Alterar o idioma do Blog

sábado 11 2012

A greve dos professores de Tucuruí continua...

A categoria da Educação permanece em greve no município de Tucuruí, a greve foi deflagrada após negativas do Prefeito em reunir com a categoria e prestar contas dos recursos da Educação referente ao ano de 2011.

Segundo declarações do Conselho do FUNDEB do município, houve sobras de 1.433.000,00 (um milhão quatrocentos e trinta e três mil reais) e que deveriam ser repassados em forma de abono aos professores e profissionais do magistério, segundo orientação do MEC/FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Portanto, o governo municipal até o momento não fez prestação de contas destes recursos, e não recebe a categoria para discutir a respeito desta questão. A greve iniciou no dia 06/02. No segundo dia, houve caminhada pelas principais ruas da cidade, com protestos na frente da Prefeitura.

No segundo dia, houve uma carreata, finalizando no Ministério Público. Após reunir com lideranças do SINTEPP (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará) a decisão da Promotoria foi de convocar a Prefeitura Municipal e Conselho do FUNDEB que deverão comparecer a sede da Promotoria no dia 14/02 (terça-feira) para prestar esclarecimentos a respeito dos recursos da Educação.

Enquanto o governo insiste em não receber a categoria para uma negociação, a categoria reunida decidiu pela continuidade da greve.

8 comentários:

  1. Folha, sou professor há dois anos no Município e me falaram que o Prefeito não tem obrigação de dar o abono. Isso é verdade?! Como obter maiores esclarecimentos sobre as sobras do FUNDEB e o que o Prefeito deve fazer com elas?!

    Me desculpe a ignorância quanto ao assunto que eu deveria ter conhecimentos, já que se refere a minha categoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode tirar as suas dúvidas no seguinte link: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/noticias/12813/perguntas-e-respostas-o-que-e-e-como-funciona-o-fundeb

      Excluir
  2. Prefeito seja uma pessoa coerente e pague os nossos Professores! Ou você aprendeu a ler e escrever sozinho?

    ResponderExcluir
  3. não só os professores, mas todos os profissionais da educação devem receber este dinheiro, pois há uma injustiça, porque quando os professores estão de greve, as merendeiras ,profissionais de administração escolar e outros são obrigados a trabalhar, e quando há a reposição das aulas os mesmos são tambem obrigados a trabalhar,vamos ser justos e dividir com todos; pois professor não trabalha sozinho1!!

    ResponderExcluir
  4. isso mesmo! concordo tambem ,professor e diretor não trabalham sozinhos,sou auxiliar administrativo em uma escola do município, e tambem acho injusto só os professores receberem esse dinheiro, todos nos (administração,merendeiras, zeladores e outros)participamos deste trabalho!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, a função de Auxiliar Administrativo não é específica da educação, de acordo com a Lei e pelo princípio da isonomia salarial não pode haver diferença de salário na mesma função na mesma empresa.
      Se os Auxiliares Administrativos da Educação tivessem direito e este recurso, todos os outros da mesma função em toda a PMT também teriam, pois exercem a mesma função e foram nomeados para o mesmo cargo. Também achamos injusto a gratificação de nível superior, mas é Lei e ninguém discute, ainda não fizeram uma Lei no mundo que agrade a todos, mas sem ela a sociedade e a democracia não existiriam. Além disso a prefeitura tem que fazer o que a lei manda, só isso. Lei não se discute, cumpre-se.

      Excluir
    2. LEI Nº 11.494, DE 20 DE JUNHO DE 2007.

      Art. 22. Pelo menos 60% (sessenta por cento) dos recursos anuais totais dos Fundos serão destinados ao pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública.

      Excluir
  5. O mal governante, faz pouco caso da Educação simplesmente para que a população continue tendo pouca visão politica na hora de escolher seus governantes!

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.