Alterar o idioma do Blog

quarta-feira 08 2010

Por que o PMDB fecha com Jatene II

Muitos protestaram por não concordarem com a nossa opinião sobre o apoio do PMDB à campanha do Jatene. Devemos esclarecer que não formamos esta opinião do nada, e sim de observações no desenrolar da campanha.
 
Se vocês acessarem o Blog do Parsifal verão, ou melhor, quase não verão matérias em que é citado o candidato do PMDB ao Governo do Estado ou o progresso da sua campanha, ora será que não acontece nada de interessante com o Juvenil nesta eleição que mereça uma pequena notinha no Blog do Líder do PMDB na ALEPA?
 
Por outro lado vocês não verão no referido Blog qualquer matéria ou nota desfavorável ao Jatene, apesar de que “oficialmente” o tucano seja “adversário” do PMDB, e esteja pela pesquisa do IBOPE na frente nas intenções de voto no Pará, o que o tornaria, se a campanha eleitoral fosse séria, alvo preferencial dos demais candidatos e seus assessores de campanha. Isso seria lógico.
 
Em contrapartida de cada 10 matérias divulgadas no Blog, pelo menos nove é propaganda negativa contra Ana Júlia, mesmo a petista estando (de acordo com a pesquisa Ibope) em segundo lugar nas intenções de votos.
 
Tem mais, a jornalista Ana Célia Pinheiro que é a dona do Blog Perereca da Vizinha, parou a algum tempo as atualizações do seu Blog, tendo em vista (segundo ela mesma) o seu engajamento na campanha do Jatene, engajamento este que a jornalista assumiu publicamente. No entanto a Perereca das três vezes em que postou matérias em seu Blog durante o seu afastamento voluntário, duas das matérias que ela publicou foram em defesa do Jader Barbalho, sendo que na última ela declarou publicamente o seu voto.
 
Ora, estando de tal forma engajada na campanha do Tucano, não seria lógico ela defender e muito menos declarar voto a um “adversário” do seu candidato, a não ser que o “adversário” não seja tão “adversário” assim. Temos que levar ainda em conta que a Perereca não é nenhuma pessoa menos esclarecida, ela como jornalista tem um vasto conhecimento e muita experiência política, portanto é pouco provável que cometesse um erro político como este. Com certeza suas ações são de “caso pensado”, e tem a aprovação, e provavelmente esteja sendo orientada pelo seu candidato. Lógico, não?
 
Diante destes e outros inúmeros fatos, qualquer um chegaria à mesma conclusão que o Folha. Claro que existe a possibilidade de estarmos errados, afinal política em época de campanha é antes de tudo ilusionismo e a arte de enganar, no entanto analisando as evidências atuais, é esta a nossa opinião. Isso não quer dizer que no futuro, em um provável segundo turno, o PMDB (leia-se Jader) não venha a apoiar o PT. O PMDB vai apoiar quem tiver mais chances de ganhar e lhe oferecer maiores vantagens, a não ser que haja uma negociação em nível Federal que compense ao Jader arriscar a sua influência (Lea-se cargos e vantagens) no futuro Governo Estadual.
 
No entanto, deixando de lado as previsões que não deixam de ser previsões, vamos nos ater à realidade do momento, que para nós é só uma, o PMDB está apoiando e fazendo campanha indireta para o Jatene. Isso explicaria o pífio desempenho do Juvenil nas pesquisas, explicaria os ataques virulentos à candidata petista, enfim explicaria uma série de coisas, inclusive a “adesão” do Almir ao PMDB, “adesão” esta que se fosse para valer, o Almir estaria tendo muito mais espaço na propaganda política do PMDB, até porque, as maiores obras do PSDB foram feitas durante o governo Almir Gabriel.
 
Alguém poderia argumentar: Mas Almir tem espaço nos comícios... Ora, e quem vai aos comícios além dos aliados, cabos eleitorais e funcionários públicos, geralmente contratados que querem agradar ao prefeito quando o mesmo é aliado? Discursar em comícios hoje sem os shows é quase como discursar no deserto, vender picolé no pólo norte ou ensinar tabuada na faculdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.