Alterar o idioma do Blog

quinta-feira 06 2011

Saúde Pública - Deputado sai em defesa da população de Tucuruí e região


O Deputado Parsifal Pontes (PMDB) em seu Blog anunciou que está tomando medidas no sentido de pedir ao Governador a imediata intervenção na Saúde Pública em Tucuruí e acionando a SESPA. 

Entendemos que o Governador só tem seis dias que assumiu o governo, no entanto as providências são urgentes, pois as pessoas estão morrendo à míngua no Regional. A incompetência e a irresponsabilidade da atual administração do Regional é fatal. 

E são os mais pobres e carentes que estão sofrendo as conseqüências. 

Eis o teor da matéria do Parsifal que transcrevemos por considerar de extrema importância para a população de Tucuruí e Região.

"Tenho fundadas razões para acreditar que o Hospital Regional de Tucuruí, que presta serviços médicos hospitalares à população de toda a microrregião do Lago de Tucuruí, que inclui 07 municípios, ultrapassou a linha do rés do chão e afundou na movediça areia da administração temerária.
O transbordo do que já vinha mal, teria sido a transferência de todo o serviço do Hospital Municipal - que provia atendimento materno-infantil - para o Hospital Regional, sem que a necessidade de adaptação física e de pessoal fosse providenciada.
O movimento, que segundo informações não teve a devida autorização da Secretaria de Saúde do Estado, embora possa ter sido um arranjo inevitável do governo municipal, se feito de forma puramente doméstico, denota conveniência que precisa ser revista, pois, à guisa de cobrir um santo, deixou dois sem lençol e centenas de milhares de pessoas com uma perspectiva de atendimento hospitalar abaixo do precário.
A SESPA deve urgentemente intervir no Hospital Regional de Tucuruí, com uma equipe especificamente formada para o trabalho emergencial de reestruturação e sistematização das graves questões que se apresentam em tão importante equipamento de saúde do Pará.
Não deve o governo atual esperar por consensos de disputas, que com certeza serão travadas, por indicar diretores para o Hospital Regional de Tucuruí: isto é apenas um detalhe que, no momento, não deve a SESPA com ele perder tempo.
Não há como equacionar a solução da falimentar situação do HRT com indicações políticas: a intervenção da SESPA, com técnicos do próprio quadro da secretaria, que não tenham maiores preocupações em agradar A ou B, mas compromisso em reabilitar os serviços hospitalares a um mínimo aceitável, é a atitude correta a ser tomada."

Nota do Folha: São poucas cidades em que existe hospital como o Regional de Tucuruí, que realiza Neurocirurgia, e Tucuruí é uma delas, ou era, as cirurgias de Neuro pararam no Regional por conta da ocupação do centro cirúrgico por parturientes da PMT. 

É um crime de assassinato coletivo o que estão praticando em Tucuruí, a situação é extremamente grave. 

O Governador precisa intervir imediatamente para defender a vida da população.

6 comentários:

  1. Edimilson Rodrigues Maciel1/06/2011 11:50 AM

    Prefeito:1948 a 1952 Alexandre José Francêz (Mimico)
    V. Prefeito: Nicolau Zumero
    Prefeito: 1953 a 1956 Nicolau Zumero
    V. Prefeito: Alexandre José Francêz
    Prefeito: 1957 a 1960 Alexandre José Francêz
    V. Prefeito: Valdemar Fernandes
    Prefeito: 1961 a 1964 José Kleber beliche (Lelé)
    V. Prefeito: Tertuliano Vanzeler dos santos
    Prefeito: 1965 a 1968 Raimundo Ribeiro de Sousa (Deputado Diquinho)
    V. Prefeito: Manoel Carlos Silva
    Prefeito: 1969 a 1972 José Kleber Beliche
    V. Prefeito: Tertuliano Vanzeler dos Santos
    Prefeito. 1973 a 1976 Manoel Carlos Silva
    V. Prefeito: José Ribamar de Oliveira
    Prefeito: 1977 a 1982 Pedro Paulo Antônio Miléo
    V.Prefeito: Fernandes de Morais
    Prefeito: 1983 a 1988 Cláudio Furman
    V. Prefeito: Armênio de Oliveira Barreirinhas
    Prefeito: 1989 a 1992
    José Soares do Couto Filho (Navegantes)
    V. Prefeito: Parsifal de Jesus Pontes
    Prefeito: 1993 a 1996 Parsifal de Jesus Pontes
    V. Prefeito: Raimundo Laerte Lacerda de Sousa
    Prefeito:1997 a 2.000 Cláudio Furman
    V. Prefeito: João Batista Mafra
    Prefeito: 2001 a 2004 Parsifal de Jesus Pontes
    V. Prefeito: Ana Maria Bueno da Silveira
    Prefeito: 2005 a 2008 Cláudio Furman
    V. Prefeito: Sancler Wanderlei Antônio Ferreira
    Prefeito: Sancler Wanderley Ferreira 2009 a...
    V. Prefeito: Enilda Dias Miranda.
    Desde a sua emancipação política 1947. Tucuruí está vivendo a sua 15ª. Legislatura, neste período 10 cidadãos foram eleitos ao cargo de prefeitos e 133 cidadãos eleitos ao cargo de vereadores, durante os 63 anos de emancipação política pelo menos há 30 anos eu acompanhando a política de nosso município tanto no Legislativo como no Executivo, aconteceram fatos inusitados, sempre freqüentei a Câmara Municipal mais como uma forma de repudio há 8 anos não fui mais assisti seção os vereadores eleitos entram na Câmara como simples cidadãos alguns funcionários público outros sem nenhuma profissão ou ocupação e saem de lá depois de 4 anos de mandato como fazendeiros ou empresários são raras as exceções, e o salário não é grandes valores tem funcionário da Eletronorte que ganha muito mais que um vereador, durante o final do ano viajei por vários municípios de nosso Estado e presenciei cidades que tem uma insignificante arrecadação e mantém uma ótima aparência, em todos os aspectos, municípios que não recebem Royalty e nem ajuda da Eletronorte são municípios que tem vida própria vivem de sua arrecadação.
    Tucuruí tem muito dinheiro e ainda se quiser arrecadar mais para encher ainda mais os bolsos de seus ordenadores de despesas é só cobrar, taxa de: Água, lixo, asfaltamento, meio-fio e calçada,. Hoje vejo uma saúde falida, educação idem e nenhuma obra paga pela prefeitura a não ser os prédios alugados dos amigos do prefeito, os centros de saúde nenhum tem condições de atendimento todos estão precisando de uma reforma, equipamentos e melhores salários para o corpo técnico que estão ganhando salários igual os de zeladores, garis e vigias até agentes da CTTUC ganham mais, professores de ganhando um salário de miséria, acho que se o dinheiro não está sendo aplicado corretamente pelo menos o prefeito deveria dar melhores salários aos técnicos. Não sou de ficar calado nesses 30 anos acompanhando esses modelos de administração sei que existe corrupção, pois denunciei uma vez perdir a diretoria que exercia, denunciei outra vez fui transferido seis vezes sem nenhum motivo, denunciei a terceira vez abriram um inquérito administrativo contra mim, graças a Deus nada acharam que desabonasse a minha conduta.
    Saio na rua não vejo nada, as obras que estão sendo construídas são todas Federais ou Estaduais, ainda resta uma esperança, essa mesa diretora da Câmara empossado para esses dois anos que restam para essa administração me parece que vão mudar esse cenário político de nosso município. Pelo menos é o que eles dizem que serão os melhores.

    ResponderExcluir
  2. Deveria existir uma lei que obrigasse o político e toda a sua família a utilizar das próprias coisas que eles inauguram, só assim provaria sua eficácia.

    ResponderExcluir
  3. vamos fazer uma pequena comparação é sim mesmo vamos falar do prefeito de novo repartimento porque compara ele com excelentíssimo senhor prefeito da cidade acima referida com o nosso prefeito santo cara de pau, é o santo casamenteiro é a, mas nova do prefeito de tucurui,mas vamos em nossa comparação em novo repartimento o prefeito dacidade faz festa para os servidores e dar carro para os seus funcionários o de tucurui,bicicleta nossa como é cara essa bicicleta,o prefeito bersa da moto, o santo cara de pau da ferro de passar roupas fala sério,o excelentíssimo senhor prefeito bersa da um aumento de salário bom realmente para os servidores,o santo casamenteiro nem si fala isso ele da um só ordem que e perseguir os trabalhadores da prefeitura realmente esse santo faz milagre só ele e capaz disso,á repartimento está em obras tucurui está no relento,por que o santo e Incompetente a saúde mas que saúde essa nossa,mas ele e engenheiro vamos imaginar por que novo repartimento tem crescimento e tucurui não tem nada,por que si nossa cidade tem um santo sim temos um milagreiro cara de pau, infelizmente o mandato do prefeito de novo repartimento está acabando, o de tucurui eu nem sei si tem prefeito minha cidade,parabéns excelentíssimo senhor prefeito de novo repartimento bersa,eu vivo em tucurui dei meu voto á esse prefeito da minha cidade infelizmente agora meu povo está morrendo no hospital regional por amor de deus excelentíssimo senhor Deputado estadual parsifal de Jesus pontes eu também votei eu no senhor, Exmº Sr deputado estadual fale para o governador que o povo dessa cidade voto nele esse povo não e bicho por favor , ter um motivo para esse povo vivermas um pouco,por que com essa administração incompetente e irresponsável como essa da minha cidade de tucurui pará,o povo não está mas vivendo só da morrendo

    ResponderExcluir
  4. Parabens Deputado Parsifal,faça essa solicitação com urgencia,muitas pessoas podem morrerm com o descauso destes administradores e nisso coloco o prefeito

    ResponderExcluir
  5. o problema é que o Dep parsifal mandou um ofício para a secretaria do estado o qual é do mesmo partido do Prefeito vai ai uma enorme pizza.

    Acho que foi só jogo para a platéia de tucuruí. O correto seria a policia federal e ao ministério da saúde ele possue imunidade parlamentar e nós não.

    Mas vamos agir esse tilitinho de m não perde por esperar ua hora termina o mandato e ai veremos

    ResponderExcluir
  6. Sim o prefeito de novo Repartimento faz festa pro funcionário público e da carro, mas quem paga o carro são os proprios funcionários.Ele contrata no inicio do ano e demite em novembro sem direito ao décimo terceiro salário.Oprogresso continua nas terras dele querem saber quem e ele levem pra tucurui não sentimos a menor falta.Prefeito que compra medicamentos em bares podem ficar com ele.não vamos sentir falta isso medicamentos que so ele ver. porque os doentes não veem.

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.