Alterar o idioma do Blog

segunda-feira 31 2011

Brasil produz 2,18 milhões de barris de petróleo por dia e bate recorde

Campos na Amazônia foram os maiores responsáveis pelo aumento na produção de óleo

Do R7, com Efe

O Brasil bateu um recorde na produção de combustíveis em dezembro de 2010 ao produzir mais de 2,18 milhões de barris por dia de petróleo e 69 milhões de metros cúbicos ao dia de gás natural. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (31) pela ANP (Agência Nacional do Petróleo).

A agência diz que o aumento na produção de óleo foi de 9,1% na comparação com os resultados de um ano antes. No caso do gás, a extração foi 4,55 maior do que a registrada em dezembro de 2009.

O resultado foi consequência, em parte, ao campo de Rio Urucu, no Estado do Amazonas, onde se concentram cinco dos 30 campos de maior produção de gás natural do país, índica a agência brasileira.

As plataformas de extração na bacia de Campos (costa do Rio de Janeiro) são as maiores responsáveis pelo resultado. Em dezembro de 2010, 91,4% da produção de petróleo e 75,7% da produção de gás natural no Brasil foi extraída de campos marítimos.

Mais de 92% da produção de petróleo e gás natural vem de campos operados pela Petrobras, que tem ações negociadas nas bolsas de São Paulo, Nova York (EUA), Madri (Espanha) e Buenos Aires (Argentina).

Dos 20 maiores campos produtores de petróleo e gás natural, em barris equivalentes, só dois são operados por empresas estrangeiras: Frade (Chevron) e Ostra (Shell). Ambos ficam na bacia marinha de Campos, em frente ao litoral norte do estado do Rio de Janeiro.

Um comentário:

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.