% da população brasileira.

6 comentários:

  1. Lá 8mb é serviço básico e aqui 200kbps é vendido a peso de ouro. Isso para a internet, agora a saúde nem se fala, e olha que é pra ser serviço básico, aqui pode morrer que o máximo que a prefeitura vai 'dar' é um caixão velho feito de tala de bambú podre.

    ResponderExcluir
  2. E a situaçao ainda é pior em Tucuruí (fim de mundo) que nao tem nem uma internet de qualidade, muito menos banda larga. E a internet que tem é de péssima qualidade e custa um valor exorbitante. Pobre Tucuruí.

    ResponderExcluir
  3. Olha, fim de mundo é relativo, estamos mais perto dos EUA e da Europa que o resto do país, e como a terra é redonda, fica difícil determinar onde começa e onde termina.

    Já criticamos muito a Internet em Tucuruí, mas devemos reconhecer que melhorou muito (Estamos utilizando a Internet rápida neste momento), já temos banda larga sim. Agora o preço do acesso poderia e deveria ser muito mais em conta, nisso você tem razão.

    Temos o Navega Pará que é gratuito, mas é muito restrito instável e não atende como deveria e de acordo com a proposta de inclusão digital à população mais pobre. A idéia é boa, mas na prática não tem funcionado como deveria.

    ResponderExcluir
  4. É verdade que a internet melhorou em relação a tempos passados, entretanto, não sei qual o plano que vocês usam, mas dizer que já tem banda larga aqui eu acho, no mínimo, um exagero. Porque considerar 200kbps banda larga já é demais, quando essa cidade tiver planos de no mínimo 1mb, aí sim eu digo que a banda larga chegou aqui. Vale lembrar que estou falando, somente, dos provedores locais.
    E sobre o Navega Pará só resta dizer que ele é um lixo, é a mesma coisa que ter uma Ferrari na garagem de casa e não poder passar de 50km/h com ela, por falta disso, daquilo e mais isso --'.

    ResponderExcluir
  5. É verdade, mas para quem está acostumado a comer chibé, pão com mortadela é caviar... Rs

    Mas você está certo(a).

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente o estado que se encontra essa região do pará é realmente lamentavél...
    A pessoas (como eu) que paga uma Internet lixo que falam que e 3g mas não deve ser nem 1.....por 119,90R$ mensais....e não consegue nem abrir a pagina do google direito na parte da tarde.....isso é uma vergonha, com uma usina desse tamanho em nossa cidade, não ter uma banda larga, ou Internet aceitavelmente "humana"....já estamos em 2010 gente......em fortaleza eu vi uma reportagem que já estão querendo implantar internet de 100mbps(10megabytes /s)......Se aqui nao for o fim do mundo está bem próximo meu caro..
    "Coloca Banda Larga nessa bosta prefeito"
    o pessoal devia fazer um protesto desse tipo ¬¬.

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.