Alterar o idioma do Blog

segunda-feira 27 2010

Paragominas: migrante recebe passagem de volta

Do Blog do Jeso

No portal Terra:

A prefeitura de Paragominas, a 306 km de Belém (PA), oferece lanches e passagens de volta a migrantes desempregados que chegam ao município.

A ação, iniciada há cinco anos, faz parte do programa “Mão Amiga”, que convence retirantes a voltar aos seus locais de origem e já financiou o retorno de 3.486 migrantes entre 2005 e 2008.

Localizado no sudeste do Pará, o município está na região de expansão da fronteira agrícola sobre a Amazônia.

O prefeito Adnan Demachki (PSDB), que implantou o programa, reclama que a política de povoamento da Amazônia fez com que a população crescesse mais do que a economia na região. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Segundo o prefeito, a taxa de migração tem caído também devido a acordo com empresas locais, que só contratam quem está há pelo menos dois anos no município. Os migrantes são abordados quando chegam.

Caso eles informem que não têm emprego nem onde ficar, os funcionários da prefeitura propõem financiar a volta. Caso o retirante recuse a oferta, responde a um questionário socioeconômico e registra o endereço para onde vai.

Após 15 dias, a equipe vai até o endereço apontado pelo migrante e verifica se ele já conseguiu emprego. Caso negativo, repetem a oferta da passagem de volta para casa. O programa atua também nas cidades de origem dos retirantes.

Segundo Demachki, certa vez a prefeitura constatou um aumento de migrantes de Santa Rita (MA). Um agente foi ao município maranhense e, na parada de ônibus, dizia: “vim de Paragominas agora e me lasquei. Não tem emprego, tu vais perder teu tempo”.

2 comentários:

  1. conheço este projeto e não é bem assim que funciona, vcs deviam se informar melhor sobre ele.
    pois é bastante interessante a ajuda q eles oferecem as pessoas.

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.