Alterar o idioma do Blog

segunda-feira 13 2012

Tucuruí entre os cinco municípios do Pará que podem ter surto de dengue


Cinco municípios do Pará podem ter surto de dengue


Dados da dengue divulgados, nesta segunda-feira (13), pelo Ministério da Saúde apontam para eventuais agravantes dos casos de dengue para 2012. Há risco de 91 municípios brasileiros terem um surto da doença. Balanços regionais mostraram que em Tocantins e Pernambuco já é possível dizer que há surto de dengue. No Pará, Dom Elizeu, Parauapebas, Marabá, Tucuruí, e mais um município que ainda não foi divulgado pelo Ministério, podem entrar nessa lista. 

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) confirmou os dados e afirmou que já está realizando ações para o combate da dengue, mas ainda não informou sobre medidas específicas para os municípios em alerta.

Segundo explicou Jarbas Barbosa - secretário de vigilância em saúde - à reportagem da Folha, a dengue 4, responsável pelo desenvolvimento de um quadro hemorrágico da doença, não é mais perigosa que as demais. A questão, disse ele à Folha, é que parte importante da população não teve contato anterior com o vírus (ou seja, não tem imunidade) e, ao ter contato com ele já tendo tido outro tipo de dengue, pode desenvolver uma forma mais grave da doença.

A classificação "em risco de surto" é dada para municípios que apresentaram índice de infestação da larva do Aedes aegypti, transmissor da doença, acima de 3,9 (ou seja, para cada 100 casas vasculhadas, mais de 3,9 delas tinham larvas do mosquito transmissor).

O Ministério da Saúde esclareceu que é normal que haja crescimento da lista de municípios em risco pelo fato do período atual ser mais propício ao desenvolvimento do mosquito. No site do MS, veja quais são os sintomas, perguntas sobre a doença e a forma de prevenção.

(DOL, com informações do site da Folha)

6 comentários:

  1. A culpa de tucuruí esta entre os cinco municipios com suspeita de surto de dengue e do nosso secretario de saude(CHARLES TOCANTINS)que mora em belem e passeia em tucuruí...

    ResponderExcluir
  2. Alô folha de tucurui,a dengue ta devorando os moradores do bairro santa mônica,são dezenas de casos de dengue em nosso bairro.

    ResponderExcluir
  3. O prefeito Pinocler gasta milhões de reais com carnaval e futebol,porem tucurui e manchete em todo estado do Pará,como um dos recordistas em casos de dengue,parabens prefeito pinocler.

    ResponderExcluir
  4. Parabens sancler pelo seu desgoverno.

    ResponderExcluir
  5. a dengue vai matar muita gente e o dinheiro da saude ta aonde?

    ResponderExcluir
  6. Folha gostaria se for possível, uma informação sobre os recursos que vem pra combater o mosquito da dengue, se poderes mim fornecer ficarei grata, pois na minha residência já adoeceram, 6 pessoas com dengue e não vejo a secretaria de endemias fazer nada,se poderes também mim forneça o nome do secretario de endemia, pois pretendo as pois essas informações entra no ministério publico contra essa secretaria de endemia, não dar pra ficar calado mas, pois ninguém falar nada sobre o fumasse, por gentileza poderia mim informar quanto vem de recursos para a secretaria de Endemia e o Nome do Secretario de endemias, assim que mim derem essas informações amanhecerei na porta do Ministério publico, pois não adianta ir na floresta que o João não deixa falar.

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.